Meu caro,
Vou dar a minha opinião e a opinião do imaginário coletivo do brasileiro.
No Brasil ve-se com muita simpatia os portugueses e seu país. Há amizade e carinho pelos nossos irmãos portugueses. Pensa-se em Portugal como um país importante...
Isso não me impede de dar a opinião pessoal, se o amigo me permitir.
Conheço mais de 60 países e infelizmente Portugal é um país completamente irrelevante no cenário mundial. Quem estuda e conhece um pouquinho da história recente da Europa, sabe que Portugal, Espanha e Grecia sempre foram os países mais pobres e atrasados, em todos os sentidos. E que recentemente, desde a criação da UE, receberam uma grande ajuda financeira e técnica para diminuir as disparidades enormes com os outros países. Mas, mesmo assim, Portugal continua subdesenvolvido e ainda muito aquem dos países maiores. Isso é fato.
Além disso, os problemas de Portugal são mais semelhantes aos dos países do terceiro mundo que dos países desenvolvidos. Tem um PIB muitissimo menor que o do Brasil, e incomparavelmente menor ao do Reino Unido, França, Alemanha, etc. Portugal é uma fonte de imigrantes que vão ocupar cargos subalternos em países mais desenvolvidos, por exemplo na Suiça.
Finalmente, muitos portugueses primam pela antipatia e, se me permitir, muitas vezes tem uma arrogancia completamente descabida em pessoas vindas de um país tão atrasado e irrelevante.
Muitos portugueses não primam pela educação e simpatia, mas tenho que reconhecer que muitos brasileiros também não. Acho que temos uma certa aspereza de modos, que infelizmente é comum em nossos países...
Mas isso não impede de haver portugueses simpaticissimos, agradáveis, educados, cultos, etc., como percebo que você é. E conheço muitos portugueses excelentes, em todos os sentidos.
Ñão podemos generalizar! E não podemos nunca odiar Portugal, mas torcer pelo seu desenvolvimento em conjunto com o Brasil, pois são países com grande afinidade.
Então há um Portugal no imaginário coletivo dos Brasileiros e um Portugal real, que são bem diferentes.
E há portugueses ótimos(conheci muitos) e portugueses terriveis(conheci alguns). Há pessoas boas e ruins em todos os países...
Espero que não fique triste com meus comentários, mas é o que conheci em muitos anos morando no Exterior e em muitas viagens.
E fiquei contente com sua pergunta, simpática, articulada e inteligente.
2006-09-15 14:24:15
·
answer #1
·
answered by padre ivan 4
·
3⤊
0⤋
Já fui a Portugal uma vez e percebi que :
È um país MUITO lindo. Cheio de belas paisagens
Economicamente´é bem atrasado, o PIB do Brasil é kuase o triplo ou o Dobro do de Portugal
As pessoas são muito bonitas e simpaticas ( tirando uns idiotas preconceituosos contra a mulher brasileira , mas isso existe no mundo todo)
E em questão de importancia.. sou obrigada a admitir que o Brasil é + importante em alguns aspectos que Portugal..
[ Essa é a minha opnião, não confirmo que ela esteja de acordo com todos os fatos]
2006-09-16 10:28:35
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
8⤊
0⤋
é um país muito belo...
Morei aí por alguns anos...
é triste ver a maneira como os portugueses tratam os "amigos" brasileiros, pois para vcs as mulheres brasileiras nao passam de objetos sexuais, enquanto os homens brasileiros passam a vida a xular suas mulheres e dar calote nos outros...
Acho que nesse ponto, os "amigos" portugueses estão bem atrasados sim, pois generalizam uma nação, que é no mínimo 20 vezes maior que o seu país.
Aqui há corrupção sim, mas aí tbm há...
aqui há violência sim, mas aí tbm há...
aqui há pessoas caloteiras, mas aí tbm há...
e porque vc falam tão mal do nosso país e do nosso povo?
vivi aí e sei como é...
aqui no Brasil eu nunca fui assaltada, aí eu fui...
em Portugal, eu vivia com 450,00 euros por mês, trabalhando das 6 da manhã até as 6 da tarde (em uma pastelaria), vivia do meu digno trabalho, mas qdo saía na rua, era apontada e discriminada... chegando ao cúmulo de uma empregada de uma loja de roupas nao querer me atender...
(me tratou pior que um animal... pois imaginou que eu estivesse levando a vida como garota da noite). Isso sem contar nas cantadas de baixo calão que eu era obrigada a ouvir...
Como vc pode ver nao tenho muitas boas lembranças do país que "subgerou" a nossa nação, mas, dentre tudo o que eu passei aí, ainda guardo boas lembranças dos lugares que visitei, realmente é um país de belas paisagens, de arquitetura curiosa, com seus castelos de pedras, com suas praias...
Sou realista em falar que Portugal é um belo país,
mas para mim, só a passeio, viver aí não dá...
2006-09-15 19:24:35
·
answer #3
·
answered by danada 2
·
7⤊
0⤋
Isto é para para que respondeu do para quem pergunta:
Como calculas sou Portuguesa e li muita coisa interessante por aqui1 Umas verdadeiras outras nem por isso mas enfim Acho que muitos dos Brasileiros que escreveram tão mal sobre nós devem ter tido azar com as pessoas ou então não vieram a Portugal mas sim a Espanha...muita gente pensa que somos uma ProvÃncia de Espanha. Pagam mal claro que pagam mas não só aos Brasileiros só para exemplo de uma menina ai. minha filha tem curso técnico e faz trabalho idêntico ao dos Biólogos trabalha das 7:00 à s 17:30h com 2 fins de semana por mês e recebe 650€ Brutos, é efectiva e hoje ainda não recebeu o mês de Ago. Como vê!! Escravatura não foi inventada por nós vem dos egÃpcios mas fomos sim o PRIMEIRO PAÃS A ABOLI-LA. Atrasados tudo bem tal como ai temos muitos problemas e tenho pena que tenham sido tão agressivos. tive um amigo roubado e assassinado ai no Brasil e não é por isso que deixei de gostar do PaÃs e ter admiração pela vossa capacidade de viverem e tentarem ser felizes com tamanha corrupção e injustiça social que têm.
Os meus colegas Brasileiros que leram isto e tanto como eu ficaram espantados com algumas afirmações.
2006-09-16 15:28:55
·
answer #4
·
answered by a_luar 2
·
7⤊
1⤋
Eu adoro o azeite português,e a cerveja também é boa,a Super Bock..
2006-09-17 16:30:02
·
answer #5
·
answered by Cláudia Saurenmann 5
·
5⤊
0⤋
É lindo e pequeno. Apenas isso. Estive lá por algum tempo e vi como tantos portugueses não valorizam a própria riqueza. Queimaram a Serra da Estrela, Vendem as pedras de suas casas Antigas para os espanhóis, abandonam casarões antigos mesmo tendo recebido subsídio do governo para a reforma, perdem as vinhas porque não utilizam bem o subsídio do governo para a troca das matrizes. Ao contrário da Espanha, Portugal não cresceu com o apoio financeiro que recebeu ao entrar para a União Européia, pelo contrário! Em muitos aspectos é um país irritantemente atrasado e preconceituoso. Tendo aqui o Sul do Brasil como minha referência digo que só pela florada das amendoeiras vale a pena ir a Portugal a passeio. E apenas a passeio.
2006-09-16 02:50:43
·
answer #6
·
answered by Doninha 3
·
4⤊
1⤋
Candeia,
Do Portugal de hoje nós brasileiros, de um modo geral, conhecemos pouco para poder formar uma idéia tamanha, que nos permita qualificar a sua pátria.
Quanto a importância, sem dúvida, qualquer paÃs que tenha uma estória como a de vocês, merece respeito e admiração. Além disso, os laços muito fortes entre nós não permite ignorar a presença lusa junto a nós.
Me estenderei, contudo, na sua última pergunta, por favor permita-me, porque tenho um pouco mais de conhecimento sobre o assunto,.
Ninguém odeia Portugal pela conquista que teve, ao chegar aqui em 1500. Todavia, os subterrâneos dessa conquista ainda é pouco ou quase conhecido pelo meu povo.
Os lusos, por exemplo, estratégicamente, nunca disseram que não "levou de bandeija" as terras. Mas foram 70 anos de muita resistência, principalmente por parte da minha gente, os Tamoios.
Sorte minha que conheci os escritos jesuitas da época, onde relatam as epopéias de meus bravos, ora confederados em tribos e ora cumpliciados com os franceses.
São estórias que meu povo aqui ainda desconhece, Candeia. Até hoje idolatram seu imperador pela frase "...diga ao povo que fico" enquanto desconhecem que o cacique Aimberê, muito antes, gritou bem mais forte "Nhadê Coive Oré Retama" (Essa terra é nossa".
Não sei como meu povo reagirá depois de conhecer a sua verdadeira estória e a de seus valentes e honrados vultos, ou depois de saber de trechos de Anchieta, como esse que disponibilizo agora:
“As hordas selvagens contratacam de cima do monte, levantam o grito de guerra que reboa na altura e vibram fremindo os arcos: furor guerreiro os sacode e logo despejam do alto uma chuva de flechas, cobrindo os cumes verdejantes como uma nuvem. Assim, quando o vento sul flagela, Ã s vezes, os campos, o granizo despoja dos seus belos cachos as vides e denso saltita sobre os tetos tragicamente soando.
Há um frémito de horror nas matas. Os inimigos resistem com denodo aos assaltantes, rolando pedras enormes, mas aos esquadrões de Cristo nem flechas nem pedras conseguem parar; o soldado, em fileiras cerradas, se arroja teimoso, vence as escarpas, despede certeiro dardos de arremesso. Chegam à s mãos: foge o selvagem. Persegue-o, alcança-o, mete-lhe a espada, vara-lhe o peito. A uns a lança de ponta aguda atravessa a ilharga, abrindo à luz do sol, as profundas cavernas da vida e levando à morte aos membros pela larga ferida. Outros tombam, fendida a fronte a golpes de espada, a outros trespassa o coração a seta ligeira....“.
DifÃcil prever a reação, não é mesmo, Candeia?
Bem, nosso povo Tupi não é de guardar rancor. Mas também nem de longe é pacato e ordeiro, como Portugal estratégicamente infiltrou na memória popular, para conter as reações e resistência ao saque que fez na colonia. Posso transcrever dos arquivos de Tomo, em seu PaÃs, um pequeno trecho de escritos portugueses da época, falando do Cacique Cunhambebe, comparado ao lendário pirata Barba Roxa, tamanho seus feitos:
“Cunhambebe foi, dos chefes que dominavam com a sua marinha de canoas todos os recôncavos e angras desde a dos Reis até as da Ilha de São Sebastião, o que mais fortuna conseguiu em suas tentativas, não só de arremettidas por mar ás colônias de São Vicente e Santos pela Barra de Bertioga, e a esta mesma barra depois que teve fortaleza; como nos ataques e abordagens que ousava dar ás galés e caravelas que por ali passavam sem artilheria, e até as artilhadas e mui bem guarnecidas, que fundeavam e se descuidavam durante a noite.
Candeia. Desculpe se me alonguei. Mas são 500 anos de repressão à minha estória e não poderia perder essa oportunidade de repassar esse conhecimento. Imagine, aqui teve até quem respondeu que melhor seria se fossemos descoberto pela Inglaterra... Não fomos descobertos porque não vivÃamos escondidos. E também desconheço qualquer pretoriado britânico que tenha até tido sorte melhor que a do Brasil.
Receba, meu amigo luso de Yahoo, meu anauê e um abraço carinhoso desse carioca apaixonado por Pindorama, consciente e orgulhoso da tradição de nosso povo tupi.
2006-09-15 19:52:59
·
answer #7
·
answered by Geninho 4
·
4⤊
1⤋
Falar o que? Aqui quem não é português e descendente. Mas nós temos uma boa imagem de portugal, e nos damos muito bem com os portugueses (até mesmo quando o Vasco joga contra o Flamengo).
Agora, eu ouvi dizer, não sei se é verdade, que vocês gostam de fazer umas piadinhas de brasileiros. É verdade? Porque aqui a coisa é inversa, hehehe.
Só um exemplo: Sabe porquê o português da padaria ainda usa um lápis atrás da orelha? Porque não dá prá prender uma calculadora. (esse era um hábito dos comerciantes portugueses)
2006-09-15 19:08:20
·
answer #8
·
answered by Guri 6
·
5⤊
2⤋
Eu sou Romeno, viverei algum poco tempo em Portugal e gosto muito de Portugal e povo Portuguez
Tenho moitos recardos bonitos sobre Portugal
2006-09-17 03:25:03
·
answer #9
·
answered by Cornel C 2
·
3⤊
1⤋
Olá! Bem, nunca estive em Portugal mas pelo que conheço através de fotos, internet, etc, considero um país lindíssimo, maravilhoso mesmo. Gosto muito de música portuguesa também. Meu avô por parte de pai e meu bisavô por parte de mãe eram portugueses. Tenho amigos portugueses de quem gosto muito. Seu povo é muito simpático e amigo. Algumas pessoas falam da colonização ter sido feita com base no escravagismo. Ora! TODOS os povos colonizadores no passado escravizaram ou o povo nativo ou os negros. Os ingleses fizeram isso, os espanhóis fizeram isso, os holandeses, os franceses... Não sei se é válido comparar o povo que viveu num país há 100, 200 anos atrás com o povo que vive lá hoje. Os tempos mudaram, a cultura também.
Quanto a ser atrasado ou desenvolvido, penso que seja desenvolvido, principalmente em termos culturais. E por falar em cultura, acho linda a forma culta como usam a bela língua portuguesa. Nós, brasileiros, no dia-a-dia, estragamos este idioma com excesso de gírias, grafia errada. O sistema de ensino aqui contribui para que isto aconteça. No geral, o vocabulário do brasileiro está cada vez pior...
Enfim, gosto muito de vocês, portugueses! Venha conhecer o Brasil quando tiver oportunidade e sinta-se bem vindo. Há lugares belíssimos (principalmente a Natureza) para se conhecer.
2006-09-15 22:57:56
·
answer #10
·
answered by Mimi 3
·
4⤊
2⤋