English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vc acha que existe?

2006-09-15 11:24:34 · 18 respostas · perguntado por aprendiz de maga 4 em Artes e Humanidades Filosofia

18 respostas

"Verdade absoluta" não é tudo aquilo que é afirmado de modo enfático -- ênfase não significa absolutismo. Nem deve ser confundido com despotismo, isto é, com uma manifestação autoritária (normalmente vinculada a força ou opressão).

"Verdade absoluta" muito menos é uma idéia contrária ao meu sistema de pensamento, porém que não tenho capacidade de contestar.

Tampouco isso é sinônimo de dogmatismo. O dogma é pensamento que se norteia por uma adesão irrestrita a princípios. Tais princípios podem ser tomados precipitadamente pelo dogmático como verdade absoluta. Entretanto uma
verdade absoluta não necessariamente precisaria conter dogmatismo.

Uma pessoa que diz "é porque é, fim de papo", não necessariamente tem alguma verdade absoluta enrustida. Pode ser fundamentado num mero dogma, e o dogma pode ser fundamentado no não aprofundamento, na ignorância.

"Os ângulos internos de dois lados de um quadrado formam 90º."
Isto é uma verdade absoluta?
Isto é uma verdade imutável (não confundir com absoluta), porém ela é proveniente direta da definição de um quadrado. A verdade funcionará para sempre, desde que não se mude a definição.

Verdades também costumam ser consideradas, até que se prove o contrário. Isto não se opõem a outra consideração: Dentro de determinados parâmetros é perfeitamente possível encontrarmos falsos e verdadeiros, mas quando se
trata de projetar ao futuro estas verdades passam a ser permeadas pela probabilidade. Verdades absolutas, se existem, não existem para previsibilidade.

"Um solteiro é um homem não casado."
É uma verdade semântica, mas parcial (um homem não casado pode ser viúvo, assim como podemos nos defrontar com um retângulo com a definição da figura geométrica anterior). São verdades por definição ou nomeadamente como uma certa palavra é usada numa certa linguagem. Mas a afirmação é uma questão de convenção, não de descoberta.

"Ontem comi arroz com feijão."
Isto é um fato, uma ocorrência. Como fato, a existência da verdade pode ser verificada e constatada de modo indiscutível. Porém esta verdade não é absoluta por não ser necessariamente reproduzível. Não obstante, o fato pode
ser tomado como informação baseada numa realidade objetiva.

"Nas últimas 24 horas a Terra deu um giro completo sobre seu eixo".
Isto é impreciso, uma deturpação da verdade. Ela de fato terminou seu giro completo em seu eixo em 23 horas e 56 minutos. Mas não é completamente falso já que houve naquele período de 24 horas, o giro completo, e algo mais.

Se não podemos obter verdades absolutas, isto não significa que devemos abandonar o julgamento sobre todas as coisas. Opondo-se ao sofismo que afirma que nada existe, ou se algo existe não pode ser conhecido, ou se algo existe e pode ser conhecido não pode ser comunicado. A comunicação, se não é perfeita, promove uma enorme noção e o conhecimento, mesmo impossibilitado de ser pleno, representa com exatidão o que está ao seu alcance (além dele próprio poder ser estendido -- não é limitado pelo nosso ser). Alem de que a existência de algo é mais que um
axioma, é uma evidência.
Desta forma é perfeitamente justificável a noção de que buscas pela verdade é um componente básico do homem.

Pode ser verdade que nada é absolutamente certo, mas não é verdade que todas as afirmações são igualmente prováveis.

Mais relevante do que a existência de verdades absolutas, é que elas não são necessárias. Isto porque qualquer critério usado para julgar a verdade de uma afirmação pode ser desafiado, pois é necessário um critério superior para julgar o critério usado, e assim sucessivamente.

Verdades absolutas, na prática, normalmente são acompanhadas de um fundamentalismo, ainda que enrustido. Mas isto não significa que verdade não possa ter um uso correto quando no sentido de veracidade, de autenticidade, principalmente quando a questão em analise é submetida ao rigor da precisão.

Há muitos livros a respeito. Os que eu recomendo são: Verdade uma História, editora Record. Um outro bem mais profundo é: O Problema da Verdade.
("Intuição Heurística" também é muito bom. Mas atenção, estes livros só para quem gosta *muito* de filosofia).

2006-09-15 11:48:15 · answer #1 · answered by Mauro 3 · 2 0

a verdade de cada um
eu tenho a minha verdade absoluta, eu sei na integra de tudo o que acontece comigo...
exemplo, eu falo pra minha amiga: a minha verdade absoluta: Eu beijei um cara, mas foi no rosto!
verdade relativa: Eu beijei um cara na boca!
o que ela saberá é o que eu quero que ela saiba...a verdade completa, absoluta apenas eu sei, meu interior.

2006-09-18 16:00:40 · answer #2 · answered by vivi_vidaviva 2 · 0 0

Colega!
A "verdade absoluta" existe. Ela está embutida na consciência de cada homem racional.
Abraço!

2006-09-17 00:42:49 · answer #3 · answered by Douglas 6 · 0 0

Depende do que se considera como verdade. Eu defino verdade como um fato ou ação que não se contradiz(nem pelos sentidos, nem pela razão, muito menos por ambos). Vou dar um exemplo:



Obelix arruma uma namorada e para impressioná-la caça dez javalis e dá para ela, ela então pergunta ao pai o que vai fazer com tantos javalis. O pai então sugere que ela os enterre no quintal e ela o faz. No dia seguinte obelix encontra uma legião de soldados romanos e dizima todos. Para impressionar, novamente a namorada, leva os trajes e capacetes dos soldados e entrega a ela. Mais uma vez sem saber o que fazer com aquilo ela pergunta ao pai e ele faz a mesma sugestão, ela então vai onde enterrou os javalis e enterra os trajes junto com os capacetes. 2500 anos depois um historiador vai lá desencava e vê uma porção de ossos de javalis e trajes de soldados, então ele conclui que antigamente os javalis eram soldados.



Nessa historinha o historiador vai levantar uma hipótese( a de que antigamente os javalis eram soldados) se nada desmentir essa hipótese, ela passa a ser uma verdade.

Definida dessa forma a verdade toma um caráter relativo, pois depende da experiência de vida de cada um(quem nunca viu uma experiência na qual se faz um vácuo para observar a queda dos corpos, vai dizer que é verdade que um corpo pesado cai mais rapidamente que um mais leve, basta olhar uma folha de papel e uma pedra, argumentaria ele). Mas existem verdades que são evidentes para qualquer um, por exemplo:
Duas coisas iguais à uma terceira são iguais entre si;
Duas coisas só serão aguai se uma tiver todas as características da outra e visse versa;
Se uma coisa é verdadeira então ela é verdadeira;
Uma afirmação não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo;
etc.
Quando uma verdade tem essa característica, dizemos se tratar de uma verdade absoluta ou universal.

2006-09-16 06:42:50 · answer #4 · answered by JN 2 · 0 0

Aprendix de Maga vou deixar um provérbio de minha criação do que é uma verdade absoluta.

De minha autoria
Verdade é apenas um instrumento de justificativa que tudo existe e possui os seus argumentos em expressão em três dimensões, física mental e espiritual, mas a verdade não julga porque quem a assume somos nós e não é ela que nos assume como verdades.
Então se você perceber esta justificativa do que é verdade vai te responder o seguinte que é só uma questão de escolha do que é verdade. Onde também não se pode confundir dimensão espiritual com espíritos e sim somente com períodos de união, virtudes e valores em cima das outras duas dimensões física e mental para se chegar a uma justificativa correta de três dimensões em argumentos de expressão dos objetivos e realizações existentes.
Um grande abraço

2006-09-16 01:58:17 · answer #5 · answered by filosofo 6 · 0 0

Uma certeza sem graça que nos transformaria em seres tão maniqueistas quanto um programa de computador, só nos cabendo responder sim ou não.E a álgebra de Boole do Mauro perderia a razão de ser.

2006-09-15 21:59:10 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

É a verdade que cada um carrega consigo.
Ninguém é o dono da verdade, porque a verdade pertence a cada um de nós, única e absoluta. Tentamos impor aos outros o que achamos verdadeiro, sem nos darmos conta que os outros também querem nos impor a sua verdade.
Devemos respeitar e aceitar a todos, assim como queremos ser aceitos e respeitados!

2006-09-15 21:36:27 · answer #7 · answered by Alexsandra 4 · 0 0

Toda verdade é absoluta. Não existe "verdade relativa" ou "meia verdade". O problema é que a maior parte do nosso conhecimento é "pretensão de verdade".

2006-09-15 21:30:36 · answer #8 · answered by Dante 2 · 0 0

"Só sei que nada sei" - frase de Sócrates filósofo grego.

2006-09-15 19:29:24 · answer #9 · answered by minerin 3 · 0 0

Minha existência

2006-09-15 19:27:50 · answer #10 · answered by complicada 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers