English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-15 09:58:14 · 14 respostas · perguntado por jirf43 1 em Artes e Humanidades História

14 respostas

acho que apesar de viverem num entorno de grandes guerras sangrentas, traições e violências, havia quem queria dar um significado a isso e à própria existência (alias como acontece agora e como sempre aconteceu) mas dada a pouca ou nula informação científica que os povos da antiguidade tinham tudo ficava na especulação e aos poucos começaram a armar o pensamento baseados no que viam e experimentavam no dia à dia, aí... trás longas conversas, muita analise, vários erros, eles deixavam acentuado tudo o que pensavam e até esse momento davam como certo. Alguns viravam`em direção às artes, outros `às ciências, e qualquer fosse o caminho ou a direção o importante mesmo era alcançar o : "conhece-te a ti mesmo"
porque ( e aqui vou somar algo do meu próprio pensamento) as perguntas São melhor respondidas quando feitas a nós mesmos.
Muito tempo depois um inglês disse "que os gregos já haviam pensado o suficiente e que era a hora de por mãos à obra"e à partir de então começou a revolução industrial,
(acho que estaria na hora mesmo de tornar a pensar no que falta por entender ou conhecer, mas... sem as prisões da religião)
é apenas o que eu acho,
um abraço

2006-09-15 10:21:32 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

pq lá foi o berço de quase tudo que a história conta!

2006-09-18 07:56:22 · answer #2 · answered by Werthen 2 · 0 0

Leia e aprecie:
Do continente da Ásia, emigraram, pode se dizer, dois grupos:
uns se dedicavam a diversas atividades marinhas e os outros a criação de gado. O primeiro foi o povo grego e o segundo povo romano.
Como o foco é a Grécia ai vai:
"parece que os primeiros ancestrais da comunidade que recebeu mais tarde o nome de Grécia teriam sido forçados muitas vezes, pelas freqüentes intempéries no mar, que não lhes permitiam se dedicar a suas "indústrias marinhas", a se refúgiar, em épocas de chuva e de vento, em locais abrigados, e ali, por ociosidade, se entregaram a diversos "jogos" de sua invenção.[...]
[...] Em suma, esses pobres pescadores entediados jogaram, no começo, "jogos" de crianças ordinárias, que datavam ali de muito tempo atrás, porém, mais tarde, um deles inventou um novo jogo chamado "falar para não dizer nada" e este jogo agradou-os a tal ponto que não se divertiram mais a não ser com isso.
Esse jogo consistia em colocar a um dos participantes uma pergunta qualquer sobre um tema manifestamente absurdo, quer dizer, sobre um contra-senso, especialmente inventado, e este a quem se dirigia a pergunta devia dar a ela uma resposta tão verossímil quanto possível.
[...] com efeito, entre esses antigos pescadores entediados, alguns se mostraram tão sagazes e tão astutos que se tornaram hábeis, aplicando o príncipio desse jogo original, em inventar explicações muito longas."
A partir daí passaram a escrever as explicações em pergaminhos, estas, como o "jogo" se passaram de geração em geração chegando ao tempo em que eles passaram a designar isto como "ciências".
Estas "ciências" também se passaram de geração em geração e é isto que nós temos hoje. De pescadores entediados se desenvolveu não só a filosofia como também inúmeras outras "ciências".

2006-09-15 22:42:36 · answer #3 · answered by Nassrudin 3 · 0 0

A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. Os pensadores, inseridos num contexto histórico de sua época, buscaram diversos temas para reflexão. A Grécia Antiga é conhecida como o berço dos pensadores, sendo que os sophos ( sábios em grego ) buscaram formular, no século VI a.C., explicações racionais para tudo aquilo que era explicado, até então, através da mitologia.

2006-09-15 18:14:22 · answer #4 · answered by Rodrigo M 3 · 0 0

Vários fatores. Entre eles podemos citar:

* Contato com diversos povos. A Grécia fica próxima da Ásia e da África. O contato com pessoas de outras culturas, crenças e opiniões levava os gregos a questionar suas próprias cultura, crença e opiniões.

* Existência de Estados democraticos na Grécia. Na democracia há diálogo e confronto de idéias, o que aperfeiçoou as habilidades dialéticas dos gregos. E ainda, na democracia há mais espaço para a divergência.

* Escravagismo. Isto influenciou o desenvolvimento da filosofia na Grécia. Com o escravagismo, o cidadão tinha mais tempo livre para o debate e a reflexão.

2006-09-15 17:22:28 · answer #5 · answered by Dante 2 · 0 0

seria porque ali que era a metropoli da ipoca onde se reunia muitos sabios da mitologia

2006-09-15 17:20:30 · answer #6 · answered by eliano mariano 1 · 0 0

porque os romanos ja tinhão envetado a rima......

2006-09-15 17:19:29 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

porque a Grécia era um local onde desembarcavam pessoas de varias origens motivados pelo comércio. Essa convivência de pessoas de etnias diferentes favor eu o surgimento de pensadores como Platão, Aristóteles e outros. Gostavam da cultura e da arte, buscavam uma convivência armoniosa entre todos os seres.

2006-09-15 17:18:49 · answer #8 · answered by garfield 1 · 0 0

Porque eles tinham tempo ambiente e espaço.

2006-09-15 17:08:52 · answer #9 · answered by sudema777 3 · 0 0

A filosofia ocidental queres dizer, porque a oriental é muito anterior.

Creio que era porque os gregos davam muita importância às artes, às ciências humanas e, por conseguinte, à filosofia.

2006-09-15 17:07:02 · answer #10 · answered by Marí 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers