"Labrador Quartz integra elenco de ‘América’", copyright O Estado de S. Paulo, 10/03/05
"Quartz, um labrador canadense, marrom bem claro, cor semelhante ao de pudim de leite, fará parte do elenco de América, a nova novela das 9 da Rede Globo. Na trama, terá o mesmo nome e será o cão-guia de Jatobá, de Marcos Frota. Ao lado de Bruna Marquezine (Maria Flor), o ator defenderá a causa dos deficientes visuais, um dos merchandising sociais da autora Glória Perez. Na trama, Jatobá perderá a visão depois de adulto e Maria Flor nascerá cega.
‘Estou apaixonado pelo Quartz e agora ele mora comigo. De manhã, vai ao meu quarto me acordar para passearmos na praia’, comenta Frota, que faz do lazer uma clÃnica para o personagem. Jatobá vai se preparar para a pára-olÃmpÃada e treinará na praia com o cachorro. Há um mês, Quartz mudou-se para a casa dele. Frota tem um sheep dog e os dois não se estranharam. Com arreio, Quartz sabe que vai trabalhar. Sem o arreio, é um cachorro igual aos outros.
Na festa de lançamento de América, domingo passado, Quartz não compareceu. Mas, dois de seus irmãos, a Gypsy e o Zircon, guias de Marinalva Pires de Lima e de Silvo Gois de Alcântara, estiveram no Villa Country, em São Paulo, e fizeram o maior sucesso.
Quartz e seus irmãos foram treinados em BrasÃlia, no Integra, Instituto de Integração Social e Promoção da Cidadania, único centro de treinamento de cães-guia da América Latina - Gypsy, Zircon e Quartz têm 3 anos e ‘entendem’ francês. Quartz foi cedido para a novela da Globo e fará este tipo de trabalho pela primeira vez. Passará por acompanhamento técnico periódico como os outros cães-guia do Integra. Atualmente, o instituto beneficia 10 deficientes visuais, que não pagam nada - até a ração é doada - para obter o cão.
Frota conta que ficou viajando entre BrasÃlia e o Rio, onde mora, por cerca de três meses, para conhecer melhor Quartz - Boris, outro labrador, não foi receptivo e Quartz ganhou o papel. Antes, porém, em julho do ano passado, o ator fez um curso para poder se guiar com um cachorro.
SORTEIA-SE UM CÃO
Durante as gravações, Quartz é comportado e entende as instruções. Não ganha biscoito para fazer as cenas. Recebe apenas elogios do usuário como forma de agradecimento. Essa é a regra para os cães-guia. ‘Já somos amigos. Converso muito com ele e ele presta atenção...’, declara Frota que, ao final da novela, pensa em promover um concurso no Domingão do Faustão para doá-lo a um deficiente visual.
Marcos Frota, que está com 50 anos, sendo 25 de profissão, acredita que Jatobá é uma missão. ‘Um ótimo desafio. Profissionalmente, não quero fazê-lo angustiado e sim alegre, como a grande maioria dos deficientes que conheci. E, pessoalmente, ganho em crescimento, em riqueza. Sei também que poderemos ajudar muitas pessoas que esperavam por esta oportunidade, de ver o assunto em destaque.’"
2006-09-15 12:17:09
·
answer #7
·
answered by Rafael 7
·
0⤊
0⤋