English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-15 03:01:14 · 9 respostas · perguntado por ip 2 em Jogos e Recreação Jogos de Tabuleiro

9 respostas

Lahur Sessa para confortar um rei da India.
Conta que na província de Taligana na India havia um soberano muito rico e generoso e o seu reino era pacifico e prospero. A ambição fez com que este reino fosse invadido. Na defesa desse reino houve um grande numero de mortos, entre eles o filho do soberano.
Com a morte do filho o rei entrou em depressão e passou a descuidar-se de si e do reino. Passava varias recirando em uma caixa de area os movimentos da batalha, sempre repetindo os mesmos movimentos.
Um dia seu reino foi visitado por Lahur Sessa que pediu para ver o Soberano. Ao ser questinado sobre o assunto adiantou do que se tratava e o rei estava ouvindo. O rei mandou que viesse até ele e ele apresentou o tabuleiro com 64 casas brancas e pretas e as peças que não arbitrariamente ficavam dispostas no tabuleiro distinguindo-se em brancas e pretas, dizendo que simulavam uma batalha e que cada peça tinha um movimento especifico.
Os peões formavam a primeira fila e representavam a infantaria que ameaçavam cair sobre o inimigo para desbaratá-lo.
Em seguida vinham os elefantes (que foram substituidos por torres) eram peças maiores poderosas.
Em seguida vinha a cavalaria indispensável no combate, tb aparece no jogo simbolizando 2 corceis que podem saltar por cima dos outros.
Depois vinham os Vizires, (que passaram a ser conhecidos como bispos) que eram os que tinham pretigio junto ao reino.
Depois vinha a Rainha que representava o espirito de nacionalidade do povo.
Completando a coleção vinha uma peça que sozinha tinha pouco valor mas se tornava muito forte quando apoiada pelas outras.
O visitante passou várias horas ensinado as regras e tinha a atenção de todos.
Muito agradecido o Monarca disse que Sessa poderia escolher o que quisesse, porém o jovem não aceitou dizendo que so em saber que o Rei teria um passatempo para aliviar-lhe as horas de melancolia já se sentiria recompensado.
Depois de muito o monarca insistir, Sessa terminou fazendo o pedido. Queiria o pagamento em trigo, sendo que seria distribuido da seguinte forma: 1 grão na primeira casa, 2 na segunda, 4 na terceira, 8, assim sucessivamente.
Espantado com a modestia de seu hospede o rei surpreendeu-se dizendo que que fosse feito os calculos para saber quantos punhados seriam necessarios para pagar ao jovem e ordenou que fosse pago.
Depois de feitos os calculos os sábios ficaram chocados com o resultado que o numero havia atingido pq toda a safra do reino em 2000 anos nao seriam suficientes para pagar ao jovem. (18.446.744.073.709.551.615) numero de 20 algarismos.
Quando viu que não tinha condição de pagar o jovem abriu mão da divida, dizendo ao soberano que tomasse muito cuidado com a falsa modestia escondida nos atos das pessoas. Infeliz daquele que toma sobre os hombros uma divida cuja gradeza nao pode avaliar.
Dispensado da montanha de trigo que o rei nem avaliara que tinha que pagar, o rei convidou o jovem para ser Vizir em seu reino e juntos passaram várias horas em batalhas travadas ao tabuleiro.

Fonte(s):
O HOMEM QUE CALCULAVA - MALBA TAHAN
Um excelente livro.

2006-09-15 03:12:10 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

O Xadrez é uma variante de um jogo chamado chaturanga que surgiu na Índia.O chaturanga foi se modificando a´r dar origem ao xadrez e a outros jogos como o shoji (xadrez japonês) e ao xian-qi (xadrez chinês).

2006-09-15 17:15:17 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Olha, se eu for procurar na enciclopédia informações pra responder a esta pergunta, vou deixar aki uma resposta que não vai ser a correta... pq o Xadrez naum tem uma origem definida do tipo... num dá pra saber nem quem nem quando nem aonde ele foi inventado... ou se ao menos foi inventado ou se ele era um outro jogo que foi adaptado... mas eu tenho estudado muito o tal do xadrez e posso dizer, quase sem certeza que ele veio do oriente em épocas de ataques-relâmpagos e mortais e que os reis precisavam prever armadilhas e atauqes...
sei lá eh meio que nesse rumo aí.. flw

2006-09-15 15:43:45 · answer #3 · answered by Celso Luiz 1 · 0 0

A origem do Xadrez é indiana. Conta a lenda que um Rajá (Espécie de Rei Indiano), que era arrogante e cruel, tinha uma grande paixão pelas guerras que travava com os Estados vizinhos. Um dia, entediado, pois não havia mais ninguém a combater, chamou ele os sábios da sua corte, e ordenou-lhes que inventassem algo capaz de distraí-lo nestes períodos de inatividade militar. Um desses sábios imaginou então um jogo que representasse a própria guerra, com dois exércitos, um de cada lado do tabuleiro, que representaria o campo de batalha. Cada exército era composto de: - elefantes, a força máxima das guerras naquela época, cavalos, que representariam a Cavalaria, barcos, que representariam a Marinha, e os peões, que representariam a Infantaria. No centro de cada exército o sábio colocou um Rajá, mas, como na vida real, este monarca era uma peça fraca, sem importância a não ser simbólica, pois com a captura do Rajá o país era vencido. E para preservar este Chefe da Nação, o sábio colocou no tabuleiro ao seu lado um "firz" que significa "conselheiro", a peça mais poderosa no tabuleiro, que dirige os ataques e defesas, como comandante supremo da guerra, e protege o Rajá até a morte. E ao pequeno e humilde soldado-peão, o sábio deu a possibilidade de realizar o eterno sonho de todos os plebeus do mundo – de transformar-se em príncipe ao atingir a oitava casa do tabuleiro, e com esta transformação, salvar o Rajá e a sua Pátria! Como no decorrer do jogo cada adversário pode fazer um só lance e deve esperar pela resposta do parceiro, o sábio procurou com isso ensinar ao Rajá a virtude de que ele carecia: a paciência. E sendo o jogo uma luta das Idéias, - procurou também despertar-lhe a atenção e respeito pela opinião alheia. O Rajá ficou tão encantado com o jogo que ofereceu ao sábio a escolha de qualquer recompensa que desejasse. E o sábio pediu apenas que lhe desse a quantia de arroz colocado no tabuleiro de xadrez da seguinte forma: na primeira casa - 1 grão, na segunda – 2 grãos, na terceira – 4 grãos, na quarta o dobro de 4 e assim por diante, até atingir a última casa. O Rajá riu da modéstia do sábio e recebeu mais uma lição: quando os grãos de arroz foram contados, ao atingir apenas a metade do tabuleiro, todo o arroz do país estava esgotado! E viu-se que não era possível esta recompensa, porque o número de grãos era 18.446.744.073.709.551.615!

Sábio não!

Mas isso não passa de uma lenda, a verdadeira história do xadrez ninguém conhece ao certo. Mas pelo menos sabe-se que ele já existe a mais de 2.000 anos, pois há indícios arqueológicos nas câmaras mortuárias do Egito. Também sabe-se que na Idade Média o xadrez era praticado nas cortes reais.

2006-09-15 10:24:42 · answer #4 · answered by aricardo_rj 3 · 0 0

Pela lenda, o xadrez foi inventado há 1950 anos por um hindu de nome Sissa, a fim de distrair o seu rei. Ao conhecer o jogo, o rei da Índia ficou tão entusiasmado que ofereceu a Sissa a liberdade de escolher o que ele bem desejasse como recompensa por tão notável invento.

Toda a corte esperava que Sissa fosse pedir grandes riquezas, mas ele surpreendeu a todos com o seguinte pedido: um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois grãos de trigo pela segunda casa; quatro grãos de trigo pela terceira casa; oito grãos de trigo pela quarta casa e assim sucessivamente, sempre dobrando o número de grãos da casa anterior até a casa de número sessenta e quatro (o tabuleiro de xadrez tem 64 casas). Seu pedido provocou risos.

O rei meio que contrariado disse-lhe: “Um invento tão brilhante e um pedido tão simples? Escolha uma grande riqueza meu jovem, um de meus castelos, um palácio ou até uma de minhas mulheres!” Mas Sissa mostrava-se inapelável à proposta do rei, e, como palavra de rei é palavra de rei, este, ainda contrariado, pediu a seus criados que entregassem a Sissa um grande saco de grãos de trigo. Sissa entretanto, recusou a oferta dizendo que queria receber exatamente o que havia pedido, nem um grão a mais, nem um grão a menos.

O rei pediu então para que seus calculistas fizessem as contas. Depois de muito tempo e muitas contas, o matemático oficial do reino chegou assustado para avisar ao rei que eles encontraram o número 18.446.744.073.709.551.615 de grãos de trigo a serem pagos ao jovem Sissa, ou seja, dezoito quintrilhões, quatrocentos e quarenta e seis quatrilhões, setecentos e quarenta e quatro trilhões, setenta e três bilhões, setecentos e nove milhões, quinhentos e cinqüenta e um mil e, seiscentos e quinze.

É um número tão grande de grãos de trigo, que seria necessário semear seis vezes a superfície da terra para obtê-lo. Se uma pessoa contasse de um até este número, gastando um segundo por número, levaria quase sessenta bilhões de séculos para chegar até ele. Vendo-se incapacitado em cumprir a promessa, o rei mandou chamar Sissa para lhe oferecer outra recompensa. Sissa, entendendo a aflição do monarca por não poder cumprir sua promessa perdoou a dívida, afinal, seu objetivo havia sido atingido, ou seja, chamar a atenção do monarca para o cuidado que deveria ter com suas promessas e julgamentos e para reconhecer que atitudes aparentemente humildes formam grandes conquistas.

Por fim, Sissa aceitou ser conselheiro do rei e todos viveram felizes para sempre.

O homem que calculava.

2006-09-15 10:14:18 · answer #5 · answered by Morena 3 · 0 0

O Xadrez teve remotíssima origem no Oriente, todavia, ainda não se sabe ao certo em que país nasceu este jogo, se na China, na Índia ou na Pérsia. É certo, porém, que ele, já no século VI, era conhecido pelos persas, que, com toda probabilidade, tinham-no aprendido dos hindus. Nos séculos seguintes, o jogo também foi praticado pelos árabes, que os difundiram no mundo mulçumano e, afinal, no Ocidente cristão.

2006-09-15 10:12:32 · answer #6 · answered by ? 2 · 0 0

Guerras antigas - derrotar o rei!

2006-09-15 10:09:11 · answer #7 · answered by styr 3 · 0 0

Pérsia antiga. O rei encontrou no tabuleiro com algumas peças que representavam as forças militares de seu exército a melhor forma de repassar a tática a ser empregada na nova conquista. para ter uma idéia, academias de polícia ao redor do planeta usam o jogo para treinar o raciocínio dos futuros oficiais e comandantes.

2006-09-15 10:05:20 · answer #8 · answered by ? 5 · 0 0

Africana.

2006-09-15 10:04:37 · answer #9 · answered by Sad but True 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers