Lahur Sessa para confortar um rei da India.
Conta que na província de Taligana na India havia um soberano muito rico e generoso e o seu reino era pacifico e prospero. A ambição fez com que este reino fosse invadido. Na defesa desse reino houve um grande numero de mortos, entre eles o filho do soberano.
Com a morte do filho o rei entrou em depressão e passou a descuidar-se de si e do reino. Passava varias recirando em uma caixa de area os movimentos da batalha, sempre repetindo os mesmos movimentos.
Um dia seu reino foi visitado por Lahur Sessa que pediu para ver o Soberano. Ao ser questinado sobre o assunto adiantou do que se tratava e o rei estava ouvindo. O rei mandou que viesse até ele e ele apresentou o tabuleiro com 64 casas brancas e pretas e as peças que não arbitrariamente ficavam dispostas no tabuleiro distinguindo-se em brancas e pretas, dizendo que simulavam uma batalha e que cada peça tinha um movimento especifico.
Os peões formavam a primeira fila e representavam a infantaria que ameaçavam cair sobre o inimigo para desbaratá-lo.
Em seguida vinham os elefantes (que foram substituidos por torres) eram peças maiores poderosas.
Em seguida vinha a cavalaria indispensável no combate, tb aparece no jogo simbolizando 2 corceis que podem saltar por cima dos outros.
Depois vinham os Vizires, (que passaram a ser conhecidos como bispos) que eram os que tinham pretigio junto ao reino.
Depois vinha a Rainha que representava o espirito de nacionalidade do povo.
Completando a coleção vinha uma peça que sozinha tinha pouco valor mas se tornava muito forte quando apoiada pelas outras.
O visitante passou várias horas ensinado as regras e tinha a atenção de todos.
Muito agradecido o Monarca disse que Sessa poderia escolher o que quisesse, porém o jovem não aceitou dizendo que so em saber que o Rei teria um passatempo para aliviar-lhe as horas de melancolia já se sentiria recompensado.
Depois de muito o monarca insistir, Sessa terminou fazendo o pedido. Queiria o pagamento em trigo, sendo que seria distribuido da seguinte forma: 1 grão na primeira casa, 2 na segunda, 4 na terceira, 8, assim sucessivamente.
Espantado com a modestia de seu hospede o rei surpreendeu-se dizendo que que fosse feito os calculos para saber quantos punhados seriam necessarios para pagar ao jovem e ordenou que fosse pago.
Depois de feitos os calculos os sábios ficaram chocados com o resultado que o numero havia atingido pq toda a safra do reino em 2000 anos nao seriam suficientes para pagar ao jovem. (18.446.744.073.709.551.615) numero de 20 algarismos.
Quando viu que não tinha condição de pagar o jovem abriu mão da divida, dizendo ao soberano que tomasse muito cuidado com a falsa modestia escondida nos atos das pessoas. Infeliz daquele que toma sobre os hombros uma divida cuja gradeza nao pode avaliar.
Dispensado da montanha de trigo que o rei nem avaliara que tinha que pagar, o rei convidou o jovem para ser Vizir em seu reino e juntos passaram várias horas em batalhas travadas ao tabuleiro.
Fonte(s):
O HOMEM QUE CALCULAVA - MALBA TAHAN
Um excelente livro.
2006-09-15 03:13:12
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A origem do xadrez
Existem muitas divergências quanto à origem do jogo de xadrez. Entretanto, a hipótese mais aceita aponta-a para a Índia. De acordo com as características do jogo em sua fase inicial, Donald M. Liddell foi quem apontou pela primeira vez uma possível data para o nascimento do xadrez: o século IV antes de Cristo. (ED. LASKER, 1962).
Isso porque, aponta Liddell, o nome do jogo, tal como se praticava na Índia, era chaturanga, o que significava exército formado de quatro membros. Pela representação das peças do jogo como elefantes, cavalos, carros e soldados a pé (bispos, cavalos, torres e peões), especulações foram feitas até se chegar a uma data aproximada do nascimento do xadrez.
Diz o autor que o exército indiano apresentava essa formação até a invasão da Índia por Alexandre, o Grande, no ano 326 antes de Cristo. Nessa época, os carros falharam completamente e logo se tornaram obsoletos. Como o carro ainda era presente na representação das peças do jogo, pôde-se admitir a já mencionada data como marco de seu nascimento. Porém, os primeiros escritos que constam a existência do xadrez datam de aproximadamente mil anos após seu nascimento.
Suas características se apresentavam de forma bem diversa da atual prática. O tabuleiro, chamado ashtapada, não era enxadrezado, ou seja, não possuía cores alternadas. O número de jogadores era de quatro, e o jogo iniciava-se de acordo com o resultado de um lance de dados. Assim sendo, um jogo que foi inicialmente proposto e amplamente aceito na Índia devido a seu caráter estratégico e lógico que minimizava o fator sorte, não estava totalmente isento desta.
2006-09-15 10:08:50
·
answer #2
·
answered by marcinha_cool 2
·
0⤊
0⤋