Essa ignorância geral não é só culpa dos governos, com suas escolas públicas ridículas. Reflete também um espírito preguiçoso do brasileiro, inclusive de classe média, que acredita que pode se dar bem na vida só com "talento e criatividade", sem precisar estudar muito. Os índices de desemprego não mostram quantas vagas não são preenchidas por desqualificação dos candidatos, que mal sabem formular um parágrafo. Também no vestibular, as provas de redação são de chorar e já se tornaram fonte contínua de piadas em e-mails na net. A alegação de que teclar errado na net agiliza os bate-papos é furada. A economia de tempo é irrisória. Existe um "espírito de Solange BBB" em grande parte dos jovens que usam internet. Ser ignorante é ser diferente: os coitados que não conseguem se destacar de outra forma na vida, se sentem especiais usando um vocabulário incompreensível. Pensam que estão fazendo arte. Dá pena: continuarão em sub-empregos, e culpando o governo, que não investe em educação. p.s.: sim, a língua deve mudar ao longo do tempo, mas o que se vê na rede é um desfile grosseiro de ignorância, de quem, não sabendo escrever corretamente, disfarça (tenta, ao menos) sua burrice sob esta sub-linguagem-msn.
2006-09-15 03:09:15
·
answer #1
·
answered by jbat.cruz 1
·
0⤊
0⤋
Na minha opinião o problema é mais sério. As escolas não ensinam e o povo não quer aprender. Eu tenho vergonha quando escrevo errado, mas quem é que tem? Ninguém se importa! Certamente quem escreve errado sabe que erra e tem dificuldade (ou dúvidas) ao escrever. Mas ninguem lê, ninguem se informa, ninguem abre o dicionário, ninguem pergunta. A lingua portuguesa vai virar um Frankstein e vai ser difícil entender uns aos outros. E tem razão a pessoa acima que cita o nosso presidente... com esse exemplo fica difícil....
2006-09-15 12:43:31
·
answer #2
·
answered by Juliana P 2
·
1⤊
0⤋
A resposta é simples: as variações emergem da heterogeneidade. Num país como o nosso, as variantes lingüísticas são muitas. No caso da internet, vc deve se lembrar de que as pessoas buscam aproximar sua linguagem do estilo coloquial. O público do YResposta é composto de pessoas de formações diferentes. Nem todos depreendem a variante padrão do português. Lembre-se, também, de que o "falar errado" é uma visão preconceituosa. A língua é algo dinâmico, cujo uso é determinado pelo contexto. Nesta seção de respostas do Yahoo, prevalece a informalidade.
2006-09-15 10:13:27
·
answer #3
·
answered by nininho99 1
·
1⤊
0⤋
Oia, voçe é qui tá quivocadu. Tudu mundo aqui iscrevi bem o purtugueis. Ou vocçe não entendeu u qui eu iscrivi?
2006-09-15 09:57:16
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
En la casa de la madre Joana!
2006-09-18 09:21:13
·
answer #5
·
answered by mimimi 2
·
0⤊
0⤋
O problema é que o brasileiro, geralmente dá valor às coisas que ele acha que são boas, como por exemplo a cultura norte-americana.
Li uma entrevista de Saramago, que ao ser perguntado sobre a forma e o modo como falam e escrevem os brasileiros, ele respondeu: "O brasileiro escreve mal, lê pouco e entende pior(...)"
A questão da desvalorização do Português no Brasil, juntamente com seu péssimo ensino em escolas públicas e somado a um interesse exagerado da população pelo Inglês ( como estar apto a aprender um idioma estrangeiro sem nem mesmo ter um conhecimento básico de seu idioma materno?), fazem com que o povo se torne, em sua grande maioria, analfabetos funcionais.
É uma questão séria, pois sou professor de ANATOMIA HUMANA, e cerca de 80% do que é escrito por meus alunos em provas, está ortograficamente e gramaticalmente errados, somando-se a isso a incapacidade de uma grande parcela dos estudantes brasileiros de interpretar corretamente o que se lê.
De qualquer forma, um abraço, até mais.
2006-09-18 08:41:08
·
answer #6
·
answered by Dagoton 1
·
0⤊
0⤋
A cultura nos países emergentes é um caos, porém a medida que as pessoas aprendem a se expressarem bem, através das fontes de cultura, as coisas tendem a melhorar, pois o mercado se torna mais competitivo e quem ficar de fora sabe que terá que se esforçar mais para obter resultados melhores. É justamente isso que impulsiona uma nação para frente! Quando fôssemos derrotados, deveríamos aprender com a derrota e procurar melhorar, sempre melhorar e nunca desistir de melhorar.
Há estudos de crianças que aprenderam uma segunda língua e se tornaram adultos gagos. e isso prejudica totalmente a comunicação. Se talvez melhorassem a nossa linguagem de expressão meramente imposta através de regras no vocabulário, tudo se tornaria mais fácil e as pessoas no futuro nem perceberia a diferença. Portanto deixa a net e essa febre de comunicação passar e se tornar fútil, deixa o brasileiro assimilar toda essa necessidade de se comunicar rapidamente que certamente todas as pessoas vão voltar as suas origens e descobrir com isso que "quem não se comunica se trumbica".
2006-09-18 08:33:42
·
answer #7
·
answered by Franz Schubert 4
·
0⤊
0⤋
o que importa é se a pessoa que esta lendo entende o resto agente impura com a barriga
2006-09-16 19:26:11
·
answer #8
·
answered by Pamp's 2
·
0⤊
0⤋
A língua portuguesa padronizada vai continuar firme e forte. É a variação que mais uso e embora os "relativistas" do idioma apontem que é só a variação culta, esquecem de dizer que é a mais clara e mais fácil de aprender. Nada contra o português não-padrão, mas quem foi na escola.. usa o padrão da escola, nem que seja como forma de gratidão pelos professores e pelos pais que se esforçaram pela formação dos filhos.
2006-09-16 18:37:03
·
answer #9
·
answered by lucia 4
·
0⤊
0⤋
Se achas isso aí imagina nós por cá. Até na tv dão cada pontapé na gramática que ela até "xora" fica bonito assim não fica?
2006-09-16 15:33:13
·
answer #10
·
answered by a_luar 2
·
0⤊
0⤋
Talvez ao sítio aonde se encontra agora (vc), não Acha?
2006-09-16 14:16:11
·
answer #11
·
answered by Am鮩ta B 2
·
0⤊
0⤋