Tive que traduzir tudo o que você vai ler abaixo do inglês para o português, mas valeu a pena. Confira:
HISTORIA DA PASTA DE DENTES:
A pasta de dentes é usada a muito tempo, desde 500 antes de Cristo, na China e na Índia. O formato moderno da pasta de dentes foi desenvolvido no século XIX. Um dentista chamado Peabody foi o primeiro a adicionar sabão à pasta de dentes em 1824. Giz foi inicialmente adicionado à pasta de dentes por John Harris em meados dos anos 1850. A primeira vez que uma pasta de dentes perfumada foi produzida em massa foi em 1873, e foi colocada em recipientes de vidro.
Em 1892, o americano Dr. Washington Sheffield foi o primeiro a colocar pastas de dentes em tubos. A pasta de dentes de Sheffield era chamada de Creme Dentifrício. Avanços em detergentes sintéticos (depois da Segunda Guerra Mundial) substituíram o sabão usado antes em pastas de dentes por agentes emulsificantes como o Sodium Lauryl Sulphate e o Sodium Ricinoleate. Mais tarde, pesquisas resultaram no uso de flúor em pastas de dentes.
HISTORIA DA ESCOVA DE DENTES:
A história e a evolução da escova de dentes tem suas origens nos "pauzinhos de mastigar" usados pelos cidadãos da Babilônia em 3500 AC. A literatura grega e romana antigas também mencionam palitos de dentes primitivos que eram mastigados para ajudar a manter os dentes e a boca limpos.
Com o passar dos anos, os palitos de dentes se transformaram em um "palito de mascar" do tamanho de um lápis hoje em dia.
Um dos lados desse palito era mascado até que o mesmo se tornava macio como uma escova de dentes, enquanto que o outro lado do palito era pontudo e por isso utilizado para retirar restos de comida que ficavam entre os dentes após as refeições. Os palitos vinham de gravetos provenientes de árvores aromáticas e ajudavam também a limpar e refrescar o hálito. O registro mais antigo que mostra o uso desses gravetos é encontrada na literatura chinesa de meados de 1600 AC.
A primeira escova de dentes com fiozinhos também originou-se na China, por volta de 1600 DC. Por volta de 1780, a primeira escova de dentes foi feita por William Addis da cidade de Clerkenald, Inglaterra. Mais tarde, Addis e seus descendentes, fabricaram a melhor das escovas de dentes inglesas nas quais os cabos eram feitos com ossos de bovinos e as pontas eram feitas com fibras naturais e mantidas ali com fios de arame bem finos. Essas fibras naturais eram colhidas dos pescoços e ombros de suínos, especialmente de porcos que viviam em climas frios como o da Sibéria e o da China.
Por volta do início dos anos de 1800, as escovas com fibras já se encontravam em uso pela população em geral na Europa e no Japão. Em 1857, o americano H.N. Wadsworth foi reconhecido com a primeira patente de escovas de dentes quando os Estados Unidos entravam em um período de expansão no mercado de escovas de dentes. Em 1844, a primeira escova de dentes foi fabricada manualmente e patenteada como uma escova com três filas de fibras pelo Dr. Meyer L. Rhein. Em 1885, a fábrica Florence Manufacturing Company do estado de Massachusetts, EUA, em sociedade com o Dr. Rhein, começou a produzir a escova Pro-phy-lac-tic para venda no mercado americano.
Com o progresso da tecnologia, fibras sintéticas substituiram as fibras naturais extraídas de suínos. Fibras de Nylon foram inicialmente aplicadas na fabricação de escovas de dentes por volta de 1938 e em meados de 1939, escovas de dentes elétricas apareceram no mercado em uma tentativa de oferecer ao público uma escova que pudesse estimular a ação de uma escova manual mas com melhores resultados e performance de limpeza.
Difícil acreditar, mas a maiorias dos americanos não tinham como hábito escovar os dentes até que soldados trouxeram consigo o hábito que tinha sido obrigatório no exército durante a Segunda Grande Guerra. A primeira escova de dentes elétrica verdadeiramente eficiente foi produzida em 1939 na Suíça.
HISTORIA DO FIO-DENTAL:
O fio-dental é uma invenção antiquíssima. Pesquisadores encontraram vestígios do uso de fio-dental e palitos de dentes nos dentes de humanos pré-históricos. O americano Levi Spear Parmly (1790-7859) é considerado como o inventor do fio-dental moderno (talvez o termo re-inventor seja mais apropriado). Parmly já incentivava o uso de fios-de-seda como fio-dental em 1815.
--------------------------------------------------------
UFA! Terminei!
Bjus!
2006-09-15 02:15:58
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A escova de dentes mais antiga conhecida data de milhares anos. Conhecida como "chew stick" [palito de mascar], esta escova era feita mastigando-se ou amassando pequenos brotos ou raízes de árvores até que as fibras em uma das pontas se soltassem o suficiente para formar uma escova rústica. A superfície de limpeza tinha o mesmo efeito que mascar a ponta de um palito de dentes. Alguns povos nativos da Austrália e da África que vivem da forma tradicional ainda limpam os dentes com palitos de mascar.
Os antigos chineses, romanos e gregos também eram entusiastas ávidos da higiene bucal.
Há cinco mil anos, os chineses acreditavam que as cáries eram causadas por vermes dentais broncos com a cabeça preta que podiam ser vistos quando um dente era extraído. Naqueles dias, as curas para a dor de dente incluíam purgativos, bochechos, massagens e pílulas de alho ralado e salitre, eram inseridas no ouvido do lado oposto da face afetada pela dor de dente.
Os antigos romanos também tinham suas próprias preferências no cuidado bucal. Plínio, o Jovem, de Roma (61-113 A.D.) proclamou que utilizar uma pena de abutre como palito de dentes poderia causar halitose, mas utilizar um espinho de porco-espinho era aceitável porque "tornava os dentes firmes".
No entanto, os gregos eram muito mais modernos. No século III a.C., Aristóteles aconselhou Alexandre, o Grande, a esfregar seus dentes todas as manhãs com uma "toalha de linho fino, que de certa forma é áspera". O uso do linho para limpar os dentes é documentado a partir de 1602, quando William Vaughan escreveu nas Quinze Orientações para Conservar a Saúde que para manter os "dentes brancos e sem falhas as pessoas deveriam lavar a boca depois de cada refeição, dormir com a boca levemente aberta e pela manhã pegar uma toalha de linho e esfregar bem os dentes dentro e fora".
Na Europa do século XV, palitar os dentes era amplamente aceito até que os filósofos começaram a circular advertências de conduta. Rodes disse: "Não paliteis os dentes com tua faca, mas tomai um palito, ou algo limpo, assim não ofendereis".
Na verdade, foram os ingleses em 1780 que deram ao mundo sua primeira escova moderna.O cabo era feito de osso e as cerdas de pelo de porco eram amarradas dentro de buracos perfurados.
A escova de dentes migrou para os Estados Unidos, e na década de 1880, ossos da coxa de novilhos cortados à mão e polidos renderam excelentes cabos de escova de dentes enquanto as cerdas de pelo longo de porcos eram inseridas à mão, um por vez nos buracos perfurados à mão. E daí chegaram até nós.....
2006-09-15 09:27:45
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
ñ escovavam. ñ é a toa que eram bangelas.
2006-09-18 18:59:14
·
answer #3
·
answered by maluco_doideira 3
·
0⤊
0⤋
Não escovavam.
2006-09-17 20:07:40
·
answer #4
·
answered by cmgadjesus 4
·
0⤊
0⤋
Uma vez ouvi dizer que no Egito eles usavam a própria urina p/ escovar os dentes.
2006-09-15 09:58:25
·
answer #5
·
answered by claudiafsmile 1
·
0⤊
0⤋
Cara, na idade media não se escovava os dentes ate apodrecerem e cairem....dizem estudos sobre a época que era muito raro tbm o fato de tomar banho, um banho era tomado com intervalos de um mês ou mais (existem relatos de que os portugueses que vieram ao Brasil no descobrimento perdiam dedos dos pés e as vezes até parte das pernas por gangrenagem ou apodrecimento dos membros, em vez de tomar banho só colocavam roupa por cima) e em função disso os homens da época (Idade Media) não deixavam as mulheres dormirem perto dos barris em que se guardavam os vinhos para não azedar o vinho com o cheiro de suas "perseguidas" que era muito forte por causa da falta de banho
2006-09-15 09:27:18
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
antigamente nao existia higiene pessoal, muito menos pensavam em escovar os dentes!
beijinhooos
2006-09-15 09:27:17
·
answer #7
·
answered by Diva B 3
·
0⤊
0⤋
Ninguem escovava os dentes, ficavam todos com aquele bafão de leão e com o passar dos anos, todos ficavam banguelos.
2006-09-15 09:13:27
·
answer #8
·
answered by Gigi 2
·
0⤊
0⤋
elas não escovavam, isso é uma invensão da modernidade!!!
2006-09-15 10:47:00
·
answer #9
·
answered by nina 2
·
0⤊
1⤋
Simples, não se escovavam
2006-09-15 09:45:12
·
answer #10
·
answered by K⭩a E 2
·
0⤊
1⤋