English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-15 02:01:04 · 2 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Sociologia

2 respostas

Prezado Zé,

Existem teorias que associam o desenvolvimento do Capitalismo com a teroria da Evolução desenvolvida pelo Naturalista Charles Darwin. Esse tipo de associação de teorias, foi muito abordada por diversos economistas, especialmente os que associavam ao capitalismo os aspectos ligados a muitas características encontradas na NATUREZA, como por exemplo:

- Competição feroz pela sobrevivência em determinado ambiente com recursos escassos. (Only the strong survive)

- Necessidade de reprodução do capital assim como se faz necessária a reprodução das espécies.

- Evolução da tecnologia e da Produtividade em paralelo à evolução das aptidões dos seres para adaptação a ambientes hostis ou a condições adversas, etc etc etc.

Entretanto, em contraponto a esta visão NATURALISTA surgida e consolidada a partir do século XVIII, surgiu uma leitura que podemos chamar de "pós moderna", poi se contrapõe à visão "moderna" surgida no século XVIII, que reexamina essas relações das ciências da natureza, estendendo esta mudança de paradigma às ciências sociais e à filosofia.

Nessa visão pós moderna, a sociedade não é uma realidade orgânica (como pensava a sociologia positivista) nem um campo de conflitos ( como concebia Marx e os marxistas), e sim uma rede de comunicações (Manuel Castells - Sociedade em rede).

Essa "rede" de comunicações seria composta, nesse modelo, por uma multiplicidade de diferentes jogos cujas regras são incomensuráveis (é a visão da fragmentação, estudada também na teoria matemática dos FRACTAIS). Cada jogo na sociedade entra em competição com outros jogos que se desenrolam com outros atores sociais e outros interesses. Ou seja, ciência, política, filosofia, economia e até mesmo as artes são jogos de linguagens, com discursos segmentados por especialidades e "grupos de interesses", que compõe esse "mosaico" de narrativas em disputa.

Portanto, para terminar gostaria apenas de destacar que em contraponto ao "naturalismo", ao evolucionismo como aspecto "natural" do desenvolimento da sociedade capitalista, o pensamento "pós moderno" comemora o fim das "verdades" consolidadas e espraiadas pelo "conhecimento moderno", ou seja quebra as idéias hegemônicas de racionalidade, universalidade, a naturalização do desenvolvimento evolutivo como se a história fosse resultado de uma evolução determinística e em seu lugar afirma a FRAGMENTAÇÃO como modo de ser do REAL, trazendo a primeiro plano a DIFERENÇA (contra a identidade), a SINGULARIDADE (contra a totalidade), e o NOMADISMO (contra a determinação).

Desculpe o tamanho da resposta, é que eu quis apresentar um contraponto e outras alternativas de pensamento à visão NATURALISTA vigente e ainda bastante difundida como VERDADE ABSOLUTA da evolução do capitalismo.

EXCELENTE PERGUNTA !!! muito PROVOCANTE !!! PARABÉNS pela preocupação !!!

2006-09-15 02:39:13 · answer #1 · answered by Ponto de Vista 3 · 2 0

ambas pensam q o mais apto ganha.

2006-09-15 17:52:03 · answer #2 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers