Aqui vai uma então:
Leve o caso pra terapia sim! Isso é muito comum, faz parte de um fenômeno chamado de "transferência positiva", e todo paciente que tá se envolvendo a fundo na própria psiquê desenvolve algum laço amoroso com o psicólogo(a).
Não quero menosprezar teus sentimentos, mas provavelmente é um deslocamento do mesmo sentimento que você tinha ou ainda tem por outra pessoa significativa na tua vida. Por isso, é fundamental que você conte isso pra tua psico, se ela for ética, ela vai poder, contigo, identificar outras coisas e dar um grande passo na tua psicoterapia! Boa sorte!
2006-09-15 06:18:33
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não sou psicóloga, mas arrisco uma opinião: é relativamente comum os pacientes sentirem-se atraídos ou mesmo apaixonarem-se pelos seus terapeutas, por causa da intimidade que implica a psicoterapia. O paciente expõe-se perante o psicólogo de um modo que provavelmente nunca ousou com mais ninguém, porque a postura do terapeuta é de compreensão e de não julgamento. Isso faz muitas vezes com que o paciente se sinta mais seguro perante o psicólogo do que com outras pessoas. Por outro lado, o psicólogo ajuda o paciente a interpretar os seus pensamentos e sensações, de modo a formar padrões lógicos que permitam ver as coisas de modo mais racional. Tudo isto pode levar a projectar no terapeuta uma imagem do que seria um bom companheiro amoroso.
Em princípio, o terapeuta procura manter-se emocionalmente a uma distância segura dos seus pacientes, porque tal é fundamental para o bom desempenho do seu trabalho. Se o terapeuta se envolvesse emocionalmente com os seus pacientes, não conseguiria, por um lado, ajudá-los a relativizar as coisas, e, por outro, ele próprio em pouco tempo se tornaria um caso clínico grave. Mas, como a sua postura passa por dedicar atenção exclusiva ao paciente, este pode sensibilizar-se com essa atenção ao ponto de sentir vontade de aumentar o grau de intimidade.
Por isso, tanto o paciente como o psicólogo devem estar conscientes do seu papel numa relação que não é propriamente afectiva.
Na situação referida na pergunta, penso que o melhor a fazer é conversar com a sua psicóloga, pois ela saberá o que será mais adequado no seu caso, e não é justo que continue a fazer terapia com ela sem a informar do que se passa (se é que ela ainda não percebeu). A solução pode passar pela mudança de terapeuta, que ajudará a perceber o que se passou a nível emocional. De qualquer modo, este tipo de situação não é invulgar e é perfeitamente ultrapassável.
2006-09-16 19:23:33
·
answer #2
·
answered by estrelada 2
·
1⤊
0⤋
Não sou psicóloga nem me apaixonei pela minha, mas sabendo o conflito q é imagino só c acontecesse com minha psico.
Bom eu acho q vc deve conversar com ela, afinal ela está ali para isso, independente de estar acontecendo com ela ou não!
vai lah, expõe isso!!!depois me manda um e-mail contando o q aconteceu!!!
bjinhu!
2006-09-15 14:26:31
·
answer #3
·
answered by NickGM 2
·
1⤊
0⤋
Eu acho que você tem que fazer é conversar, afinal você vai ao psicologo pra isso... Diga o que você sente e tente achar a solução junto com a psico...
2006-09-15 12:46:37
·
answer #4
·
answered by witch_lu 3
·
1⤊
0⤋
Mais do que acertado levar essa questão para tua terapeuta. Tanto pelo fato de que, como já disseram mesmo que a paixão é algo interessante a ser analisado, como também para permitir que ela possa se posicionar sobre a situação.
Abraço!
2006-09-15 12:21:08
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não vale a pena ficar pensando muito nisso e deixar o tempo passar afim de que as coisas acontecam naturalmente.
Vá fundo, fale com ela...abra seu coração, vc não tem culpa de sentir o que esta sentindo....quem sabe ela não pode ter algo surpreendente a dizer?
A vida é uma caixinha de bombons...alguns são os que vc mais gosta, outros são amargos...mas sejam como forem, vc só descobre quando abre a caixa.
Boa sorte!!!
2006-09-15 10:38:08
·
answer #6
·
answered by Camylee 3
·
1⤊
0⤋
Isso é uma coisa que pode acontecer durante o tratamento. Exponha para ela oque vc esta sentindo.
[]'s
Douglas
2006-09-15 09:08:01
·
answer #7
·
answered by Possuido 3
·
1⤊
0⤋
converse com sua psicologa, ela pode dizer a vc o que fazer.
2006-09-15 08:48:41
·
answer #8
·
answered by Fiona 6
·
1⤊
0⤋
Eu nao sou psico, mas acho q vc deveria levar para terapia sim...
Bjos Danny
2006-09-15 08:41:36
·
answer #9
·
answered by DannyKitty 3
·
1⤊
0⤋
Se for terapia individual, exponha o caso da forma mais clara possível, se for terapia de grupo, peça uma sessão individual para isso. A paixão é algo importante de ser analisado.
2006-09-15 08:39:40
·
answer #10
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋