English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

O sistema imunológico do ser humano tem capacidade de responder contra qualquer antígeno, porém essa resposta é tardia, quando referente a um primeiro contato. É necessário que uma cascata imunológica seja ativada para que haja uma produção de células t citotóxicas, que eliminam as células contaminadas e concomitantemente a produção de anticorpos pelas células B. Infelizmente, até que todo esse processo se complete, a vítima já terá perecido, pois o veneno de cobra é muito potente e se distribui rapidamente pela circulação sanguínea, atingindo todas as células. Por isso, a pessoa que foi picada por cobras peçonhentas deve ,o mais rápido possível, receber soro antiofídico, o qual consiste na administração de anticorpos já prontos, extraídos de equinos. É importante ressaltar que a administração frequente desse soro pode desencadear alergias em algumas pessoas, já que o mesmo é de origem biológica.

2006-09-15 23:46:38 · answer #1 · answered by Grasi 2 · 1 0

Sim, mas em quantidade insuficiente para destruir as moléculas de veneno no organismo, então o individuo acaba indo a óbito. Por isso eles utilizam eqüinos na produção de soro, aplicando uma quantidade tolerável no organismo do animal, depois retirando parte de seu sangue para coleta do soro.

2006-09-18 10:02:03 · answer #2 · answered by ? 3 · 0 0

Só os fofoqueiros!!!!

2006-09-15 01:49:08 · answer #3 · answered by Jonh 1 · 0 0

Sim, tal como qualquer outro animal. Porém a se a dose do veneno for grande, ou for injetado da primeira vez, a pessoa não consegue produzir os anticorpos a tempo, e morre.
Se você receber uma pequena dose do veneno, e sobreviver, provavelmente você ficará mais resistente em caso de uma nova picada.
Usamos o cavalo para produzir anticorpos contra o veneno pois ele é grande, e assim uma dose do veneno é pequena para ele, não matando-o e imunizando-o.

2006-09-15 00:57:58 · answer #4 · answered by Dani 3 · 0 0

Teoricamente, SIM. Afinal, a produção dos anticorpos é uma reação expontânea do organismo à substâncias e corpos estranhos. ENTRETANTO... a questão é EM QUANTO TEMPO ISSO ACONTECE. O Sistema Imunológico humano não apresenta a capacidade de rápida produção. Então o que acontece é que... NÃO DÁ TEMPO de produzir os anticorpos e a pesonha acaba fazendo efeito e levando à morte.

Então, se um dia for picado por cobra, aranha ou escorpião... NÃO TESTE SEU CORPO, ok? Procure a ajuda médica mais próxima!!!

Força Sempre (e cuidado onde pisa!)

2006-09-15 00:53:39 · answer #5 · answered by Gustavo em Fortaleza 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers