Os fosfolipidos na membrana biologica
Os fosfolipidos são os constituintes principais das membranas celulares. Cada membrana é constituida por uma dupla camada fosfolipidica organizada de modo a que as cabeças hidrofílicas fiquem viradas para o lado exterior da membrana e as caudas hidrofóbicas para o interior. Esta organização permite tornar a membrana selectiva pois só atravessam a membrana por difusão simples as substâncias lipossolúveis.
Nas membranas existem vários tipos de fosfolipidos entre eles a fosfatidilserina, a fosfatidiletanolamina, a esfingomielina e a fosfatidilcolina.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fosfol%C3%ADpido"
2006-09-14 16:10:18
·
answer #1
·
answered by Efeoitomeia 4
·
0⤊
0⤋
Vc quis dizer membrana plasmática?
A membrana plasmática, ou membrana celular é composta por uma bicamada fosfolipídica e proteinas, na qual as substâncias podem atravessar, passando do meio extracelular, para o meio intracelular. A função das proteinas é auxiliar no transporte de algumas substâncias hidrossolúveis, que não atravessam a camada lipídica, que por sua vez tem a função de selecionar substâcias lipossolúveis.
2006-09-15 10:49:54
·
answer #2
·
answered by sil 2
·
0⤊
0⤋
Creio que a pergunta refere-se ao modelo membrana biológica animal. Por isso responderei me baseando nisso. A membrana plasmática é formada basicamente, por lipídeos e proteínas. Os lipídeos formam uma dupla camada fluida, onde a sua estrutruta está disposta de forma que a região entre a dupla camada da membrana é hidróbica e as faces interna e externa são hidrofílicas. Nessa bicamada lipídica estão inseridas proteínas que são fundamentais para o funcionamento dessa membrana. A principal função da proteínas é a de selecionar todas as substâncias que entram e saem da célula. Essas proteínas podem estar na forma canais (que irão formar "poros" na membrana capazes de selecionar especificamente as substâncias requeridas), estes incluem os canais de sódio e potássio, Na/K. Existem também outras proteínas de membrana que podem estar presas à membrana por uma região, mas a maior parte pode estar livre dentro ou fora da célula. Essas proteínas são muito importantes para a comunicação dentro ou fora da célula. Elas passarão ou receberão as "ïnformações" necessárias, um exemplo deste tipo de proteína é o glicocálix que fica na região externa da célula.
2006-09-15 07:02:42
·
answer #3
·
answered by Milla R 1
·
0⤊
0⤋
A membrana é uma camada bi-lipidica que contem tb proteínas em sua composição......mas a função de cada coisa vc já tá querendo demais!!
2006-09-15 06:22:41
·
answer #4
·
answered by daniele maria r 1
·
0⤊
0⤋
Não sei se isto ajuda mas aqui vai:
MEMBRANAS BIOLÃGICAS
CaracterÃsticas principais:
Estruturas pequenas, visÃveis detalhadamente apenas em ME e morfologicamente semelhantes. Diferenciam-se na espessura, nas funções e na composição quÃmica. São 3 os tipos:
* Protéica: Possui de 70-80% de proteÃna, portanto, alta funcionalidade. Ex: membranas mitocondrial interna, dos tilacóides e procariontes.
* Plasmática: Possui 50% de lipÃdeos e 50% de proteÃnas. Ex: membrana mitocondrial externa e membranas eucariontes em geral.
* MielÃnica: Possui de 70-80% de lipÃdeos e são estruturalmente resistentes. Ex: bainha de mielina.
A fluidez destas membranas decorre da composição lipÃdica e foi evidenciada experimentalmente por difusão celular e capeamento de receptores. Esta caracterÃstica garante altos dinamismo e desempenho de funções, e existe por possuir alta concentração de agentes insaturados. Ainda, uma membrana será tanto mais fluida quanto maior for a temperatura e quanto menor for a concentração de colesterol.
Membranas biológicas possuem assimetria quÃmica – com diferentes tipos e porcentagens de lipÃdeos, com proteÃnas periféricas só na face P e com glÃcÃdeos só na face E – e assimetria fÃsica – com diferentes atividades enzimáticas entre as duas faces.
Movimentos:
As proteÃnas e os lipÃdeos difundem-se lateralmente e rotacionalmente. Estes, ainda, realizam flexão de cauda e "flip-flop".
Funções principais:
Delimitação e proteção celular, compartimentalização – o que aumenta a funcionalidade – enzimática, adesiva, comunicação celular – por nexos ou gap junctions, por sinais quÃmicos e por receptores – e antigênica. Como exemplo de atividade antigênica pode-se citar o Complexo Maior de Histocompatibilidade (MHC), que agrupa o AntÃgeno de Histocompatibilidade (HCA), e é o responsável pelo sucesso em transplantes; ainda, as proteÃnas integrais (glicopriteÃnas) e os glicoesfingolipÃdeos (glicolipÃdeos) são determinantes antigênicos de superfÃcie, como no sistema ABO.
Glicocálix:
à uma estrutura das células animais, de espessura variável. Possuem 2 tipos de constituintes:
* Variáveis: como as glicoproteÃnas e as glicosaminoglicanas, que são primeiramente secretadas pela membrana e depois aderidas por ela;
* Constante: como a porção glicÃdica de glicoproteÃnas e glicolipÃdeos.
Suas principais funções são de proteção, barreira de difusão, enzimática, antigênica – só a porção constante – adesiva, inibição por contato, reconhecimento celular e definição de um ambiente especial, com pH, força iônica e carga elétrica próprios. Uma aplicação prática desta função seria a proteção contra certos tipos de vÃrus. Tanto alguns vÃrus quanto o ác. siálico ou N-acetil-neuramÃnico (presente em certos glicocálix) possuem carga negativa, ocorrendo, assim, repulsão entre eles.
Espero ter ajudado...:D
2006-09-14 23:18:47
·
answer #5
·
answered by Fénix 5
·
0⤊
0⤋
Vai estudar rapaiz....ta querendo que a gente faça seu trabalho pra vc?????
Pesquisa ai...vai na biblioteca da sua escola....
A resposta é....eu não sei....
Mas vo anota sua pergunata em um papel ir na biblioteca da universidade e procurar saber....mas não vo escrever aqui pra vc!!!!!
Mofa!!!!
E se isso e uma pergunta...a resposta é .....não
não quero descrever nada
2006-09-14 23:16:04
·
answer #6
·
answered by Milton Deus 1
·
0⤊
0⤋
não é melhor vc pegar um livro e estudar???/
2006-09-14 23:06:13
·
answer #7
·
answered by Andrea C. 2
·
0⤊
0⤋