Isso começou no governo do FHC. Acho que foi o Banco Mundial que estabeleceu, entre outras coisas, um plano de metas para a educação brasileira, no sentido de melhorar o IDH (índice de desenvolvimento humano). Só assim eles liberariam empréstimos que, na época, o governo tanto precisava.
Qual a solução encontrada? Maquear os dados e resultados. De que forma? Progressão automática... só dessa forma o número de alunos reprovados diminuiria e, com isso, aumentaria o número de vagas nas escolas, e de reboque, aumentaria o número de crianças matriculadas.
Coisa de gênio! Bastou esperar um ano e os resultados apareceram, maravilhosos!!! e choveu dinheiro nas contas do governo.
Mas e o resultado? Bom, o resultado é o próprio tema da pergunta.
Pra melhorar, a primeira coisa é voltar a ser como antes: reprova mesmo! depois, investir na educação com seriedade, com requalificação de professores, escolas mais bem equipadas e.... muita boa vontade.
2006-09-14 15:19:08
·
answer #1
·
answered by Mauricio 4
·
1⤊
0⤋
A educação é o inicio de tudo nesse país! O sistema quer que sejamos todos burros, pois acesso á educação, nos fará pensar de forma mais ampla. Mas pra completar o desastre, os alunos se comportam do geito que o "sistema" quer: discutem c/ professores, colocam pés na carteira, não buscam conhecimento, não se preocupam c/ o amanhã. Qd eu tava estudando, escutava o pessoal comenter que só queria ter o histórico na mão p/ conseguir "emprego"...que emprego...tenho o segundo grau, fiz curso de informática por 1 ano e meio, cursos complementares...nunca me serviu de nada....sempre trabalhei como "doméstica"...hoje em dia o "mínimo" que precisamos é de um curso superior p/ podermos entrar no mercado de trabalho.
2006-09-14 22:09:02
·
answer #2
·
answered by Soraia 2
·
1⤊
0⤋
Agora imagina esse aluno que "conseguiu" terminar o ensino fundamental sem saber ler e escrever, foi para o ensino médio que conseguiu concluir aos trancos e barrancos e entrou numa Universidade com ajuda das "quotas" para alunos de escolas públicas e conseguiu terminar o ensino superior com pouco aproveitamento....
E não é só no Rio de Janeiro, não, é no Brasil todo. É lá em Brasília tem o Ministério da Educação. Sinceramente, eu achava que esse Ministério estava lá para ver essas coisas, mas parece que não...
2006-09-15 06:50:08
·
answer #3
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
Concordo com o Maurício, e só vou completar que o governo, diferentemente do que aprendemos nas antigas aulas de Educação Moral e Cívica que diziam que o governo é pelo povo e para o povo, eu retifico que o governo é para as estatísticas, o ser humano é secundário.
2006-09-14 23:51:54
·
answer #4
·
answered by Sandra Oliveira 3
·
0⤊
0⤋
Desde pequeno eu ouço dizer que não é interesse dos governantes ter pessoas estudadas no país. E é verdade. Pois a cada ano que passa, menos se aprende.
Só que a culpa também é da gente, que ao invés de exigir um ensino de qualidade, fica apenas no comodismo. O aluno finge que aprende e o que se aprende é querer fazer as coisas pelo método mais "fácil". Na verdade ele engana a si mesmo.
A educação deve se começar do "berço", ou seja, um aluno muito bem preparado nas primeiras séries do ensino fundamental, certamente será bem preparado nas demais séries. Só que não basta apenas cobrarem dos professores. Os pais devem fazer a parte deles também. Não adianta apenas criticar os professores ou deixar tudo nas mãos deles.
Muitos não querem assumir responsabilidades que seriam obrigação deles, e é por isso que o aluno cresce despreparado para a vida. Quer um exemplo? Me diga se hj um aluno sabe dividir na chave? Ninguém mais quer saber. Prefere usar a calculadora. E a culpa é de quem?
Então, se um aluno está despreparado, ele certamente vai ter problemas no futuro.
2006-09-14 22:49:22
·
answer #5
·
answered by Dudu 4
·
0⤊
0⤋
Jamais imaginei que uma pergunta como essa fosse aparecer por aqui... pois é, você acaba de tocar em uma ferida profunda de nossa sociedade.
Para melhorar a escola pública desse país é necessário o trabalho municipal e federal em conjunto, pois melhorar ensino médio apenas não basta, é necessário que as crianças tenham uma educação fundamental sólida e bem estruturada, além disso, se nós entrarmos na questão salarial e de incentivo dos professores, a história fica ainda mais complexa.
A questão é, sem uma boa base, esse tipo de situação nunca vai mudar, muito pelo contrário, ela tende a piorar muito nos próximos anos. Se o governo não abrir logo o olho, pode ter certeza meu amigo, em alguns anos só haverão alunos cursando a 8° série, pela quarta ou quinta vez!
2006-09-14 22:34:05
·
answer #6
·
answered by karlinhavit 2
·
0⤊
0⤋
As políticas públicas tem que investir na educação básica de 1ª a 8ª séries, as empresas, a sociedade civil, as igrejas...associações, sindicatos...todos de modo geral, precisam abraçar a idéia da importância da aquisição dos conhecimentos...
A quem interessa a ignorância de nosso povo???
2006-09-14 22:22:03
·
answer #7
·
answered by cida moura 4
·
0⤊
0⤋
É complicado mesmo, o estado tem q investir na qualificação dos professores primarios para evitar isso. A midia também poderia ajudar, mas a tv parece estar interessada apenas em vender novela. Recuperar estes alunos requer muito esforco deles e uma equipe dedicada. aprovar sem qualificação não é solução, é apenas empurrar o problema com a barriga. Talvez um exame de qualificação para entrar no ensino média, ajuda-se a filtrar estes alunos, e aqueles que realmente quiserem, vao ter de correr atraz... mas isso só iria por o funil mais adiantado...
2006-09-14 22:09:27
·
answer #8
·
answered by R2-D2 3
·
0⤊
0⤋
Eles adotaram um método de não reprovar aluno ara não fechar as escolas
2006-09-14 22:09:24
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
eles entram e saem da escola e vão pras faculdade pagas sem saberem nada.só querem o diploma.
2006-09-14 22:06:16
·
answer #10
·
answered by anilosi 3
·
0⤊
0⤋