Autoria de Daniel Christianini Nery (colunista)
Toda época de eleição é a mesma coisa! O leitor, assim como eu, já deve estar cansado de receber e-mails com a seguinte informação: “se todos votarem nulo, a eleição será anulada, nenhum candidato atingiria maioria de votos e representatividade suficiente. Nesta hipótese, seria realizada nova eleição, com novos candidatos”. Isso é verdade? De onde surgiu esta idéia? O que a lei diz a respeito?
Também são encontradas variações do mesmo discurso, inclusive em sites da internet, indicando que “a diferença entre voto branco e voto nulo é que, caso haja 50% de votos nulos, a eleição seria anulada”. Um terceiro boato, desta vez sobre votos em branco, indica que se o eleitor “votar em branco, seus votos serão computados para o partido com maior número de votos até o momento e, por este motivo, votar em branco seria aceitar as coisas como estão”.
Todavia, estes e-mails não passam de enormes ***BOATOS***, verdadeiras lendas urbanas, interpretações equivocadas e antigas da lei eleitoral. Neste caso específico, foi necessária a recente manifestação do Ministro Marco Aurélio, na função de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no sentido de desmentir os boatos acima transcritos. A seguir, serão feitas breves explicações sobre o voto nulo, o voto em branco e suas conseqüências nas eleições.
quem desejar continuar lendo:
2006-09-14 13:42:26
·
answer #1
·
answered by YR LIXO!!!! 4
·
0⤊
0⤋
Gostaria de pensar como você, mas não consigo, pois só o nome de nulo me diz que não devo fazer isto.
2006-09-14 13:32:30
·
answer #2
·
answered by gil 5
·
2⤊
0⤋
É isso aí!!!
2006-09-18 13:29:53
·
answer #3
·
answered by regina o 7
·
0⤊
0⤋
Voto nulo é coisa de gente no mínimo preguiçosa e indolente.
2006-09-17 22:53:33
·
answer #4
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋
Porque não é.
Infelizmente, não é a solução.
A solução da crise política é educação, informação, instrunção.
Só assim todos poderão fazer um julgamento sensato dos seus governantes.
2006-09-14 14:08:06
·
answer #5
·
answered by Renato 1
·
0⤊
0⤋
Caro(a) Apoena,
Você está redondamente enganado(a)!!! Voto nulo não é solução para a crise política, pois quantos mais votos nulos tiverem MENOS VOTOS O CORRUPTO VAI PRECISAR PARA SE ELEGER, POIS APENAS OS VOTOS VÁLIDOS SÃO CONTADOS.
Só pra exemplicar: se o total de eleitores fossem 100, o canditado a presidente precisaria de pelo menos 50 votos para se eleger. Se desses 100 eleitores, 50 anulaem o voto, o candidato a presidente vai precisar dó de 25 votos para se eleger, POIS SOMENTE SÃO CONTADOS OS VOTOS VÁLIDOS!!!
PORTANTO, NADA DE ANULAR O VOTO!!!!
2006-09-14 13:45:32
·
answer #6
·
answered by Malukinho©® 4
·
0⤊
0⤋
Eu até concordaria com o voto nulo, se ele realmente mudasse alguma coisa, a não ser demonstrar o descontentamento do povo com a classe política. Como em nosso sistema eleitoral o político de elege com os votos válidos, e mesmo que os votos nulos sejam 99% do total não anulam a eleição (consulta feita ao T.S.E. esta semana, divulgada pela Folha de São Paulo), eles se elegeriam com os próprios votos e de seus familiares. Se pelo contrário ,fosse feita um reforma eleitoral com o fim do voto obrigatório e o crime político fosse tratado como hediondo, julgado pela justiça comum, acredito que muita coisa mudaria no País.
2006-09-14 13:44:39
·
answer #7
·
answered by Clelio Medeiros 4
·
0⤊
0⤋
melhor que voto nulo é o não comparecimento para votar.
poderiamos todos fazer uma greve geral de votos, é simples basta viajar no dia da eleção assim vc só justifica.
2006-09-14 13:40:47
·
answer #8
·
answered by nosrefejue 3
·
0⤊
0⤋
Voto nulo é uma besteira.
Voto não e o lugar pra mostrar esse tipo de "pseudo-anarquia" e revolta. É um protesto sem sentido
2006-09-14 13:39:55
·
answer #9
·
answered by Thiago BFM 2
·
0⤊
0⤋
Simples: porque não é!
2006-09-14 13:36:28
·
answer #10
·
answered by Anna 7
·
0⤊
0⤋
Na disputa presidencial, todo o jogo sujo da direita neoliberal, que cinicamente se travestiu de vestal da ética para atacar o atual governo, não trouxe os resultados esperados. Na pesquisa espontânea, que revela a maior consistência do eleitorado, o presidente bate recordes de preferência; a aprovação do seu governo também é recordista e a sua taxa de rejeição diminui a cada sondagem. Já o candidato da oposição liberal-conservadora, o tucano Geraldo Alckmin, não consegue alçar vôo e está há semanas estagnado; e a candidata Heloisa Helena, que poderia dar algum fôlego para o segundo turno, agora dá sinais que atingiu o topo e começa a declinar.
Diante do fracasso iminente, vários integrantes do comando de campanha do direitista Geraldo Alckmin já jogaram a toalha, reconhecendo a fragorosa derrota. A cizânia contamina o bloco liberal-conservador, com vários candidatos aos cargos estaduais se recusando a dar palanque para o presidenciável tucano ou a incluí-lo em seus programas de rádio e televisão. Muitos até já mudaram de lado, tentando aparecer junto ao carismático Lula. No desespero, o ex-presidente FHC mostra toda sua empáfia arrogante e autoritária, recomendando que se baixe ainda mais o nível da campanha – “o povo quer sangue” – e afirmando que o país precisa de “um novo Lacerda”, ressuscitando o golpista que se jactava do suicídio de Getúlio Vargas e do golpe militar contra João Goulart. Por sua retórica raivosa e preconceituosa, a direita neoliberal ainda não desistiu e tentará novos golpes, mas tudo indica que a batalha presidencial já está decidida
2006-09-14 13:33:06
·
answer #11
·
answered by marina sousa s 4
·
1⤊
1⤋