O normal eh ter 100.
Abaixo disso, a pessoa eh considerada intelectualmente baixa.
Acima, mais de 130, um intelectual bom.
Acima de 150, sao raros, mas existem.
2006-09-14 20:31:34
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Por meio d testes.. q nem sempre dizem mtu hehe
Há alguns anos vem sendo discutida a validade dos testes de QI (testes psicométricos) na medição da inteligência como um todo.
Segundo Gardner, existem pelo menos 8 tipos de inteligências: lingüística, corporal / cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista, musical, espacial e lógico-matemática.
Muitos dos que não aceitam os testes de QI como válidos, defendem a tese de que somente a inteligência lógico-matemática é verificada, em detrimento dos outros tipos.
Porém, cada vez mais especialistas, atualmente, estão percebendo através de seus estudos, que há uma forte correlação entre os diversos tipos de inteligência. Assim, alguém que possua muita inteligência interpessoal, por exemplo, tem uma grande chance de possuir também uma boa inteligência lingüística, cinestésica, etc.
Em outras palavras, os estudos parecem estar revelando que um tipo de inteligência leva à outra, e que nem mesmo há uma distinção clara de onde uma começa e a outra termina.
Vemos, portanto, que os testes de QI, apesar de concentrarem-se em alguns tipos de inteligência, acabam dando pistas a respeito dos outros, medindo de maneira suficientemente eficaz a inteligência como um todo.
Podemos afirmar, também, que estão equivocados aqueles que dizem que uma pessoa utiliza-se apenas da inteligência lógico-matemática para resolver um teste de QI. Pode ser que seja assim para uns poucos testes cronometrados, mas os verdadeiros desafios dos grandes testes vão além e exploram de maneira muito aprofundada também as inteligências lingüística, intrapessoal, espacial e interpessoal, dentre outras.
Sabemos que os testes cronometrados, como o Raven, D70, Catell etc. são relativamente precisos para medir QI´s até um teto de 150, aproximadamente. Acima disso, os testes sem limite de tempo são mais indicados, e é aí que os grandes desafios surgem.
Um belíssimo exemplo de teste sem limite de tempo, com teto avaliado em 244 (sd16- p-QI) é o Sigma Teste, desenvolvido por Hindemburg Melão Jr.
Este teste é um desafio que todos deveriam experimentar, pois ao terminá-lo, certamente, você verá que as suas noções de lógica, linguagem e capacidade de enfrentar problemas estarão muito melhores que quando você começou.
Existem outros testes, alguns mais fáceis e outros muito mais difíceis, como o Sigma Teste VI, o teste Mega, o teste Titan, e outros.
Os testes de QI, portanto, são excelentes fontes de auto-conhecimento e oportunidades de se desenvolver capacidades de uma forma divertida, experimental e incrivelmente eficiente.
Um texto interessante sobre o assunto (em inglês) está em http://www.angelfire.com/home/sesquiq/iq.html.
2006-09-14 20:16:15
·
answer #7
·
answered by Gabi 5
·
0⤊
0⤋