OAB: "pesquisas enganosas violentaram a livre manifestação do voto"
"A utilização de pesquisas eleitorais como instrumento de publicidade enganosa em proveito de qualquer candidato, por violentar a livre manifestação do voto, representa um desserviço à plenitude democrática do Estado brasileiro", afirma a OAB na Declaração de Porto Alegre
A fraude das pesquisas eleitorais marcou as discussões do encontro de presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, realizado em Porto Alegre, entre os dias 7 e 9 de outubro. Na Declaração de Porto Alegre, documento emitido pela OAB nacional e todas as regionais, os advogados declaram: "A utilização de pesquisas eleitorais como instrumento de publicidade enganosa em proveito de qualquer candidato, por violentar a livre manifestação do voto, representa um desserviço à plenitude democrática do Estado brasileiro".
A OAB declarou ainda que, "A manipulação das pesquisas eleitorais e sua influência negativa junto ao eleitorado brasileiro representa, no momento, a principal preocupação da OAB".
"As pesquisas eleitorais influenciam o eleitor na medida em que não há mais debate político no Brasil. O voto é decidido puramente embasado nos resultados obtidos pelas pesquisas e aí ela se torna um instrumento da eleição", declarou o presidente nacional da OAB, Dr. Reginaldo de Castro.
Para ele, "a população precisa saber ler as pesquisas. Precisam ser amplamente divulgados as suas ressalvas, a sua margem de erro. É preciso ter conhecimento por parte da sociedade de todo o seu mecanismo de funcionamento, quem foi pesquisado, onde ela foi aplicada, ou seja, a sociedade precisa saber que a forma como as pesquisas são apresentadas hoje podem levar o eleitorado a conclusões possivelmente falsas sobre quem realmente é o favorito a ganhar a eleição, como aconteceu aqui em Brasília, em que o candidato apontado pelas pesquisas como favorito chegou em 2º lugar na votação".
A OAB condenou ainda a postura do governo federal de governar por decretos e ferir a constituição: "A crise financeira mundial não pode servir de justificativa para o retrocesso nos critérios democráticos de legislação, com o uso inconstitucional de medidas provisórias e sacrifícios desnecessários ao povo brasileiro, com proveito dos especuladores nacionais e internacionais".
MARIANA GIORGION
Senador Jefferson Péres: "Os institutos de pesquisa estão desmoralizados"
"Os institutos de pesquisa se autopuniram, pois estão desmoralizados", declarou o senador Jefferson Péres (PSDB-AM), sobre o processo eleitoral fraudulento provocado pelas pesquisas.
"As pesquisas no Amazonas nunca mais serão usadas para esmagar adversários com alguns meses de antecedência, porque simplesmente caíram no descrédito. Hoje o povo acha graça de pesquisas no Amazonas. Aliás, isso já ocorria antes da eleição; agora virou piada".
Jefferson Péres exemplificou a manipulação e fraude das pesquisas eleitorais através de sua própria candidatura: "No meu Estado as pesquisas são mal feitas, elas têm um histórico de erros. Na minha própria eleição, em 1994, colocavam-me, sistematicamente, na última pesquisa, às vésperas da eleição, em quarto lugar. No entanto, fui o primeiro mais votado em Manaus e o segundo em todo o Estado. É impossível que, na última semana, eu tivesse ultrapassado os outros dois candidatos. Não aconteceu isso. Nunca estive em quarto lugar, esta é que é a verdade".
"Agora, nesta eleição, davam sistematicamente o Governador Amazonino Mendes e o seu companheiro de chapa para o Senado com 18 a 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado - isso ocorreu na última pesquisa. Terminaram com 3 pontos percentuais apenas. É impossível um erro como esse. Há algo errado com os institutos de pesquisa".
O senador afirmou que "Algumas pesquisas matam candidaturas no nascedouro. Até mesmo dentro dos partidos".
2006-09-14 12:49:31
·
answer #1
·
answered by Gilberto M 3
·
0⤊
0⤋
fikei com preguiça de ler tudo, mas to respondendo pq vale ponto
2006-09-18 14:00:30
·
answer #2
·
answered by Mariana R 2
·
0⤊
0⤋
Fátima, acho que politica é um assundo tào chato, diante desse impasse ficarai dificil acertar isso pro aqui. A idade tb é comprometida, tem muitos jovens que nada podem dizer sobre isso......
2006-09-15 17:22:46
·
answer #3
·
answered by ☼ Lua Prateada® ☼ 7
·
0⤊
0⤋
Segundo os institutos de pesquisas, os índices de aprovação de Lula e Alckmin variam de acordo com classe social, região do Brasil, escolaridade, e alguns outros fatores de que não me lembro. O público da internet com certeza é variado, mas está todo concentrado na região sudeste, e mesmo assim representa uma pequena camada da população desta.. Então não tem como você querer provar alguma coisa por aqui.
E os institutos de pesquisas têm sim estes dados, e os divulgam. São as emissoras de TV e os jornais impressos que fazem o desfavor de interpretar esses números, suprimindo informações ao bel-prazer de seus editores, definindo em nosso lugar a que devemos dar importância ou não.
2006-09-14 19:19:21
·
answer #4
·
answered by Patty Valiño 2
·
0⤊
0⤋
A Globo e toda a mídia estão NOVAMENTE contra Lula e o PT! Só não vê quem não quer ou quem teve o cérebro lavado! e O Lula resolve, assim como sempre faz! Viva e verás!
e Vai sim! Mas depois de __500 ANOS__ de atraso e governos incompetentes, temos que ter um pouco de paciência, pois para Lula NADA É IMPOSSÍVEL, O MILAGRE É QUE DEMORA... UM POUQUINHO!!! ___-->>O Lula é um vencedor, seja o q der no 1º de outubro! Ele saiu da miséria e hoje é um Estadista, premiado pela ONU e reconhecido no mundo inteiro, além de ter a confiança de 50% dos Brasileiros! e Você sabia que o geraaaaaaaaaldo barrou 69 CPIs em SP? Que deu dinheiro público para amigos e aliados através de verbas de publicidade, da Nossa (delles) Caixa e outros? Que deu milhares de reais de dinheiro publico para seu "a c.u. pum turista", o chinês Jia, que emprega seu filho, ou seja, mantém o filho do alckmierdas com dinheiro público/nosso? Que o alckmierdas comprou 400 fornos e entregaram 200? Que a mulher do alckmierdas - Rei Mierdas, onde tudo que toca vira BOST* e o Povo NÃO gosta, 'ganhou' 400 vestidos e elle não sabia e nunca viu? (claro que o corn...é sempre o último a 'não' saber, mas 400???), você sabia que a filha do alckmierdas é gerente da maior quadrilha de contrabandistas do Brasil, a DASLU? E muito, mas muito mais??? O PCC é cria do rei alckmierdas e pode passar a ser de todos os brasileiros caso essa mala vença...
Tem um dosiiê em:
http://www.informante.net/#cena_1..........
2006-09-14 19:16:53
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Qualquer dia desses vou surtar. Cada vez mais acho que nosso país está destinado ao fracasso.
Infelizmente, tenho observado muita gente mudando de idéia em relação ao voto porque "ja está perdido mesmo".
Então, se compram pesquisas, não fazem isso só para ficar "bem na fita". E por incrível que pareça, é mesmo só uma pequena parcela da população que tem acesso fácil a uma boa fonte de informação.
2006-09-14 19:13:34
·
answer #6
·
answered by La princesse de Clèves 2
·
0⤊
0⤋
Bem...... ja vimos que aqui no yahoo respostas só tem gente inteligente.
Que não faz da urna pinico.
O negócio e bola pra frente e responder perguntas.
um abraço
2006-09-14 19:12:59
·
answer #7
·
answered by Didão-Ro 6
·
0⤊
0⤋
A internet é um poço sem fundo repleto de mentiras.
2006-09-14 19:12:20
·
answer #8
·
answered by HELLBOY 4
·
0⤊
0⤋
Tudo eh simples. Ha pouco tempo, divulgou-se que nas classes mais ricas, o Lula perde.
Assim, tambem, quem tem computador sao as pessoas mais ricas do Brasil (rsssss....)
Voce pode pensar que nao, mas.. veja quanta gente que nem pode comprar um!
2006-09-14 19:11:18
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não porque aqui ninguem mais aguenta politica..vao te responder crianças...e gente que não está afim...e outros que vão responder bobagens....não é uma pesquisa confiavel
2006-09-14 19:09:54
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋