English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-14 10:07:07 · 23 respostas · perguntado por tatita 1 em Ciências e Matemática Ciências da Terra

23 respostas

O Brasil está localizado bem encima de uma placa gigantesca, e o que provoca terremotos e abalos cismicos é justamente o choque entre estas placas. O que eventualmente sentimos são pequenos abalos. Todavia não estamos "totalmente" livre de um evento assim.

2006-09-14 10:10:46 · answer #1 · answered by Antonio 6 · 0 1

Devido ao tamanho de nossas placas tectonicas e a distancia entre elas, já que o terremoto tem como causas:

# erupções
# choques entres placas tectonicas

Mas vale resaltar que no brasil, ocorre terremotos, mas sendo que a maioria tem baixo nivel de vibração, fica entre 1 e 3 em escala.

2006-09-14 10:12:58 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

O Brasil está localizado bem em cima de uma placa gigantesca, e o que provoca terremotos e abalos cismicos é justamente o choque entre estas placas. O que eventualmente sentimos são pequenos abalos. Todavia não estamos "totalmente" livre de um evento assim

2014-05-21 12:40:29 · answer #3 · answered by Mary 7 · 0 0

Graças a Deus, que nos deu placas tectonicas sólidas, por ocasião da era glacial. Deve-se ao fato de também não termos vulcões em atividade

2006-09-15 01:36:16 · answer #4 · answered by Mideosam 4 · 0 0

Sismicidade Brasileira

A idéia propagada por muito tempo de um Brasil essencialmente estável, livre da ocorrência de terremotos é errônea. A sismicidade brasileira é modesta se comparada a da região andina, mas é significativa porque aqui já ocorreram vários tremores com magnitude acima de 5,0 indicando que o risco sísmico em nosso país não pode ser simplesmente ignorado.
Dezenas de relatos históricos sobre abalos de terra sentidos em diferentes pontos do país e eventos como o do Ceará (1980/mb=5.2) e a atividade de João Câmara,RN (1986/mb=5.1) mostram que os sismos podem trazer danos materiais, ocasionar transtornos à população e chegar, em alguns casos, a levar pânico incontrolável às pessoas.

Afortunadamente, tremores maiores como o de Mato Grosso (1955/mb=6.6), litoral do Espirito Santo (1955/mb=6.3) e Amazonas (1983/mb=5.5) ocorreram em áreas desabitadas.

Mas os terremotos podem surgir a qualquer momento e em qualquer lugar. Assim, não é impossível que algum dia um sismo de conseqüências graves acabe por atingir uma cidade brasileira. A sismologia ainda não consegue predizer com sucesso os terremotos, eles podem acontecer a qualquer hora e lugar.

Por que são poucos e normalmente pequenos os tremores de terra no Brasil
A teoria da Tectônica de Placas ensina que as regiões onde acontecem mais terremotos correspondem as bordas ou limites das placas e, no interior das mesmas, a sismicidade é relativamente mais branda, porque o acúmulo de esforços, que acaba produzindo o terremoto ocorre de forma mais lenta. Neste contexto, o Brasil teve a “sorte” de situar-se praticamente no interior da Placa Sul-Americana, distante de seus bordes leste e oeste, respectivamente representados pela Cadeia Meso-Atlântica e a zona de subducção da faixa andina.
Comparativamente, o Acre é o estado que apresenta o maior nível de atividade, tanto em número quanto no tamanho dos sismos, mas sua origem é distinta da sismicidade do restante do país. Para explicar este fato é preciso considerar que, o movimento relativo entre a Placa de Nazca, que mergulha por debaixo da Placa Sul-Americana, produz constantes terremotos cujos focos vão se aprofundando da costa do Pacífico, em direção ao interior do continente (veja o texto sobre Tectônica de Placas). Na área correspondente ao limite entre o Perú e o estado do Acre, os terremotos acontecem a grandes profundidades e, mesmo os de maiores magnitudes, têm seus efeitos na superfície do terreno.

A grande parte dos sismos brasileiros é de pequena magnitude ( 4.5). Comumente eles ocorrem a baixa profundidade ( 30 km) e, por isso, são sentidos até poucos quilômetros do epicentro. Este é, quase sempre, o padrão de sismicidade esperado para regiões de interior de placas. No entanto, a história tem mostrado que, mesmo nestas “regiões tranquilas”, podem acontecer grandes terremotos. O leste dos Estados Unidos, com nível de atividade sísmica equivalente a do Brasil, foi surpreendido, no século passado, pela ocorrência de super-terremotos com magnitudes em torno de 8.0.

É preciso investigar regiões intra-placas com maior detalhe em nível global. Pouco se sabe, ainda, sobre o estado de esforços nestas áreas. Considerando que nelas, são mais longos os períodos de recorrência de grandes terremotos, as regiões intra-placas se tornam, também, áreas potencialmente perigosas para sismos catastróficos.

2006-09-15 01:25:37 · answer #5 · answered by astrorei, carioca e busólogo 6 · 0 0

Basicamente, porque fica no centro de uma placa tectônica, que fica "boiando" sobre um mar de lava. As placas se movimentam, mergulhando ou ou se elevando nesse "mar". Esses movimentos causam as falhas tectônicas, nas quais acontecem os terremotos, em profundidades variáveis. A borda ocidental de nossa placa fica na região dos Andes, onde a atividade sísmica é intensa. Reflexos dessa atividade são observados bem a Leste, no litoral brasileiro, o qual também tem uma minúscula atividade sísmica própria.

2006-09-14 14:23:16 · answer #6 · answered by Elcio 1 · 0 0

Pq não estamos em uma região formada por placas tectônicas...

Os terremotos ocorrem qdo as placas tectônicas se movem...

2006-09-14 11:08:30 · answer #7 · answered by Tati 5 · 0 0

Vc ainda quer mais desgraças para o Brasil, já não chega não?

2006-09-14 10:25:12 · answer #8 · answered by Renato M 3 · 0 0

(México), lo que pasa es que tu pais se encuentra en una gran placa de tierra firme, si hay temblores pero en una escala inferior, en cambio aca en México, estamos en una zona donde las placas (tectonicas), se unen dando como resultado movimientos teluricos muy grandes y da miedo

2006-09-14 10:17:43 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Pq no interior da Terra, no centro mesmo, existem placas, qse movem de acordo com um determinado padrão.
O Brasil se encontra no centro de uma placa solitaria.
Enquanto o Japão por exemplo se encontra na junção de 2 dessas placas...

pelo menos foi isso q aprendi na 8ª serie...
ah uns 5 anos atras....

2006-09-14 10:12:33 · answer #10 · answered by Patthy 1 · 0 0

Não temos terremotos com tanta frequencia e nem de intensidade grande, mas temos sim... Estamos longe das falhas das placas tectônicas. Estamos mesmo em terra firme!!!
Alguns pesquisadores afirmam que pode vir a ocorrer terremotos de alta intensidade se houverem rachaduras nas placas tectonicas!

2006-09-14 10:12:17 · answer #11 · answered by Branca 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers