English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-14 09:41:15 · 8 respostas · perguntado por Guilherme C 1 em Governo e Política Outras - Governo e Política

8 respostas

Oi Guilherme
Plebiscito vem do latim e significa "manifestação (citare) do povo (plebe)"
Plebiscito é uma tomada de opinião de um povo sobre a sua concordância ou não com um assunto específico.
Num plebiscito você não vota em pessoas, mas em temas. porisso o comum nos plebiscitos é você votar apenas "sim" ou "não" (a favor ou contra).
No plebiscito passado foi assim com a fabricação de armas no Brasil, mas antes dele houve um outro nop qual votamos com três opções de escolha para o sistema de governo que queríamos.
Abs

2006-09-14 10:01:36 · answer #1 · answered by Químico 7 · 0 0

é a forma democratica que o governo federal tem, de jogar nas mãos do povo, uma decisão que não depende de Decreto, medida provisória ou emenda constitucional sem a consulta ao povo. O povoé quem decide. O governo e o con gresso acatam.

2006-09-18 12:43:31 · answer #2 · answered by kekomacdonalds 4 · 0 0

É uma votação, onde as pessoas são consultadas para decidir sobre algo, enquanto eleições, é pra decidir sobre quem irá governar o país.

2006-09-14 16:56:33 · answer #3 · answered by marcia n 2 · 0 0

Plebiscito e Referendo são formas de consulta popular previstas na Constituição Federal. Plebiscito é quando o povo é consultado antes de o governo tomar uma decisão, isto é, o povo é convocado para DECIDIR por uma determinada ação. Exemplo: O Estado do Pará deve ser dividido?
Referendo é também uma consulta ao povo, mas após a DECISÃO do governo, isto é, o governo decide por uma determinada ação e, após, submete tal decisão à população. Cabe ao povo aprovar (referendar) ou rejeitar a decisão do governo. Exemplo: O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?
O plebiscito tem origens na antiga Roma. No século IV antes de Cristo havia, em Roma, dois estamentos sociais que não se mesclavam: o povo, representado pelos patrícios, quais sejam, os supostos descendentes dos fundadores da cidade (daí, patrício ou pai da pátria), e a plebe (do verbo plere, encher, tornar ple-no, com- ple-to), porque esta camada social era de longe a mais numerosa, ao incluir patrícios arruinados ou decaídos, escravos e estrangeiros.

2006-09-14 16:56:02 · answer #4 · answered by Malaquias 4 · 0 0

Conforme o dicionário Aurélio...
Plebiscito:
S. m.
1. Na Roma antiga, decreto do povo reunido em comícios.
2. Modernamente, resolução submetida à apreciação do povo.
3. Voto do povo, por sim ou não, sobre uma proposta que lhe seja apresentada.

2006-09-14 16:50:37 · answer #5 · answered by nani 2 · 0 0

é algo a ser decidido, como uma eleição,mas somente pode ser votado SIM ou NÃO.

2006-09-14 16:48:53 · answer #6 · answered by kerstinneitzke 1 · 0 0

Apesar de por vezes se considerar plebiscito como sendo o mesmo que referendo, a verdade é que os dois conceitos podem significar acções muito diferentes e que podem, por vezes, ter significados opostos. São, contudo, sempre referentes a assuntos de política geral ou local de extrema importância para as pessoas visadas. Assim, de um modo amplo, podemos considerar que são sinónimos. Por outro lado, de um ponto de vista específico, os termos podem apontar para conceitos diferentes, consoante os autores ou o contexto em que são aplicados.

Assim, podemos dizer que plebiscito é uma consulta ao povo antes de uma lei ser constituída, de modo a aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas; o referendo é uma consulta ao povo após a lei ser constituída, em que o povo ratifica a lei ou a rejeita. Maurice Battelli, de facto, define plebiscito como a manifestação directa da vontade do povo que delibera sobre um determinado assunto, enquanto que o referendo seria um acto mais complexo, em que o povo delibera sobre outra deliberação (a do órgão de estado repsectivo).

Por outro lado, há a noção generalizada de que os plebiscitos são uma característica dos governos "cesaristas" onde o povo, pelo voto, delega poderes avultados a uma só personalidade, como aconteceu com o plebiscito constitucional de 1933, em Portugal, em que a sua aceitação pelo povo implicava a concentração de poderes na figura do Presidente do Conselho (António de Oliveira Salazar). De facto, esta é a perspectiva de alguns autores, como León Duguit.

Marcelo Caetano, por exemplo, já definia o referendo como um processo próprio de uma conjuntura governativa instituída, enquanto que o plebiscito seria próprio de tomadas de decisão que visassem alterações profundas na estrutura do regime político governante (em geral, da própria Constituição).

2006-09-14 16:45:04 · answer #7 · answered by Keka 2 · 0 0

Plebiscito. Tipo de consulta à população sobre um determinado assunto.
Atualmente, no Brasil, são convocados pelo Congresso Nacional os plebiscitos para as questões que não podem ser resolvidas somente pelos congressos ou senados, sendo estas: alterações territoriais de estados ou municípios, a forma e o sistema de governo, entre outros.

Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil passou por apenas um plebiscito, em 21 de abril de 1993, no qual se decidiu o regime e o sistema de governo (monarquia parlamentar ou república; parlamentarismo ou presidencialismo). Na ocasião, a maior parte do povo brasileiro optou por manter o regime republicano e o sistema presidencialista.

2006-09-14 16:42:46 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers