English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-14 08:19:08 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Entretenimento e Música Música

4 respostas

EDGAR ALLAN POE

O autor de Manuscrito Encontrado numa Garrafa morreu aos 40 anos, em 7 de outubro de 1849 – e o seu último suspiro, século e meio adiante, ainda vem fascinando tanto seus admiradores quanto seus detratores.

Célebre por seus contos góticos, seus poemas sombrios e suas narrativas arrepiantes, o escritor norte-americano Edgar Allan Poe tornou-se, 150 anos atrás, o autor involuntário de uma das maiores fabulações de todos os tempos: as circunstâncias que levaram a sua própria morte e o que se especulou sobre elas.

De tempos em tempos, pipocam novas teses sobre o misterioso fim do escritor. E são artigos sérios, de pretensão científica, publicados em revistas médicas. Inspirados pelos parcos relatos dos contemporâneos de Edgar Allan Poe, médicos, pesquisadores e críticos literários promovem uma espécie de autópsia permanente. A cada nova tese, tem correspondido uma antítese.

No que todos os estudiosos parecem concordar é que Edgar Allan Poe morreu em alguma hora, erma e sombria, depois das três da madrugada e com certeza antes das cinco. Todos assentem igualmente que, quatro dias antes de sua morte , o escritor foi recolhido de uma sarjeta, numa rua malvista, na cidade de Baltimore.

Estava pálido e trêmulo. Internado no W. College Hospital, passaria a maior parte dos seus dias derradeiros num estado de semiconsciência. Tinha febre, espasmos e delírios. Chamava continuamente por um tal de “Reynolds”, que até hoje ninguém conseguiu apontar quem fosse. A sua frase final teria sido um apelo às hostes celestiais:

– Lord help my poor soul. ( Senhor, ajude minha pobre alma. )

A tese mais popular é de que tudo foi efeito do álcool – o próprio Poe nunca escondeu o seu gosto pela bebida. A maioria dos biógrafos conta também que, no dia em que o escritor apareceu na sarjeta, havia transcorrido uma das mais fraudulentas eleições da história de Baltimore, com muita pancadaria. Poe teria sido uma das vítimas. Ele sofreria ainda de tuberculose, ou epilepsia, ou diabetes, ou teria uma lesão cerebral, algum mal no coração, ou uma combinação disso tudo.

Todas essas hipóteses talvez configurem apenas, ou sobretudo, uma tentativa de riscar um paralelo entre a produção literária de Poe – tão perturbadora, tão cheia de elementos sobrenaturais, corvos hieráticos, amores perdidos – e sua própria vida (morte, no caso).

2006-09-14 08:27:44 · answer #1 · answered by Zoing 5 · 1 0

UM ESCRITOR

2006-09-14 08:21:09 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Era um escritor de contos de terror.

2006-09-14 08:21:08 · answer #3 · answered by wileao 6 · 1 0

Naum sei!!
o.O
nunk ouvi flar!!!

2006-09-16 09:23:13 · answer #4 · answered by Pαυℓiинα 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers