Eu, Galileu, filho do falecido Vincenzo Galilei, florentino, de setenta anos de idade, intimado pessoalmente à presença deste tribunal e ajoelhado diante de vós, Eminentíssimos e Reverendíssimos Senhores Cardeais Inquisidores-Gerais contra a gravidade herética em toda a comunidade cristã, tendo diante dos olhos e tocando com as mãos os Santos Evangelhos, juro que sempre acreditei, que acredito, e, mercê de Deus, acreditarei no futuro, em tudo quanto é defendido, pregado e ensinado pela Santa Igreja Católica e Apostólica. Mas, considerando que (... ) escrevi e imprimi um livro no qual discuto a nova doutrina (o heliocentrismo) já condenada e aduzo argumentos de grande força em seu favor, sem apresentar nenhuma solução para eles, fui, pelo Santo Oficio, acusado de veementemente suspeito de heresia, isto é, de haver sustentado e acreditado que o Sol está no centro do mundo e imóvel, e que a Terra não está no centro, mas se move; desejando eliminar do espírito de Vossas Eminências e de todos os cristãos fiéis essa veemente suspeita concebida mui justamente contra mim, com sinceridade e fé verdadeira, abjuro, amaldiçôo e detesto os citados erros e heresias, e em geral qualquer outro erro, heresia e seita contrários à Santa Igreja, e juro que no futuro nunca mais direi nem afirmarei, verbalmente nem por escrito, nada que proporcione motivo para tal suspeita a meu respeito."
Era o dia 22 de junho de 1633. Numa sala do convento dominicano de Santa Maria Sopra Minerva, em Roma, encerrava-se um dos episódios mais controvertidos da história: o julgamento de Galileu Galilei pela Santa Inquisição, sua condenação e subseqüente renúncia à crença de que a Terra gira em torno do Sol. Além da retratação, o Tribunal do Santo Oficio impôs a Galileu a pena de prisão domiciliar perpétua e a repetição, semanal, por três anos, dos sete salmos penitenciais.
Lido o veredicto e cumprida a cerimônia de abjuração pública (ao término da qual, segundo contam alguns, Galileu teria murmurado ironicamente: "eppur si muove " - "e, no entanto, ela se move"), o sábio recolheu-se à residência do grão-duque da Toscana, seu velho amigo, onde começou a cumprir a sentença. Pouco depois, alojou-se por algum tempo no palácio do arcebispo Piccolomini, em Siena, mudando-se finalmente para Florença, onde passaria seus últimos anos de vida.
Este período final foi bastante penoso para o cientista, pois, em 1638, a cegueira total o atingiu. Em carta a um amigo, desabafava seu sofrimento: "Ai de mim! O vosso amigo e servo Galileu tem estado no último mês desesperadamente cego, de modo que este céu, esta Terra, este Universo, que eu, por maravilhosos descobrimentos e claras demonstrações, alarguei cem mil vezes além da crença dos sábios da antigüidade, se reduzem, daqui por diante, para mim, a um diminuto espaço preenchido pelas minhas próprias sensações corpóreas".
2006-09-15 11:43:56
·
answer #1
·
answered by Ivan O 2
·
1⤊
0⤋
Porque ele defendia teses que na época eram contra a igreja católica, suas idéias só foram totalmente aceitas após um movimento chamado ILUMINISMO que quebrou as regras da igreja.
2006-09-14 09:24:07
·
answer #2
·
answered by Branca 1
·
1⤊
0⤋
Michele, ele desafiou o poder, quando provou que a Terra não era o centro do universo. Assim a igreja perderia parte do seu poder, pois as pessoas passaram a não acreditar no poder central da instituição.
2006-09-14 06:40:24
·
answer #3
·
answered by Richardson 3
·
1⤊
0⤋
porque ele fez afirmações científicas no século XVI que contrariavam os dogmas da igreja católica. Nicolau Copérnico, por exemplo, foi perseguido por afirmar que a Terra gira em torno do Sol - e não o contrário, como dizia a tal igreja católica.
2006-09-14 06:02:38
·
answer #4
·
answered by Tiago Aprendiz 1
·
1⤊
0⤋
porque ele discordou da Igreja CAtólica com as suas idéias revolucionárias.
2006-09-14 05:58:18
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Ele dizia que a terra girava ao redor do sol e não o contrário, como acreditavam na época.
2006-09-14 05:57:42
·
answer #6
·
answered by Jonny 3
·
1⤊
0⤋
por dizer que a terra é redonda ,já q a igreja pensava ao contrario.
2006-09-14 05:53:51
·
answer #7
·
answered by ester 2
·
1⤊
0⤋
Galileu Galilei foi ameaçado de morte por afirmar, após seus estudos ,que a terra girava em torno do sol, e não ao contrário, como pregava a Igreja Católica que a terra era o centro do Universo, como sua afirmação foi contrária o que pregava a Igreja, Galileu para não ser punido com a Morte, foi obrigado a negar sua teoria.
2006-09-18 03:34:33
·
answer #8
·
answered by Roberto 2
·
0⤊
0⤋
Pq ele afirmou que a Terra não era o centro do universo, mas sim o sol....
E o pior... que a Terra era redonda....
Cara louco né?
2006-09-14 11:12:17
·
answer #9
·
answered by Tati 5
·
0⤊
0⤋
pois suas teorias, se divergiam com as da igreja.....que era quem tinha o poder naquela epoca.........
2006-09-14 05:53:34
·
answer #10
·
answered by sandrinha 2
·
0⤊
0⤋