English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-14 05:45:47 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Pré-Escola

5 respostas

O lúdico é um dos recursos mais agradáveis, interessantes, atraentes e de resultado imediato para no auxílio à aprendizagem.

A ludicidade pode ser aplicada desde o zero ano até o adulto - não há limites. Tanto na escola como no trabalho. Enfim, em qualquer situação em que se objetive aguçar o desenvolvimento integral ou parcial do indivíduo.

Na escola, é preciso saber a matéria e a faixa etária para se aplicar o brinquedo ou jogo de acordo e, assim obter êxito. O lúdico pode ser encaixado em qualquer atividade. Só depende da criatividade do professor ou da professora. Pode ser: música, poesia com rimas, jogos e brinquedos dos mais variados tipos, historinhas, contos, filmes, recortes, colagens, desenhos, pinturas, dramatização e outros tipos de artes, informática. como eu disse, vale a criatividade.

Faça o plano de aula para obter um resultado positivo. Não se esqueça de avaliar as crianças e o seu desempenho também. junto com o lúdico confirme a aprendizagem com outro tipo de avaliação, dependendo da faixa de idade.

Para Planos de aula, veja: http://www.novaescola.org.br

Espero ter ajudado em alguma coisa. Boa sorte!

Veja também >>

2006-09-16 22:10:59 · answer #1 · answered by aeiou 7 · 0 0

A CAIXA LUDICA, SUGERIDA POR MELANIE KLEIN ABORADA TEMAS DO COTIDIANO DA CRIANÇA, E SERIA INTERESSANTE SE NA SUA CAIXA TIVESSE BRINQUEDOS Q EXPLORASSEM O CAMPO COGNITIVO, EMOCIONAL E MOTOR DA CRIANÇA

2006-09-14 12:49:25 · answer #2 · answered by Val/SP 5 · 1 0

Planejando atividades que contemplem os conteúdos que precisam ser desenvolvidos nessa faixa etária e que sejam interessantes para as crianças. A criança aprende muito por meio das brincadeiras simbólicas: planejar atividades diversificadas, com cantos como: consultório médico, cabeleireiro, mercado, casinha... contribuem no desenvolvimento da comunicação e expressão. Fazer uma lista do que irão comprar no mercado, por exemplo, trabalha a escrita de forma contextualizada e prazerosa para a criança. Os jogos (boliche, basquete, futebol...) ensinam a função dos números de forma divertida, assim como brincadeiras como pular corda, rodas cantadas e parlendas desenvolvem o físico e a socialização das crianças. Tudo, na educação infantil, deve ser proposto considerando os interesses da criança.

2006-09-16 20:13:19 · answer #3 · answered by izadenunes 7 · 0 0

A história através de Teatro de fantoches ou varetas;
Muitas brincadeiras (corre cotia,; estátua ; farão tudo que o mestre mandar?;corda com músicas;etc).
Trabalhar artes , como pintura em guache, colagens, artefatos com sulcatas.

2006-09-14 18:13:22 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

O espaço da pré-escola deve ser um espaço de atividades lúdicas, pois, através destas o educando imagina, fantasia, cria.
Portanto, a brincadeira é uma situação de aprendizagem privilegiada, pois, através dela a criança pode alcançar níveis mais complexos proporcionado pela interação entre os pares, em situações imaginárias e pelas regras estabelecidas.
Através dos jogos as crianças têem a possibilidade de levantar hipóteses, resolver problemas e ir ascendendo, a partir da construção de sistemas de representação.
Segundo a perspectiva sócio-cultural a brincadeira é uma atividade social específica e fundamental que garante a interação e a construção de conhecimentos.
Nesta perspectiva, a brincadeira tem um papel fundamental na escolaridade das crianças, pois, estas irão surgir a partir de diferentes histórias de vida.

2006-09-14 17:26:13 · answer #5 · answered by Simone Campos 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers