Bem , José Carlos, existem várias distribuições linux no mercado. Algumas mais adequadas às suas necessidade do que outras. Mas todas certamente tão funcionais quanto o Windows e certamente mais estáveis e confiáveis ,em termos de sistema operacional, que o Windows. Para uso empresarial recomendo a distribuição Red Hat v. 10 ou superior. Para uso doméstico , uma ótima opção é o Kurumin, muito bom mesmo.
[]s
2006-09-14 05:58:11
·
answer #1
·
answered by Rafael N 2
·
0⤊
0⤋
ubuntu forever.
2006-09-16 22:21:40
·
answer #2
·
answered by bele12354 2
·
0⤊
0⤋
Depende pequeno gafanhoto..
se vc esta começando com software livre eu recomendaria o KURUMIN pq e "tem tudo" e e mais pratico por ser KDE (ambiente grafico) e por facilidades a partes mas isso e questao de 1 mes caso vc ja queira migrar de distro.. vai o pro slackware ou debian.
eu particulamente usei ja um monte e sem duvidas o ubuntu ta me fazendo muito feliz.. :D~
2006-09-14 12:59:23
·
answer #3
·
answered by Ricardo Lima 2
·
0⤊
0⤋
se vc é iniciante e quer usar a interface grafica e de codigo, a melhor e mais facil e o RED HAT....
ok
abraç
2006-09-14 12:28:40
·
answer #4
·
answered by Maiquel... BIRD 2
·
0⤊
0⤋
Realmente há enorme variedade de Linuxes, sendo justamente isto que nos oferece liberdade de escolha e promove a evolução dos programas;
O kernel, núcleo do sistema, e pacotes da Free Software Fundation (programas da Fundação para o Software Livre) são comuns a todas as distribuições, embora com sotaque diferenciado falam o mesmo idioma;
Ao conjunto kernel, pacotes Free Software Fundation e outros programas, denominamos distribuição. Cada distribuição possui "vocação" e características próprias, adequando-se melhor a determinadas tarefas;
Onde e em que se pretende utilizar o Linux? Esta deve ser a primeira pergunta para depois escolher qual;
Há diferenças entre o Linux para uso em casa - onde se faz o que vem a cabeça, o Linux para uso na escola ou laboratório - onde se utiliza para aprendizagem e testes orientados e o Linux para uso em produção - onde se pretende gerenciar algum processo relevante, seja na loja do bairro ou na indústria pesada.
Eu mesmo, utilizo a distribuição preferida em casa, uma outra que nunca me deixou na mão nos servidores no trabalho e uma terceira que melhor se adapta à realidade de meus usuários. Cada um sabe o que é bom para si, mas a maioria deve convir que colocar parafuso com martelo ou prego com chave de fenda não funciona bem. Quando se pretende que um sistema entre em produção, a escolha obrigatoriamente deve recair sobre um programa estável, com ferramentas robustas, de fácil configuração e rápida instalação pelo administrador, de fácil operação por usuários leigos, que possua interface límpida sem detalhes que produzam dúvidas ou alimentem a curiosidade inerente ao ser humano e que possa interagir com programas já estabelecidos no mercado permitindo troca de informação sem a alteração radical de padrões.
Sempre que um operador necessita procurar muito algo dentre menus super-povoados, um administrador necessita parar um setor para sucessivas manutenções ou correções de configuração, um cliente tem que aguardar um atendimento enquanto o programa se recupera, um gerente tem que esperar costumeiramente por uma resposta de sistema ou mesmo que ocorram alguns pequenos bugs, com certeza a reputação do Linux cai, como cai também a produtividade da empresa ou instituição causando perda de receita que pode se traduzir em administrador de sistema sem trabalho ou prestador de serviço substituído.
Existem distribuições Linux para todos os gostos. Pequenas que cabem em um disquete, como Coyote Linux, que é basicamente um kernel sem gordura. Médias como o Kurumin Linux (derivado do Knoppix que é derivado do Debian), que com menos de 200MB roda direto de um CD e com interface KDE sem programas instalados, mas com "atalhos" pré-configurados para se instalar de tudo um pouco. Grandes como o Debian 3, que com seus sete CDs na versão mais completa oferece até os pacotes anteriores. Distribuições voltadas para uso doméstico com facilidades e suporte a games e multimídia como Mandrake (derivado do Red Hat). Direcionadas ao uso doméstico e em pequenas empresas como Conectiva e Suse (derivadas do Red Hat). Destinadas a distribuição como software padrão em máquinas montadas em série a fim de reduzir custos, como o Definity (muito semelhante ao Debian). Aquelas destinadas ao meio acadêmico e muitas outras das mais exóticas.
Chamo a atenção para três distribuições em particular, pois quase todas as demais são derivadas destas, ou recombinações destas três que incorporaram outras facilidades e ganharam luz própria:
Slackware - Todos os usuários de Slackware com quem converso dizem ser excelente, que proporciona total domínio do hardware, mas não é coisa para novato. Desde seu início tomou um rumo próprio, foi inicialmente desenvolvida por um único programador que atualmente supervisiona sua evolução - nunca usei.
Debian - O Linux com espírito livre por convicção, ideológica e politicamente free. A Debian é tida como a distribuição padrão da Free Software Fundation, foi utilizada como base para a criação de muitas outras distribuições Linux e seus usuários afirmam tratar-se do Linux mais testado e revisado do planeta, por isso é menos susceptível de bugs e sua evolução se dá pela união em torno de um objetivo, o software free - já tentei usar.
Red Hat - A mais comercial de todas as distribuições Linux, foi desenvolvida nos US e faz frente ao império M$, possui a maior base instalada do planeta, foi e ainda é a mais copiada, a partir dela derivaram incontáveis outras distribuições. Recentemente despertou a ira dos mais puritanos ao ter anunciado que estava se tornando uma distribuição comercial voltada ao mercado corporativo e para acalmar as coisas, comprou a empresa Fedora e jogou seu "know how" em uma nova distribuição patrocinada. Tem como parceiras gigantes como IBM e DELL dentre outras.
2006-09-14 12:23:12
·
answer #5
·
answered by Filipe W 2
·
0⤊
0⤋
o kurumim 6.0 é um software novo e é muito bom.
2006-09-14 12:50:53
·
answer #6
·
answered by kaka 2
·
0⤊
1⤋
Se vc esta começando sugiro que use o Kurumin,pois voce ñ precisa partilhar o seu pc,vc usa um cd live.
2006-09-14 12:43:28
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Os melhores são Suse 10.1, Mandriva 2006 e o Ubuntu 6.01
Eu recomendo você pegar um Live-CD para ir se acostumando a usar o sistema sem ter que instalar.
O melhor é o Suse 10.1 completo comprado em caixinha...
2006-09-14 12:27:55
·
answer #8
·
answered by Guilherme 3
·
0⤊
1⤋
Primeiramente, avalie todas as situações, para não se arrepender. Antes da instalação teste por exemplo o Kurumin gravado em cd. Eu prefiro o windows.
2006-09-14 12:23:37
·
answer #9
·
answered by Breno c 1
·
0⤊
1⤋