English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

Absolutamente. A estabilidade da inflação em níveis baixos , é uma das prerrogativas para a distribuição de renda. Aliás uma das causas da péssima distribuição de renda no Brasil , uma das piores do mundo , pode ser creditada ao fato de a Sociedade Brasileira , ter convivido com altos índices de inflação por mais de 50 anos , um grande equívoco na história da nossa economia política , ao se apoiar no processo inflacionário , como indutor do crescimento econômico. Infelizmente , até hoje existem aqueles que acham que um pouquinho de inflação , traduzida em descontrole dos gastos públicos , pode trazer benefícios para o crescimento econômico , quando na história da economia mundial não se conhece nenhum país que tenha atingido altos níveis de desenvolvimento e distribuição de renda eficaz , com altos níveis de inflação.

2006-09-14 05:33:33 · answer #1 · answered by Claret. 6 · 0 0

A política de estabilização da inflação teve como fundamento retirar da economia brasileira a perca de poder de compra pelo dinheiro (real) e acabou assim com um indexador que a muito nos acompanhava que era a correção monetária.
A melhoria do grau de distribuição de renda se dá por um aumento da renda real das classes baixas, isto é sem a perda de poder de compra pelo dinheiro, pode acontecer com um crescimento econômico do país, pois ai se teria um aumento da demanda por trabalho e postos de trabalho para trabalhadores mais qualificados e por conseqüência com salários mais altos, e pode acontecer com transferência de renda como o que acontece no nosso pais( programa fome zero, programa primeiro emprego, programa pis ,fat etc etc) o que tem menos impacto mas também funciona.
O primeiro caso tem um efeito a mais longo prazo, pois as pessoas se instruem e se qualificam assim sendo se tornam melhores pessoas que poderão em um futuro até arrumar outra fonte de renda caso o emprego lhe falte, no segundo caso que é o mais comum acontece o comodismo e o continuismo da pobreza.
E como li em um livro da faculdade o problema maior do subdesenvolvimento do Brasil é a corrupção e o desvio de recursos, e olha que o autor era estrangeiro...

2006-09-14 05:23:26 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Bem. Isso é simplesmente ridículo.
1) O combate a inflação atarvés de política de juros, talvez, possa gerar receção. Mas não confunda recessão com desiguladade social.

2) o combate a inflação sempre contribue para distribuição de renda. Os pobres não podem colocam dinheiro em bancos, e se houver inflação, o poder de compra do salário cai, se compensação. Se você for rico, compra doláres, e a inflação não te atinge. Se for pobre e não puder por dinheiro no banco, perde dinheiro.

2006-09-14 05:19:23 · answer #3 · answered by Esdras Vilas Boas 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers