Os Templários
Abençoados e Amaldiçoados pelos Papas e Idealizados Pelos Maçons
Por João Flávio Martinez
A Ordem dos Cavaleiros Templários foi instituída em 1119 por Hughes de Payns, com a anuência papal de Urbano II, tendo como objetivo dar segurança aos lugares e templos sagrados de Jerusalém, que havia sido conquistada em 1099 pela primeira cruzada.
Em 1127, o Rei de Jerusalém, Balduíno II, pediu ao Papa, sanção papal para a nova Ordem dos Templários, e solicitou-lhe para definir a regra para a vida e conduta de seus membros. Regras e normas foram dadas e a Ordem dos Cavaleiros Templários passou a ser mais do que uma instituição militar, passou a ser uma ordem de Monges Guerreiros de Cristo. Votos de castidade, benção de armas e promessas de descanso eterno, caso morressem na batalha, eram algumas das indulgências concedidas aos cavaleiros de Cristo. Nesses cavaleiros estava incutida a idéia de que matar em nome de Deus era justificável e de que morrer por Ele, santificável. Parece que o Papa, para poder atingir mais facilmente seus ideais, usou a mesma filosofia islâmica da Jihad ou guerra santa, mas com uma roupagem ideológica cristã. O abade de Clairvaux, apoiado pelo papa, desfilou um discurso acalorado em favor dos Cavaleiros Templários dando-lhes autoridade para matar em nome de Deus:
"Na verdade, os cavaleiros de Cristo travam as batalhas para seu Senhor com segurança, sem temor de ter pecado ao matar o inimigo, nem temendo o perigo da própria morte, visto que causando a morte, ou morrendo quando em nome de Cristo, nada praticam de criminoso, sendo antes merecedores de gloriosa recompensa... aquele que em verdade, provoca livremente a morte de seu inimigo como um ato de vingança mais prontamente encontra consolo em sua condição de soldado de Cristo. O soldado de Cristo mata com segurança e morre com mais segurança ainda... Não é sem razão que ele empunha a espada! É um instrumento de Deus para o castigo dos malfeitores... Na verdade, quando mata um malfeitor, isso não é homicídio... e ele é considerado um carrasco legal de Cristo contra os malfeitores" (01).
Pouco tempo depois, no Concílio de Toeis, foram redigidos os estatutos dos templários, imitando a ordem de São Benedito, porém os cavalheiros eram de precária religiosidade, quebrando em pouco tempo todos os votos, incluindo os de pobreza e castidade, tendo como alegação a riqueza e o harém de Salomão. Um grande número de burgueses se alistou na ordem, e a religiosidade acabou cedendo lugar ao orgulho, avidez, luxúria, mas sem jamais deixar de defender o papado que lhes deu total liberdade.
continua no site abaixo - é muita coisa.
2006-09-21 13:18:07
·
answer #1
·
answered by Zé 7
·
0⤊
0⤋
A Maçonaria trata-se de uma associação semi-secreta, difundida no mundo todo, que adota os princípios de fraternidade e da filantropia entre seus membros. Ela é considerada semi-secreta devido ao conhecimento mundial de sua existência, embora muitos aspectos permaneçam ocultos aos não membros de sua sociedade. No cotidiano os maçons se comunicam através de sinais secretos, senhas e cumprimentos especiais.
Ela é composta de homens que se iniciam através de rituais, incluindo juramentos de fidelidade e uma série de simbolismos, onde a moral, a fraternidade e a retidão são representadas pelo livro sagrado, pelo compasso e pelo quadrado.
Os Maçons são divididos e organizados em Lojas. Existem as Grandes Lojas (normalmente distribuídas por Estados) que são responsáveis pela jurisdição das menores Lojas (também chamadas de Lojas Simbólicas, distribuídas por cidades, ou em alguns casos, bairros ou comunidades). Em suma, Loja Maçônica, é o lugar ou a reunião em que se congregam os Maçons para um trabalho específico.
Para ser um maçom, o indivíduo não precisa ser de uma específica religião, raça ou segmento social. Ele precisa apenas acreditar em um ser único e supremo, do qual os Maçons chamam de "Grande Arquiteto do Universo", ou simplesmente Deus. Além disso, é preciso ser de boa índole e caráter, adorador da ordem e da justiça, em outras palavras, ser um cidadão exemplar. Um Maçom indicará o possível integrante, para seu Mestre. Esse novo integrante será investigado minuciosamente para que não haja dúvida de que é um homem íntegro. O Mestre irá analisar o pedido de ingresso, juntamente com os outros Maçons da Loja, que farão uma votação para decidirem se o novo integrante será aceito na Ordem. Após ter ingressado na sociedade, qualquer deslize moral ou das regras impostas que o integrante venha a cometer, será extinguido e o Maçom que o indicou poderá ser punido. Todo Maçom deve seguir a doutrina histórica, também chamada de Landmarks
Antes de 1893 a filiação maçônica só era facultada aos adultos do sexo masculino. Naquele ano uma Loja da França procedeu à admissão de uma mulher em seus quadros, episódio que deu origem a Lojas Maçônicas mistas, que se reuniram e formaram a ordem mista internacional "O Direito Humano". Posteriormente outras Lojas mistas foram surgindo e hoje existe até mesmo Potência Maçônica Feminina. Mas atualmente, ainda há restrição para o sexo feminino ingressar na Maçonaria. Para saber mais, veja a matéria "Grão-mestres de saia" da revista Isto É.
O aprendizado maçom está dividido por etapas. Cada etapa é desenvolvida numa Câmara própria, com seus respectivos graus. A Maçonaria universal compreende basicamente os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre que são das Lojas Simbólicas (1º ao 3º grau). Além dela existem: Lojas de Perfeição (do 4º ao 14º grau), Capítulos (do 15º ao 18º grau), Conselhos de Kadosch (do 19º ao 30º grau), Consistórios (31º e 32º graus) e Supremo Conselho (33º grau). Para maiores detalhes de cada uma, veja o Texto Complementar "Hierarquia Maçônica".
Os ensinamentos maçônicos são ministrados através de rituais que, contém princípios de todas as "Artes Iniciáticas", como o hermetismo, a cabala, o simbolismo, além dos conceitos tradicionais sobre as cores, os números e as lendas antigas. Nos ritos maçônicos fundem-se o simbolismo das Iniciações primitivas, os ensinamentos Rosa-Cruzes dos antigos filósofos, do pitagorismo, dos templários, do judaísmo, do cristianismo, etc., daí a sua riqueza fora do comum, se comparada a outras instituições fraternas.
Há séculos, a Maçonaria sofre um certo preconceito, principalmente de algumas religiões. Isso se deve à idéia de associação misteriosa e secreta que a Maçonaria passa para os leigos. Desse modo, já foi associada à seitas satânicas, práticas macabras e até mesmo à grandes conspirações.
Segundos os próprios maçons, o objetivo da Maçonaria é fazer com que seus adeptos, sejam homens que busquem a evolução espiritual e intelectual, contribuindo com a humanidade, e ajudando seus semelhantes a também evoluírem em suas vidas. Mas para muitos, a Maçonaria continua sendo uma incógnita, assim como seus verdadeiros intuitos; transformando-se deste modo, num alvo de grande curiosidade, que continuará alimentando a imaginação das pessoas através dos séculos.
2006-09-14 10:33:36
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
4⤊
1⤋
A antiguidade da Maçonaria remonta à época do Rei Arthur... quando a igreja Católica já impunha a sua ignorância ao mundo em geral, mas jamais aos pensadores em particular...
Escondiam-se para discutir as Leis da física... artes...
Quando os Templários como ordem religiosa-militar foi "eliminada" pela igreja, ( e apareceram os gordos e nutridos abades, donos de terras confiscadas, etc...) muitos templários abriram novas ordens para continuar a sua busca por caminhos diferentes daqueles que lhe eram impostos...
Fala-se que Leonardo Da Vinci era maçon.... e D. Pedro I e II eram maçons do mais alto grau.... e houve muitos presidentes de grandes e pequenos paises que eram maçons....
E ainda há... lhe asseguro....
Quantos aos mistérios.... não sei absolutamente nenhum...
Mistério!....
Mistério....
Um abraço
2006-09-22 00:50:10
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O Mestre Fernando, tentou passar em rápidas palavras algumas coisas tradicionais a respeito da Maçonaria. Foi justo e perfeito... .: restrito e
conciso... Um grande G, com certeza.
2006-09-21 21:20:13
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
segundo a revista "super interesante" a marçonaria nao tem nenhum segredo. Pode ser que eles compartilhe alguma informaçao que nao e da conta de ninguem.
2006-09-21 20:54:31
·
answer #5
·
answered by Chaccal 1
·
0⤊
0⤋
Não sei se estou correto, mas pelo que já li, isso deve-se ao fato dos segredos por eles conhecidos...
Vamos teorizar! Imagine que você teve acesso a documentos que dizem que a história de Jesus (apenas como exemplo) está completamente distorcida... Você tem a vontade de sair por aí dizendo isso para que todo mundo saiba a verdade! Vão começar a dizer que você é um enviado do diabo, que está blasfemando e que os maçons são loucos fariseus! Talvez até as igrejas passassem a perseguir a maçonaria! Outro exemplo... Você descobre que os OVNIs são reais e provenientes de diversas origens: alguns de outros mundos, outros do futuro da Terra e alguns de cavernas subterrâneas existentes por todo o mundo! Vão te chamar de doido e te internar num manicômio! E vão começar a achar a maçonaria uma seita de pirados perigosos!
Como vê, certas "verdades" não podem vir à tona, pois causariam muita confusão! Apenas quem é considerado de mente aberta e capaz de absorver a realidade consegue entrar na maçonaria!
Como já disse, não sou maçom nem nunca frequentei a maçonaria, portanto, não tenho autoridade para me proclamar dono da verdade! Apenas dei minha opinião sobre o assunto, que pode ser correta ou não!
2006-09-21 12:24:25
·
answer #6
·
answered by Makoto 6
·
0⤊
0⤋
tmb queria saber = (
2006-09-21 07:23:43
·
answer #7
·
answered by A fiscal!! 4
·
0⤊
0⤋
Se é secreto significa que não pode revelar nada, é com muita pena fica para próxima.
2006-09-21 07:17:39
·
answer #8
·
answered by gertrudes 4
·
0⤊
0⤋
Num sei.... So sei q foi assim!!
2006-09-20 12:28:52
·
answer #9
·
answered by toninho7aragao 2
·
0⤊
0⤋
Como vc mesmo disse misterios secretos então como vc quer saber,entre para a maçonaria e sabera
2006-09-19 17:21:12
·
answer #10
·
answered by Neto 2
·
0⤊
0⤋