Já que está interessada, vou te contar a história do iPod, ok! Mas antes vou te falar o que é um iPod,tá!
O iPod pode reproduzir os formatos de música em MP3, WAV, AAC/M4A, AAC Protegido, AIFF, audiobooks e o Apple Lossless. Não consegue reproduzir FLAC, WMA (Windows Media Audio), Ogg Vorbis ou RealAudio. A versão para Windows do iTunes pode converter os arquivos WMA sem proteção contra cópia para AAC, MP3 ou WAV para mais tarde serem transferidos para um iPod. Além das capacidades de reprodução de música e armazenamento de arquivos, o iPod possui funcionalidades de PDA: a unidade pode armazenar cópia de informações do catálogo de endereços e iCal no Mac de usuário, e também pode exibir notas, apesar dos usuários não poderem editar nenhuma destas informações diretamente no iPod.
Todas gerações do iPod também apresentam jogos. Os iPods de primeira e segunda geração possuem um jogo chamado "Brick", um clone do antigo jogo de arcade chamado Breakout cujo engenheiro era o co-fundador da Apple, Steve Wozniak. A terceira e quarta geração do iPod possuem tanto "Brick" quanto três outros jogos: Parachute, Solitaire e Music Quiz.
HISTÓRIA do iPod: Tony Fadell teve a idéia primeiro fora da Apple: ele tinha dificuldades em encontrar investidores para o MP3 player que tinha projetado. Quando ele o demonstrou para a Apple, a companhia o contratou para trazer seu projeto à vida, colocando-o como chefe do time que tinha desenvolvido as duas primeiras gerações do aparelho. O grupo de design industrial da Apple projetou as outras versões mais recentes, sob o comando de Jonathan Ive. Já em outubro de 2004, o iPod dominava as vendas de players digitais de música nos Estados Unidos, com mais de 92% do mercado para players com disco rígido e mais de 65% do mercado de todos tipos de player. iPod teve um crescimento muito grande nas vendas, vendendo mais de dez milhões de unidades num total de três anos. O aparelho vem tendo um impacto cultural significativo com esta tomada do mercado. Além disso, pesquisas sugerem que o iPod serviu como uma ponte para a compra de outros produtos da Apple por parte de usuários de PC, como a compra de computadores Macintosh (esse fenômeno é chamado de efeito halo).
A linha de modelos atual é a seguinte:
iPod (30 GB e 60 GB) — com telas coloridas (que apareceram pela primeira vez no iPod photo que agora saiu do mercado) e capacidade de armazenar e visualizar fotos;
ipod (30 GB e 60 GB) —com telas coloridas e aparecem videos também; esse ipod é mais conhecido como "Ipod Video"ou ipod 5G (o ipod da quinta geração); E tambem esta disponivel nas cores preto e branco;
iPod Nano (1 GB, 2 GB e 4 GB) — disponível nas cores branco e preto;
iPod shuffle (512 MB e 1 GB) — o menor dos tocadores.
Já houve várias que o modelo original do iPod foi lançado, levando à existência de 5 gerações distintas. Como na maioria dos dispositivos baseados em disco rígido, o espaço disponível de fato para as músicas, fotos e armazenamento de dados não é exatamente o mesmo indicado. Isso se deve ao fato de que a capacidade anunciada usa prefixos métricos e não binários. Por exemplo, um iPod mini de 4 GB possui na verdade 3,77 GB de armazenamento aproveitável.
O design já passou por diversas alterações desde sua introdução no mercado. Cinco gerações distintas de iPods existem, normalmente chamadas de 1G, 2G, 3G, 4G e 5G (as designações não têm relação com a linha Power Mac e não devem ser confundidas com a capacidade de armazenamento de cada modelo do iPod). Dentro de cada geração de iPods, vários modelos vieram com diferentes tamanhos de disco rígido e em diferentes preços. Durante a terceira geração, coexistiram três capacidades de armazenamento para o iPod. A Apple alega que um 1 gigabyte de armazenamento consegue armazenar 250 canções de 4 minutos a 128 kbps no formato AAC. Codificar canções em taxas de bits mais altas ocupa mais espaço no disco rígido. O atual modelo de 30 GB do iPod consegue armazenar, se usarmos esta proporção da Apple, 7500 canções. Como qualquer dispositivo contendo um disco rígido, existe uma discrepância entre o espaço de armazenamento anunciado e a capacidade verdadeira.
Lançado em 28 de outubro de 2004, o iPod photo (originalmente nomeado "iPod Photo", com um P maiúsculo, mas renomeado menos de um mês depois de seu lançamento) apresentava uma tela colorida de 65 536 cores, com uma resolução de 220 × 176 pixels e a habilidade de armazenar e exibir imagens JPEG, BMP, GIF, TIFF e PNG. Um milímetro mais grosso que o iPod monocromático de quarta geração, o iPod photo também tinha a capacidade de executar música até 15 horas para cada carga de bateria. Em 23 de fevereiro de 2005, a Apple tirou do mercado a versão de 40 GB; que incluía um cabo USB e um cabo FireWire e uma dock. A versão foi substituída por uma de preço menor, com 30 GB, que incluía somente um cabo USB e não vinha com dock. Além disso, o preço do modelo de 60 GB foi reduzido, na mesma época. Diferente dos primeiros iPods photo, a versão mais barata do de 60 GB e o novo de 30 GB não vinham com a dock, o cabo FireWire, a proteção para viagem e os cabos A/V. Em 28 de junho de 2005, a Apple Computer fundiu a linha iPod com a linha iPod photo, removendo todos os modelos monocromáticos da linha principal do iPod. O iPod de 20 GB agora possui todos os recursos da antiga linha iPod photo, o mesmo preço da antiga versão monocromática. O iTunes também foi atualizado para a versão 4.9, que incluiu recursos de podcasting ao programa e a todos iPod.
Para gerenciar a biblioteca de fotos no iPod, os usuários Mac usam o iPhoto da Apple, enquanto os usuários do Windows precisam usar o Adobe Photoshop Album ou Elements ou usar o iTunes, só que esse último possui poucos recursos para a transferência de fotos. Os novos computadores Mac já vêm com o iPhoto, enquanto os usuários Windows precisam usar o iTunes ou comprar os produtos da Adobe, que não vêm no CD-ROM de instalação.
Conforme verificado em 28 de junho de 2005, o iPod vem acompanhado de cabo USB e adaptador elétrico. Acessórios opcionais populares incluem a dock, o cabo FireWire (que os usuários podem usar in lieu do USB), um cabo A/V (para ver álbuns fotográficos numa televisão) e um conector para câmera (para tranferir e ver imagens diretamente de uma câmera digital ao iPod).
A linha atual de iPods coloridos possui uma falha, onde alguns iPods pausam a música sozinhos, mesmo com o botão switch ativado. Isso se deve ao fato de uma falha no recurso de auto-pause, que faz com o que a música pause quando os fones de ouvido são desconectados do iPod, mas que erroneamente acha que os fones foram desconectados quando na verdade não foram. A entrada dos fones de ouvido freqüentemente registra problemas com fones de ouvido de outras empresas, como os modelos da Sennheiser, mas alguns usuários também registraram o problema com os fones de ouvido que acompanham o iPod.
Recentemente, na MacWorld Expo 2006 em São Francisco, conferência em que são anunciados produtos e novidades da Apple, promovida no início de janeiro, Steve Jobs revelou que o iPod Video vendeu 8 milhões de unidades desde seu lançamento até então.
É isso... Abração, Claudinha
2006-09-14 04:02:39
·
answer #1
·
answered by ☆Kakauzinha☆ 5
·
0⤊
0⤋