É ver um camarada trabalhador honesto ganhar salário mínimo, andar de ônibus de segunda a sexta, e viver anos e anos sem poder ter uma vida melhor devido a falta de oportunidades, de estudo, etc, enquanto que este mesmo cara vê o vizinho ou um cara que mora perto de sua casa sair de casa com uma BMW todos os dias, trocar de carro todo ano, viajar para a Europa nas férias, e ter dinheiro e condições de comprar tudo o que desejar. Desigualdade social para mim é ver um indivíduo muito, mas muito abaixo de suas possibilidades, enquanto que o outro está lá no alto, ganhando seus milhões. Não ter meio termo, é uma minoria rica com a grande maioria palpérrima. Por isto se vê tanta violência, sequestros, assaltos, etc. Não que todos os menos favorecidos façam uso da mesma para terem condições de viver, nada disso, mas que uma parcela destas pessoas faz uso disto, ah, sem a menor dúvida.
É um problema sério e algo tem que ser feito para que as coisas melhorem para a grande maioria.
2006-09-14 02:49:30
·
answer #1
·
answered by nicevandro 5
·
0⤊
0⤋
Desigualdade social é algo que existe muito neste pais, e consiste na diferença entre os cidadãos, uns mal e mal tendo o que comer e outros nadando em dinheiro. A desigualdade social tem que ser combatida pelo governo, mas sem demagogia ou populismo, como está sendo feito. Não adianta dar vale-alimentação, vale-gás, vale-transporte, vale não sei mais o que, o que tem que dar é boas escolas profissionais e fomentar a instalação de fábricas para haver vagas de emprego.
2006-09-14 10:21:44
·
answer #2
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
Desigualdade social para mim é um fato.
Na verdade o ser humano não conseguiu criar uma sociedade justa e perfeita no que se refere à igualdade.
Se tomarmos como exemplo o consumo médio de um americano de classe média e aplicássemos esse consumo a todas as 6 bilhões de almas do planeta, teríamos um colapso: não há recursos suficientes para que todos possuam tudo o que tem um americano de classe média no mundo.
A maneira encontrada pelo homem de gerir essa economia foi a de prover trabalho a partir de uma elite proprietária da renda, que gera perspectivas e possibilidades para a sociedade como um todo. Para isso há os degraus da renda, com os que ganham mais no topo e os que ganham menos no final da pirâmide.
Não se trata de um sistema justo e nem perfeito, porque muitas vezes quem está no topo da pirâmide tem muito mais do que a soma de todos os recursos de quem está na base.
Um sistema com menor desigualdade social admite as diferenças de renda, mas as torna menores. Países mais desenvolvidos como Canadá, França e os países escandinavos apresentam um índice de Gini (distribuição de renda) mais equilibrado. No entanto ainda assim existe a desigualdade social.
E é bastante difícil mudar o mundo hoje. Quem tem renda não quer perdê-la e quer mais. Quem não tem também quer mais, mas poucos conseguem a devida competência para mostrar aos que têm mais que eles podem ganhar e crescer. E, ainda assim, quem cresce acaba deixando para trás os que não têm oportunidades.
Não vejo, no entanto, soluções mágicas para o problema. Na verdade a humanidade hoje está em colapso: há uma demanda muito grande por recursos e por energia de um lado e muitos conflitos ideológicos e territoriais nesse momento. Não há, tampouco, uma experiência social realmente enriquecedora que permita a todos uma igualdade plena. Resta, por fim, a busca do equilíbrio por todos os grupos (tanto das elites quanto do povo) para encontrar um melhor caminho para o mundo.
No Brasil, em particular, somos uma nação de 125 milhões de eleitores que possui apenas 40 milhões de consumidores. Quanto mais não poderíamos crescer se houvesse, de fato, muito mais consumidores na nossa economia? Se a elite pensasse dessa forma, agiria para provocar crescimento real e impetuoso. No entanto esse crescimento forte ainda não interessa ao mundo. Ainda mais agora, com tantos conflitos engatilhados e tanto barril de pólvora com pavio curto.
2006-09-14 09:58:13
·
answer #3
·
answered by Leonardo D 2
·
0⤊
0⤋
A desigualdade social, vem de anos atrz desde quando a sociedade começou uma a escravisar as outras, e quando o brasil foi ENVADIDO, isso se tornou uma coisa normal. ''NORMAL'', por não termos a capacidade de estudar nos unir e lutar. Imagina, se o Brasil se unisse e fizesse a revolução igual a cuba.
2006-09-14 09:55:18
·
answer #4
·
answered by dylu24hs 1
·
0⤊
0⤋
Desigualdade Social é tratar as pessoas como diferentes. Estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros. Para Sabermos o que é desigualdade social, basta dar uma olhada em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não sequer o que comer durante o dia. Por isso vemos que em cada sociedade existem essas desigualdades, elas assumem feições distintas porque são constituídas de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais. Por isto nas eleições de 2006, pense bem, vote em quem realmente vai mexer nestas estruturas sócias.
2006-09-14 09:55:00
·
answer #5
·
answered by crau 2
·
0⤊
0⤋
“das algibeiras some-se o cobre,
como levado por um tufão:
carne de vaca não come o pobre,
qualquer dia não come pão.
Fósforos, velas, couves, quiabos,
Vinho, aguardente, milho, feijão,
Frutas, conservas, cenouras, nabos...
Tudo se vende pr´um dinheirão.”
2006-09-14 09:43:23
·
answer #6
·
answered by marcinha_cool 2
·
0⤊
0⤋
Fruto do capitalismo exacerbado
2006-09-14 09:42:39
·
answer #7
·
answered by Cika 3
·
0⤊
0⤋
Para mim é um cidadão ser tratado de forma diferente de outro cidadão...enquanto que uns tem o que precisam e um pouco mais, o outros não tem nem o básico...creio que como todos tem o mesmo direito, então se usa dois pesos para a mesma medida...Não estou me referindo a dinheiro, claro que cada um tem aquilo que tem e pronto, mas digo em coisas como alimento, escola, saúde, dignidade e tudo o mais.
2006-09-14 09:41:53
·
answer #8
·
answered by Rose 2
·
0⤊
0⤋
Um estuda no colégio particular.
Outro no Estadual, ou municipal,
Isto é uma desigualdade social.
Um mora no Apartamento Leblon.
Outro favela do Acari.
Iato é uma desigualdade social.
* Fenômeno que ocorre em países em desenvolvimento ou de terceiro mundo.
- No Brasil não existem dados concretos sobre as desigualdades sociais.
-Isso é coisa de ficção .
2006-09-14 09:39:51
·
answer #9
·
answered by John - Se chamarem digam que saí 7
·
0⤊
0⤋
é o deputado ou senador..sei lá muito bem que ganha 12 mil reais por mês e tem ainda um diheiro para dar pra seus acessores e o salário mínimo é 350....é por aí!!
2006-09-14 09:37:25
·
answer #10
·
answered by Viajante 3
·
0⤊
0⤋