Um esboço histórico 1
O movimento Hip Hop é um movimento social da juventude pobre e excluída. Surgiu nos guetos de Nova York entre os jovens negros e hispânicos, em meados da década de 70. Foi criado pelas equipes de bailes norte-americanos, com o objetivo de apaziguar as brigas e contrariedades freqüentemente manifestas pelos jovens agrupados em gangues.
A mais famosa organização foi a Zulu Nation, que chegou a reunir 10.000 membros em todo o mundo. Essa "nação" tinha como líder Afrika Bambaataa, reconhecido como fundador oficial do Hip Hop
Hip=balançar e Hop=quadril. A expressão Hip Hop - balançar o quadril, é um convite à festa, à diversão, e principalmente à paz e à criação. E foi esta criação que garantiu e ainda garante o espaço do processo educativo imerso no movimento.
No espaço descontraído da rua, era (e ainda é) possível manifestar opiniões - ser sentindo, sentindo para ser. Como jovens excluídos, sentindo a opressão social, a humilhação de ser negro e pobre numa sociedade que valoriza as condições opostas. Em contrapartida, no contato com seus iguais (o grupo), torna-se possível sentir e vivenciar a rara oportunidade da livre-expressão através da arte, sem repressão.
Uma letra dos Racionais MC's diz que anda de rap brasileira canta que:
"é um dos únicos direitos que o jovem negro ainda tem"
O contexto histórico no surgir do movimento
Os Estados Unidos, país marcado pelos constantes conflitos raciais, não poderia deixar ausente da sua história social, a atuação incisiva da juventude negra, repugnando o seu sistema opressor e severamente segregacionista.
Há que se registrar, porém, que, no Brasil, a realidade das relações raciais não é muito distante da norte-americana, apenas diferente, em decorrência do próprio processo histórico em que se deu a formação do povo brasileiro.
(A inserção do africano no Brasil pode ser melhor entendida com a leitura de ensaio de Roberto Pompeu de Toledo, publicado na Revista Veja de )
Na década de 60, o mundo se envolvia numa grande discursão sobre direitos humanos. Segmentos marginalizados da sociedade de Nova Iorque se articularam para fazer valer suas propostas, numa tentativa de diluição de suas inquietações. Surgiram grandes líderes negros, como Martin Luther King e Malcolm X, e grupos que lutavam pelos direitos humanos com os Panteras Negras (Black Panthers). Esse ambiente influenciou muito os primeiros praticantes do Hip Hop, faziam os habitantes do gueto dançarem com as músicas que eles mesmo intitulavam de "Raps" (Rythm And Poetry - Ritmo e Poesia), que eram compostos por uma base musical dançante acompanhado de rimas faladas que seguiam o ritmo. Pioneiros como Kool Herc, Grandmaster Flash.
A mensagem contida nas no Rap era de alto teor político-social, característica encontrada também nas Letras e Músicas do Rap produzido no Brasil.
2006-09-14 02:03:12
·
answer #1
·
answered by John - Se chamarem digam que saí 7
·
0⤊
0⤋
HIP HOP COMEÇOU ASSIM :
***** (FURACÃO 2000), COCOZÃO (CLAUDINHO E BUCHECHA), CAGANEIRA ( BONDE DO TIGRÃO), ***** TOTAL SUPER FEDIDA (TATY QUEBRA BARRACO).
FUI, APRENDE A GOSTAR DE ALGO Q PRESTA *****!!!!
2006-09-14 03:42:53
·
answer #3
·
answered by dvildriver 1
·
0⤊
0⤋
Eles vieram juntos, todos do lixo. Isso não é musica, é droga...
2006-09-14 02:08:34
·
answer #4
·
answered by Dog 6
·
0⤊
0⤋
rsr não sei, mais achei que deveria ganhar esses dois pontos, tem um amigo que tá enchendo o saco só porque tá no nivel 4.
2006-09-14 02:01:23
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋