English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É fácil defender o relativismo moral apontando divergências culturais banais:
"Os índios andavam nús enquanto os europeus achavam isto feio"
"Algumas culturas acietam a poligamia, outras não"
Difícil é defender isto em frente a casos extremos, como o genocídio. Oras, se moral e imoral é apenas uma questão de cultura ou opinião, então a moralidade de salvar a vida de milhões de humanos ou tirar estas vidas também é só uma questão de cultura ou opinião.
Qual a opinião de vocês?

2006-09-13 18:56:52 · 3 respostas · perguntado por Dante 2 em Artes e Humanidades Filosofia

3 respostas

Seria preciso instituir uma realidade universal que tende a acontecer mediante inevitáveis conflitos como definir uma religiosidade comum a todos que acabe com as diferenças entre cristãos judeus muçulmanos etc. Este processo alcançou sua plenitude no japão as custas de muitas guerras e suicídios característico desta religiosidade em comum por estar de acordo com um senso ético em comum e se consolidou na segunda guerra nem precisa dizer porque.

2006-09-13 19:16:42 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Dante, essa é uma questão complicadíssima, os antropólogos dizem que as diferenças culturais devem ser respeitadas, e que não devem sofrer alteração por força ou imposição.
Os exemplos que você citou são variações culturais, e não essenciais do homem, poderíamos dizer que são acidentes. Porque a sociedade Judaico-Cristã a poligamia é proibida se ela é presente na natureza ? Qual o problema de andar nú ? Volto a frisar, são questões culturais, como valores universais temos que crer que são os valores inerentes a todos os seres humanos, independente de raça, cor, sexo, religião, são esses o valor da vida, liberdade, segurança e outros fatores inerentes ao bem estar humano.

2006-09-14 08:16:41 · answer #2 · answered by Possuido 3 · 0 1

quando houver um mundo de paz, albert eistein, mesmo, diz em um depoimento de época o mundo tera paz quando todos sentarem em uma mesa e não houver chefes e sim consenso geral para a paz; sem os militares e fardas que só querem guerras, muitas delas escusas, e afinal, ética em um mundo de guerras, é isolada não, muitos só dizem que a tem, como em países como o brasil

2006-09-14 02:51:33 · answer #3 · answered by photosofartsbycahen 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers