English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Podem também comentar sobre a frase: “Se Deus não existisse, teria sido preciso inventá-Lo” Voltaire

2006-09-13 16:49:40 · 14 respostas · perguntado por Rafaela 1 em Ciências Sociais Psicologia

14 respostas

Rafaela não pode, assim como o psicólogo não pode substituir um filosofo, saiba que existem três tipos de seres humanos no Universo, o primeiro é físico, o segundo é mental e o terceiro é espiritual, então as religiões e formados em humanas são seres humanos físicos, os mentais são os ligados a ciências ou as exatas, os espirituais são filósofos, claro que no meio destes argumentos que citei tem muitas nuances que ficaria muito extenso para explicar porque às vezes no meio de físicos e mentais tem pessoas que pertencem à dimensão espiritual, assim também como tem filósofos que podem estarem classificados em físicos ou mentais, mas de um modo geral esta classificação é correta e só as exceções é que acontecem de estarem se expressando em dimensões contrarias as suas próprias vocações, isto que citei por ultimo vocações é um dos argumentos mais fortes que vão levar os seres humanos a se expressarem em suas devidas dimensões, mas não entenda mal que alguém ou dimensão seja melhor que alguém, apenas se expressão através das suas vocações de acordo a própria vocação que cada um necessita de evoluir dentro de sua dimensão correspondente.
Espero que tenhas uma mente flexível para perceber os argumentos aqui descritos de como ocorrera os entrelaçamentos entre as dimensões para os seres humanos evoluírem melhor.
Um abraço

2006-09-13 17:18:47 · answer #1 · answered by filosofo 6 · 0 0

Não, eles navegam em espaços diferentes. O padre cuida do espaço do presente para o futuro e o psicólogo no espaço que está situado do presente para o passado.
Como há no presente coisas que se amarram ao passado e que não deixam que a pessoa caminhe para a frente, tem horas que os papéis do padre e do psicólogo irão se encontrar. O bom padre indicará a pessoa que o procura caso o problema dele seja ligado mais à estrutura de personalidade e o bom psicólogo encaminhará para o padre aquele analisando que tiver problemas com a sua fé e com seus pecados.

2006-09-13 16:55:51 · answer #2 · answered by Riobaldo Tatarana 3 · 1 0

Acho que ele tem bastante conhecimento. E, na verdade, qualquer pessoa que seja sensível e "amiga", pode substituir o psicólogo. Não confio muito em pessoas que nem conheço (como o psicólogo) para me ajudar a resolver problemas.
Ah! Quem respondeu que o Padre só ajuda na esfera religiosa ou espiritual, é porque não conhece os nossos padres atuais (a maioria deles). Converse com um deles sobre, por exemplo, divórcio ou sexo, ou qualquer coisa assim. Você vai se surpreender.

2006-09-14 01:14:24 · answer #3 · answered by Zoinho 3 · 0 0

Claro!!! Desde que ele tenha concluido um curso universitário de psicologia...

2006-09-14 00:55:45 · answer #4 · answered by Gabica 1 · 0 0

Não! Nem por sombras! O psicólogo é um profissional treinado, o padre apenas dá "conselhos". Por isso mesmo é que se aceita internacionalmente que os padres possam prestar ACONSELHAMENTO, mas NUNCA qualquer tipo de serviço / apoio psicológico.

2006-09-14 00:31:59 · answer #5 · answered by HUMORBOY 2 · 0 0

Absolutamente não.
Há muitos casos em que a religião é a principal causa de uma série de traumas e complexos de uma pessoa. Um padre pode sim acabar com a saúde mental de uma pessoa se tentar fazê-la seguir todos os preceitos, preconceitos e dogmas da igreja católica (ou qualquer outra igreja),
Psicólogos são essenciais pra quem tem problemas, eles nos ajudam a resolver nossos problemas, nos ajudam a nos livrar da culpa (muitas vezes imposta pela religião), nos ajudam, nossa, em tudo. Nunca um padre conseguirá fazer o que um (bom) psicólogo faz.
Melhor que o psicólogo ou o psiquiatra, só Deus, mas para recorrermos a ele e pedirmos a sua ajuda não precisamos de intermediários.

2006-09-13 23:47:46 · answer #6 · answered by Julia Z 2 · 0 0

Meu anjo, sua pergunta, é muito importante, mas em reunião no Vaticano, foi decidido pelo Papa que, fica terminantemente proibido o padre substituir o psicólogo e o psicólogo de celebrar missa e dar a hóstia a seus clientes......rsrsrrsrrsrsrr

2006-09-13 17:49:33 · answer #7 · answered by Observador 2 · 0 0

Os padres sao grande autoridades em problemas emocionais porque a maioria deles sofrem destes problemas.
Voltaire estava certo. Porque Deus nao existe, ele foi inventado.

2006-09-13 17:34:13 · answer #8 · answered by Dr. Sabetudo 3 · 0 0

Acho que não, o padre pode até dar uma opinião ou uma idéia, mas a maioria das coisas que ele disser será referente a Deus enquanto que o psicólogo vai direto na raiz do problema, em busca do principal objetivo que é ajudar a própria pessoa a achar as respostas dentro de si própria!!

2006-09-13 17:32:33 · answer #9 · answered by nicevandro 5 · 0 0

Este padre tem competência profissional para isto? Em muitos casos o problema emocional requer mais do que conforto espiritual. Ajuda, mas pode não resolver.

Em todas as sociedades parece haver a necessidade de crer em um ser superior onisciente e onipresente, Voltaire não poderia ter sido mais explícito!

2006-09-13 17:26:31 · answer #10 · answered by LSemac 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers