Corrente harmônica é uma corrente com frequência maior ou menor do que a fundamental. Quando a frequência é menor ela é chamada de sub-harmônica. Ela pode ter a frequência da fundamental, multiplicada por um número inteiro ou fracionário.
Na verdade a corrente harmônica não existe. É um ente criado para explicar a corrente deformada por uma carga não linear, como são por exemplo as fontes chaveadas. As frequências harmônicas foram estudados inicialmente pelo matemático Fourier, no século 15. Daí ele desenvolveu a famosa Série de Fourier que diz que toda onda periódica pode ser representada por um conjunto de senos ou cossenos de várias frequências e módulos diferentes.
O estudo das correntes harmõnicas, agora sim no âmbito da eletricidade, foi iniciado há aproximadamente 120 anos.
Quando a corrente de uma carga qualquer tem harmônicos, devido a esta maior frequência, a reatância indutiva aumenta aumentando as perdas do equipamento e criando harmônicos de tensão, que vai prejudicar outros equipamentos ligados na mesma rede de alimentação. A corrente harmônica prejudica também os capacitores, reduzindo a sua reatância e prejudicando o seu desempenho.
2006-09-14 10:03:02
·
answer #1
·
answered by Julio 5
·
2⤊
0⤋
Corrente harmônica é uma corrente elétrica que tem uma freqüência que é múltipla da freqüência original da rede (60 Hertz, chamada de freqüência fundamental).
Por exemplo:
Fundamental: 60 Hz
Segunda harmônica: 120 Hz
Terceira harmônica: 180 Hz
e assim por diante.
Na rede elétrica, as correntes harmônicas se somam com a corrente fundamental causando distorções na forma de onda original da rede. São causadas por equipamento que têm carga não-linear (transistores, tiristores, diodos, etc). Exemplos: computadores, vídeo-games, eletrônicos, no-breaks, etc.
Devido a algumas características físicas, as harmônicas mais comuns de aparecerem na rede são as ímpares (terceira, quinta, sétima, etc.), sendo que normalmente a terceira é a maior, se tornando a mais problemática.
O aparecimento das harmônicas, como elas são SOMADAS à corrente fundamental, provoca perdas de potência na rede e aumentam o nível de corrente e tensão na rede e nos aparelhos, causando a diminuição da vida útil nos mesmos.
Em residências, o aparecimento de harmônicas é quase zero. Em casos graves de harmônicas, recomenda-se utilizar "filtros de harmônicas", encontrado em lojas de componentes eletrônicos.
2006-09-13 13:13:55
·
answer #2
·
answered by Zé 3
·
4⤊
0⤋
Tem haver com a frequencia (Hz) do circuito, as mais comuns são de 3ª, 5ª e parece-me 11ª.
2006-09-13 13:14:14
·
answer #3
·
answered by silvarobertocem 4
·
1⤊
1⤋