English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Já fiz essa pergunta no domingo e estou repetindo, se puderem entrem no meu perfil e vejam minha pergunta anterior, onde se pode achar mais detalhes.
Sou separada e mãe de um garoto de 12 anos, somos muito amigos e carinhosos um com o outro. Mas às vezes ele apronta e na maioria das vezes resolvo com uma conversa ou broncas. Mas quando é necessário corrijo meu filho deixando-o de cara na parede ou trancado num quartinho algumas horas ou escrevendo centenas de frases de arrependimento. É raro, mas em casos graves sou severa e o deixo de castigo semanas ou mais de um mês sem fazer o que gosta e cumprindo diariamente um dos corretivos citados acima. Ele entende o erro e a punição(pois conversamos antes)e o pai dele(somos bons amigos)também aprova meu método, mas gostaria de ouvir a opinião de vcs. Somente 1 vez tive que deixar meu filho 3 meses de castigo, quando tinha 10 anos, por ter me xingado. Ele se arrependeu na época, aceitou o corretivo e nunca mais me desrespeitou. Estou certa?

2006-09-13 11:54:30 · 21 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Família

21 respostas

meu, tu está certissima, primeiro que esta raça não vem com manual e como ele e seu tu deve saber oque e melhor para ele, e castigo não faz mal a ninguem , simplesmente só ajuda a melhorar (esta racinha de sem vergonhas), eles tem o limite da gente, vivem nos testando e aprontando cada vez mais, tu pode ver que a cada uma e pior que a outra, nada e tão ameno que a gente deva deixar passar, tudo e passivel de correção, creio que eles nos fazem isso exatamente para serem corrigidos, e olha e melhor eles chorarem hoje que a gente amanhã, e tem os caras de pau ainda que viram mais tarde e dizem sou assim, porque vc deixou, porque não me corrigiu na epoca, agora já e tarde, nunca se culpe por castigar, corrigir, ensinar ou dar limites a sua cria, porque por pior que se faça sempre sera para o bem dele nem que não seje hoje, mas no futuro servirá e isso e base de educação, digo de cadeira que pé de galinha não mata filhote, nunca se arrependa somente se orgulhe por ter condição e moral para agir desta forma, parabéns valeu, com sua permissão bjocas tu és o maximo virou minha idola deixe seu email para me ajudar e trocarmos informações, veje o meu perfil k tu irá entender porque. bjs, virei teu fâ.

2006-09-13 16:57:03 · answer #1 · answered by g@thi@du d'SP. 4 · 2 0

Acho que você está certa em dar uma bronca, mas este negócio de deixá-lo trancado no quartinho ou de cara para parede é errado. O melhor é cortar algo que ele goste de fazer por uns tempos.

2006-09-16 14:07:16 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Trabalho com crianças de 9 á 11anos e acho que esta não é a melhor maneira. Ficar de cara com a parede ou ficar longos períodos de castigo causam um sentimento muito negativo. Imagine se seu superior te castigasse e ficasse três meses sem falar com você. Seria insustentável essa relaçõa concorda? Seu filho já é um pré adolescente, é um período conturbado por si só, então procure não agir mais assim. Também aposto no diálogo, porém as vezes é preciso agir sim.Sugiro que faça combinados com ele (inclusive sobre a punição) por exemplo, 2 dias sem video-game ou computador; ficar sem ir pra um lugar onde ele quer; mas isso precisa ser primeiro advertido, em seguida, combinado e aí se ele quebrar o que vocês combinaram você o pune conforme o que foi conversado. A relação de vocês ganhará mais credibilidade, você vai ver.
E fique tranquila, pois dúvidas todos nós temos, e no quis respeito a relacionamento são muitas!!!

2006-09-13 19:21:42 · answer #3 · answered by aninha 2 · 1 0

Estou certa que há um exagero em suas punições, não que vc não possa repreender ou tomar alguma medida, quando seu filho estrapola, contudo, existem outras formas. Por exemplo: o tempo do castigo nunca deve ser muito longo, para a criança só é preciso que tenhamos uma conversa, explicando o porque da atitude e depois um tempo curto, para que ele pense no que fez e conclua que não deva repetir, e assim é certo que ele irá entender, e não sentir que está sofrendo maus tratos...pois, uma punição muito rigorosa, certamente poderá trazer consequências muito graves, no decorrer da vida desse indivíduo...O que ele fez de mais grave, conforme vc explica, claro que precisaria de uma reprimenda, mas, vc exagerou...isso pode penetrar profundamente no coração de uma criança, tornando-a até mesmo violenta...Faça o seguinte, mude o quanto antes seus métodos, converse muito, até mesmo sobre seus exageros, o que devemos trazer é nossos filhos a cada dia o mais pra perto de nós, e se agirmos com muito rigor, os estaremos afastando e isso será muito ruim no futuro...Sempre que vc o colocar de castigo, nunca determine um tempo, só diga o seguinte: fique aí até quando eu mandar, deixe passar um tempo não muito longo, e em seguida converse mais um pouco com ele, sempre declarando o seu amor, e termine com beijos e abraços, fazendo com que ele sinta em vc seu porto seguro...Esclareça pra ele também, que sempre que tiver dúvidas sobre que atitude tomar, se aconselhe com vc e que juntos chegarão a melhor conclusão. Seja próxima do seu filho, pense que um castigo muito longo, os afata e poderá afastá-los pra sempre, no futuro...Boa sorte, reflita e de alguma forma lhe dou os parabéns por pedir opinião, já é um bom começo, para que tudo melhore....

2006-09-13 19:20:39 · answer #4 · answered by morando no sul 2 · 1 0

Cada um tem seu jeito de educar os filhos e não acho ( como opinaram anteriormente) que seu filho se volte contra vc e queira ficar com pai. Não sei se vc conhece alguém da antiga, tipo 40,50 ou 60 anos, pergunte a eles com eram educados. Meu me conta, até com muito descontração, que apanhava muito da minha avó quando fazia algo errado e nem por isso ele odeia a minha avó, pelo contrário ele a ama e muito. A diferença é que os meios de educação mudam com o passar dos anos, e hj em dia ninguém dá um corretivo desse tipo, mas não acho errado o seu método, principalmente se estiver dando resultados.

2006-09-13 19:18:31 · answer #5 · answered by Dayse 4 · 1 0

Eu acho que temos que exigir que nossos filhos nos respeitem e respeita´-los também como exemplo. Eu também sou mãe e sempre que meu filho fazia algo que merecesse uma punição eu o chamava e conversava sériamente com êle, e pedia que não se repetisse aquilo, e sempre em tom de voz bem sério. Quando eu falava assim com êle , êle já sabia que eu estava brava com suas atitudes e não estava para brincadeiras. Eu acho que você deve exigir que ele te ouça quando quiser falar com êle e acho que não deve castigá-lo por tantos dias. Se você acostumar a falar com êle dessa maneira que mencionei com o tempo nem precisará de castigos. O máximo que já aconteceu aquí em casa foi eu não deixar meu filho ir a um determinado lugar quando me desobedeceu. Eu ainda acho que dialogar sério quando necessário é o melhor caminho. Cada um sabe o que se passa dentro de sua casa, não quero te julgar, e estou apenas dando minha opinião.

2006-09-13 19:13:26 · answer #6 · answered by Vilma 7 · 1 0

Filhos precisam de limites e correções, mas essa parte de trancar não é boa. Ai vai uma regrinha: somente surtirá um efeito positivo a ação que for assimilada como aprendizado. Se for assimilado como humilhação ou rebaixamento, pode trazer efeitos incalculáveis. Lembre-se que em primeiro lugar vem o amor. Vai ter casos que a melhor forma de amar será com repreensão. Mas é muito importante pensar em como a ação pode ser assimilada.

2006-09-13 19:09:05 · answer #7 · answered by Mike 2 · 1 0

Sinceramente acho que você deveria fazer essa pergunta na área de psicologia. MAGO AZUL

2006-09-13 19:04:11 · answer #8 · answered by MAGO AZUL 2 · 1 0

Ele já tá grande para vc colocá-lo de castigo né?!
Talvez o "corretivo" que vc use foi o q vc recebu na sua infância.
Uma boa conversa com ele é melhor.

2006-09-13 19:03:12 · answer #9 · answered by Batemão 5 · 1 0

o dialogo á a melhor forma,
falo pq tenho 12 anos!!!!!!!
mas em certas cituações é melhor vc mudar esse castigo!!!!
vc pode deixa-lo sem ver TV durante 2 dias;
se ele gosta de PC deixa-lo 1 semana sem PC;
entre outros

mas é melhor vc variar e muito os castigo pois se vc deixar sempre o mesmo castigo ele vai acabar se acustumando e naum vai ser mais um castigo!!! viu bjao
boa sorte

2006-09-13 19:02:12 · answer #10 · answered by gatao esperto 1 · 1 0

fedest.com, questions and answers