A "Guerra das Civilizações" conforme colocada na famosa obra homônima do ideólogo americano Samuel Huntington, na minha opinião, apesar de bem construída em termos de argumentação, tem objetivos a meu ver eminentemente explicativos e justificativos para possibilitar uma expansão geopolítica dos Estados Unidos sobre os países muçulmanos, como a que está acontecendo atualmente no Iraque.
Há outras visões que contrapõe a leitura de mundo do Sr Samuel Huntigton, como por exemplo a do sociólogo e pesquisador português Boaventura de Suza Santos em seu ultimo livro "A Gramática do Tempo", onde ele mostra que não é possível separar e agrupar todo o mundo islâmico, e representar este mundo e esta cultura através do ataque terrorista ocorrido em Nova Yorque.
Se abrirmos um pouco mais o foco do conflito entre Ocidente Cristão e Oriente Muçulmano, veremos que há mais de mil anos outras razões levaram também a guerras santas, sendo a mais conhecida as CRUZADAS promovidas pelos cristãos ingleses e franceses para retomada do controle de Jerusalém.
Há que cuidar para não sermos simplesmente "dragados" pelas construções deológicas que refletem interesses geopolíticos americanos, essencialmente no que diz respeito ao domínio, posse e controle da produção de petróleo, ainda o principal componente na matriz energética dos Estados Unidos, e transformar este motivo essencial, travestido de guerra ou choque entre Civilizações. A quem interessa o CHOQUE?
Devemos atentar também para o fato de que todos os povos e etnias, tem o seu direito sagrado ao respeito aos seus costumes e particularidades culturais e religiosas, e portanto, muito da violência que assistimos, diz respeito a reação desses posvos à intromissão e tentativa de transformação de sua cultura e seus valores, para um modo de vida Ocidental, tentando implantar à força estruturas institucionais Ocidentais em países que tem outro tipo de construção histórica e social.
Desculpe o tamanho da resposta, mas o meu principal objetivo é tentar evitar que a LUZ que se coloca sobre essa construção ideológica denominada "Choque de Civilizações", não venha a encobrir ou falsear tantos outros aspectos legítimos da questão cultural e social destes povos, e que acabam sendo desconsideradas dentro do quadro geral dos conflitos.
Espero ter ajudado
2006-09-13 09:52:30
·
answer #1
·
answered by Ponto de Vista 3
·
0⤊
0⤋
Nunca deixamos de estar!! Atraves dos seculos, vc pode constatar que nao houve nunca um tempo de paz verdadeira e total!
Os interesses politicos, sociais e economicos jamais nos permitirao esse deleite!
2006-09-17 13:20:05
·
answer #2
·
answered by brunna b 3
·
0⤊
0⤋
sim. com os homens e com a natureza.
e ela já esta se rebelando, furacões, catástrofes. pestes,
estamos matando nos mesmos.
é o começo do fim
2006-09-17 08:37:35
·
answer #3
·
answered by Marilia Almeida 2
·
0⤊
0⤋
O problema é que uma minoria decide por um pais inteiro, sera que o povo desses paises querem guerra?
2006-09-16 12:57:21
·
answer #4
·
answered by ani 2
·
0⤊
0⤋
Eles guerreiam porque a sensação de ganhar é muito agradável e o poder exerce fascínio sobre os homens. O fato de poder olhar os outros de cima e ser respeitado porque matou milhares, satisfaz interiormente os senhores da guerra, embora não consigam deitar a cabeça no travesseiro à noite e dormir tranqüilamente. Já eu prefiro dormir o sono dos justos, ser humilde, ter amigos, amores e família, do que vencer todas as guerras e não ser feliz em nenhuma. Assim me sinto mais perto de Deus. Mas o Deus que criou os homens e não os Deus que os homens criaram.
2006-09-14 15:31:24
·
answer #5
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
Com certeza, guerra porque um país que mandar no outro, diferenças de crenças e religiões, fanatismo, politica , e assim a tendência é piorar e piorar!
2006-09-13 16:46:31
·
answer #6
·
answered by Meka 2
·
0⤊
0⤋
se vc levar em conta q somos uma civilisazão só, entaum a resposta é: não
2006-09-13 16:41:59
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Com certeza, vivemos uma "Guerra dos Mundos", de um lado Grandes Nações monopolizando a vida e estruturas de pequenas naçoes.
2006-09-13 16:32:40
·
answer #8
·
answered by kenedy p 1
·
0⤊
0⤋