Não concordo com essa frase, é de quem?
Se não existissem as famílias ai sim precisariamos de psicólogo. Família é tudo de bom!!!!!
2006-09-13 08:54:20
·
answer #1
·
answered by Jaque 2
·
0⤊
0⤋
Acho que ilustra bem a ideia de que o contexto familiar e o factor genético são determinantes para o desenvolvimento psicológico das pessoas.
Os outros factores são o ambiente social, bem como o lugar ocupado nele, e o modo como decorreu até então a experiência pessoal. Mas todos estes factores não são independentes, pelo contrário, conjugam-se e interligam-se em proporções variáveis de indivíduo para indivíduo. Creio que é impossível, num qualquer caso de perturbação psicológica, determinar exactamente em que proporção cada um destes factores contribuiu para o desequilíbrio.
Por estas razões, penso que é redutor afirmar que a necessidade de tratamento psicológico advém exclusivamente da existência de estruturas familiares.
2006-09-16 11:35:29
·
answer #2
·
answered by estrelada 2
·
0⤊
0⤋
Para a psicanálise, ou pelo menos para uma certa linha dela, somos todos doentes. Somos todos doentes, pois o que causa a doença é, na opinião da psicanálise, a frustração do desejo diante de nossos limites. Como todos temos desejos e todos temos limites, então a frustração é inevitável e, portanto, a doença também. Pois a frustração do desejo é sempre dolorosa. Na melhor das hipóteses, se conseguirmos apreender a lição que essa dor enseja, ficaremos doentes de culpa. Culpa por não sermos perfeitos. Cabe a nossos pais a tarefa de nos educar de modo a que encaremos da menos pior maneira possível as inevitáveis frustrações que fatalmente ocorrerão. Desta forma crescemos, pelo menos, 'menos doentes'. Não é possível curar o homem de sua condição. Paradoxalmente, esta boa educação é feita justamente através de frustrações que os próprios pais devem realizar na criança. Algumas linhas da psicanálise chamam isso de 'castração'. Os bons pais sabem que devem educar os seus filhos para viverem no mundo real e não no mundo da fantasia. E no mundo real é impossível que realizemos todos os nossos desejos. O mundo não é como queremos que ele seja, ele é o que ele é. Nele temos alegrias, mas também decepções. A boa educação é realizada através de proibições que os pais impõe aos seus filhos. Preferivelmente devem ser nossos pais a realizarem a castração, pois eles são nossos primeiros modelos de individuação. E é em relação a eles que temos nossos primeiros e, talvez, mais fortes desejos. Observem que ninguém está dizendo aqui que tudo deve ser proibido. A criança deve perceber também que existem coisas que são, além de permitidas, desejáveis. A proibição do incesto é o exemplo típico de proibição que ocorre no âmbito de quase todas as famílias. Para alguns teóricos, sem tal proibição a sociedade não existiria, pois não conseguiria se estruturar. Tais proibições causam frustrações, que, por sua vez, causam a 'doença'. Mas estas proibições são necessárias para se evitar uma doença ainda maior. Todos nós conhecemos, por exemplo, adultos 'bebes chorões'. Nosso Congresso talvez esteja cheio deles. Afinal, o 'jeitinho brasileiro' só pode ter surgido em uma cultura permissíva como a do Brasil, onde é considerado bonito seguir a 'lei de Gerson', que diz que o correto é sempre levar vantagem em tudo. O respeito ao próximo também tem origem na castração levada a bom termo. Só tem respeito pelas coisas aquela pessoa que sabe respeitar regras, sejam elas de origem externa ou auto-impostas. Cabe a nossos pais nos ensinar a como lidar com a dor de nossas frustrações. Doloridas, patogênicas, mas necessárias. Nesse sentido, a família é sempre fonte de 'doença', mas, ao mesmo tempo, pode ser fonte de saúde também, se souber nos apoiar na aventura árdua que é a vida, se souber nos ensinar que as frustrações são inevitáveis, mas benéficas, se soubermos encarar a sua dor e a sua lição.
2006-09-13 15:26:00
·
answer #3
·
answered by yamahelio 1
·
0⤊
0⤋
Eu acho que se as familias cumprissem o seu papel, aí sim os psicologos morreriam de fome...
2006-09-13 14:28:52
·
answer #4
·
answered by mariaisabelpereiradasilva 6
·
0⤊
0⤋
Todo psicólogo tem um problema psicológico a resolver. A maioria dos psicólogos são solteiros, moram com o papai e a mamãe e não gostam de ser testados ou desafiados.
Para mim psicologia é uma ciência individual. Eu, por exemplo, sou o meu próprio psicólogo. Afinal, se nem eu me entendo, o que direi de uma pessoa que mal me conhece ?
2006-09-13 10:44:08
·
answer #5
·
answered by Kayapó 1
·
0⤊
0⤋
não concordo eu faria outra, se não existisse famíla não existiria amor.
2006-09-13 10:42:21
·
answer #6
·
answered by prima 2
·
0⤊
0⤋
Acho uma frase burra, mesmo sem entender nada de psicologia.
2006-09-13 10:40:26
·
answer #7
·
answered by Beto 2
·
0⤊
0⤋
O objeto de estudo do Psicólogo é a mente humana, suas reações, entendimentos e o reflexo no comportamento. Se não existissem famílias, continuaria existindo a mente eo comportamento humano. A questão deveria ser: Qual seria o campo mais promissor da psicologia caso não existissem as relações familiares?
2006-09-13 09:56:49
·
answer #8
·
answered by lila 3
·
0⤊
0⤋
Para tudo até mesmo o impossível para alguns existe uma explicação. Normalmente onde se há mais intrigas, discussões, desentendimentos realmente é em família..Vc já parou para pensar o porque?
Onde consegui encontrar explicações a esse respeito (pq eu realmente tenho problema com minha mãe, e o impressionante que é só com ela, coisa inexplicável para muitos) foi na doutrina espirita kardecista, onde se fala que somos frutos de várias encarnações e se voltamos aqui é para nos redimir-mos com os que fizemos mal à outras vidas atrás. Por isso de tanto desentendimentos. Tem tanta coisa além da vida... Se todos quizessem ou tivesse interesse em pelo menos ler, escutar...
...
2006-09-13 09:21:10
·
answer #9
·
answered by ♀JYM ♪ 2
·
0⤊
0⤋
Faz sentido. Porém, ainda acho que é a carga dos "ensinamentos bíblicos", que causam
distúrbios nas pessoas.
Talvez vc não saiba, o que é viver longe dela.
Um Abraço!
2006-09-13 09:11:59
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bem Sistêmica..huahuahua
2006-09-13 09:10:50
·
answer #11
·
answered by lucipsicologa 3
·
0⤊
0⤋