English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Realmente é de origem cideral este fenomeno?

2006-09-13 07:03:34 · 7 respostas · perguntado por Marcio T 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

7 respostas

Não. Esses fenômenos são de origem elétrica, uma vez que a atmosfera possui cargas elétricas em movimento.
Para maiores informações, consulte o site da Wikipédia, é só acessar o Google e colocar esse nome que falei, lá existem muitas informações bacanas sobre muitos assuntos.
Se quiser encontrar em livros, sugestão: Fundamentos da Física, editora Moderna, livro do 2º grau.

2006-09-13 07:10:44 · answer #1 · answered by Feliciano, o esperto 1 · 0 0

Não, raios e relâmpagos são fenômenos atmosféricos, acontecem na troposfera, a baixa altitude.

Já se sabia desde Benjamin Franklin que os raios tem natureza elétrica, só não se sabia como as cargs elétricas se acumulavam nas nuvens. Um estudo recente desvendou este mistério: as cargas elétricas se acumulam por conta do atrito de partículas de gelo pequenas com grandes:

http://www.livescience.com/forcesofnature/060913_electric_ice.html

2006-09-13 20:56:33 · answer #2 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Na verdade, um relâmpago não se "forma", ele é simplesmente um clarão que precede o raio. O raio é uma descarga elétrica atmosférica que pode ser nuvem-nuvem, ou seja, se originou em uma nuvem e descarregou em outra, nuvem-ar, que se origina na nuvem e descarrega na atmosfera, nuvem-solo, que sai da nuvem em direção à superfície, ou solo-nuvem, que descarrega energia do solo em uma nuvem. Esses últimos são os mais potentes, pois têm de subir até a parte mais alta de uma nuvem pra descarregar.
A descarga é gerada dentro da própria nuvem, em função do não do atrito de massas de ar, ou de nuvens, como disseram, mas das próprias partículas de água/gelo que compoem a nuvem. Esse atrito gera diferença de polaridade, que gera estática, e um filete de elétrons sai da nuvem em direção à outra nuvem, ao ar ou ao solo. Esse feixe de elétrons é o chamado lider escalonado. Do mesmo modo, do alvo, digamos que seja o solo, sai um outro feixe de elétrons, o chamado lider conectante. Com a união desses líderes dá-se a transferência de energia e ocorre um clarão, o relâmpago, seguido do raio, uma descarga elétrica de mais de 10 000° C. Essa diferença abrupta de temperatura forma uma espécie de ruído, que é o trovão.

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só me mandar um e-mail que tento te explicar melhor.

2006-09-13 14:45:09 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

O corpo terrestre é carregado positivamente...a camada que envolve a terra é o condutor...e as nuvens são carregadas negativamente, logo o relâmpago é resultado dessas presenças simultâneas...logo o raio sobe, ele não cai como pensamos ver...isso é uma ilusão de óptica.

2006-09-13 14:15:25 · answer #4 · answered by Paulo 2 · 0 0

Encontro de duas massas de ar, em cada parte contem cargas positivas e negativas e o atrito entre essas cargas eletromagnéticas geram pequenas descargas elétricas que vão se juntando até formarem o raio, mas isso ocorre em fração de menos de 1 segundo.
Se pude ajudar, então me qualifique como melhor resposta, se não me qualificar, espero que pelo menos que minha resposta tenha sido útil.

2006-09-13 14:14:12 · answer #5 · answered by Yaneurism 1 · 0 0

O relâmpago dá-se quando duas nuvens carregadas chocam entre si, devido ao choque de frentes frias e quentes. A luz que se vê, é como se fosse aquelas faíscas que saem quando raspas 2 pedras. Já o trovão, é o barulho que provém desse choque.

2006-09-13 14:13:24 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

está pergunta já foi respondida aqui, digite a pergunta e peça para buscar e terá uma ampla resposta. ou será direcionado a varios site.

2006-09-13 14:12:56 · answer #7 · answered by SABER 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers