Segundo a física sim, mas em se tratando do organismo não...
É a mesma coisa da gente saber da velocidade da luz, mas jamais alcançarão essa velocidade. Só em numeros mesmo.
Boa pergunta a sua. Por mim, ganharia 10 pts.
2006-09-13 05:57:45
·
answer #1
·
answered by Val/SP 5
·
0⤊
0⤋
"Viajar" no futuro todos fazemos, mas depende do referencial.
Quanto maior a gravidade, mais devagar "passa" o tempo.
Quanto maior a velocidade, mais devagar "passa" o tempo.
Um exemplo para explicar o porque passa mais devagar com o aumento de velocidade:
PS: Devemos levar em conta que a velocidade da luz é igual para todos os referenciais.
Supondo que uma pessoa esteja em um vagão de um trem que acelerou ate uma velocidade próxima a da luz.
Esse trem passa por uma estação que também tem uma pessoa.
Ao passar, um dispositivo no chão do trem dispara um feixe de luz.
Trajetória vista pela pessoa dentro do trem:
.../\.|...
...|..|.a.
...|..|...
...|.\/...
Trajetória vista pela pessoa fora do trem:
......./\.......
....../..\.b....
...../....\.....
..../......\....
A distancia de "b" é maior q "a".
V1=V2, as distancias são diferentes, mas o evento e visto no mesmo intervalo de tempo pelas duas pessoas.
Se a velocidade é igual e as distancias diferentes, o tempo logicamente teria que ser diferente, mas não é lógico pensar que enquanto um vê a luz chagar o outro vê ela chegando.
O que ocorre é que em relação a pessoa de fora o tempo de quem esta dentro do trem passa mais lentamente, logo quem esta dentro do trem ao sair do trem teria viajado para o futuro.
Como?
Vamos supor que passando 1 minuto no trem passe 2 lá fora (o tempo de quem esta dentro passa mais devagar).
Se você passa 10 minutos, 20 minutos lá fora.
Ao sair do trem você encontrara um mundo que passou 20 minutos e não 10 como você.
Viajar para o passado existe uma parte da relatividade que explica como isso seria possível com um "buraco de minhoca", mas não sei exatamente como funciona.
...
Voltando no tempo existem duas hipóteses propostas para o que acontece:
Uma diz que você não pode mudar o passado. Sempre acontecerá algum evento que ira te impedir de mudar (para mim essa hipótese é furada, mas é minha opinião).
Outra diz que o que você faz no passado vai refletir em forma de ondas no futuro. Se eu mato minha mãe, eu desapareço. Mas isso cria um paradoxo:
Se eu matei minha mãe, eu desaparecerei por não ter nascido, mas se eu não nasci, eu não poderia ter viajado para o passado para matar minha mãe.
Respostas concretas sobre uma viagem ao passado não têm nenhuma.
___________________________________
Clever
Desculpa cara, mas tu viajou.
"A teoria da relatividade restrita nos mostra que ao acelerarmos um objeto a sua massa cresce e fica mais difícil aumentar a velocidade. Quando esta se aproxima da velocidade da luz, esse efeito se torna mais evidente. A energia cinética (energia de movimento) fornecida ao objeto para aumentar a sua velocidade se converte em massa de acordo com a equação de Einstein. Se um corpo viajasse na velocidade da luz a sua massa seria infinita e, portanto, seria necessária uma energia infinita para atingir essa velocidade. Como nunca chegamos ao infinito, nunca se alcança a velocidade da luz."
Lembrando que massa é energia.
E=m.c² (energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado).
E: energia
m: massa
c: velocidade da luz.
Mas passando c² para o outro lado (como estava multiplicando passa dividindo):
m=E/c² (massa é igual a energia dividida pela velocidade da luz ao quadrado).
Vemos que massa e energia são diretamente proporcionais.
Esta formula (E=m.c²) é a formula para calcular a energia de um corpo em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.
2006-09-13 06:20:17
·
answer #2
·
answered by lihige 2
·
0⤊
0⤋
Ate entao ainda nao mais eu acho remota essa coisa de viajar no tempo nos so podemos viajar em nossas memorias e olha la ...
2006-09-13 06:05:46
·
answer #3
·
answered by Marcos P 2
·
0⤊
0⤋
Olha, para pessoas leigas, a possibilidade de se viajar no tempo, é totalmente nula. Mas eu acredito, assim como a física quantica, que nada é certo, tudo é uma probabilidade. É possível se viajar no tempo sim! Só que o ser humano ainda não desenvolveu tecnologia o suficiente pra realizar essa façanha. Mais pelo pouco que eu sei, é mais ou menos assim.
O nosso corpo é composto de massa concreta. Essa massa é muito variável. Se vc engorda, vc tem mais massa, se vc emagrece, vc tem menos massa. Mas é importante que lembrar que a massa existe sempre. O interessante é o seguinte, quando aceleramos a massa a uma velocidade próxima a velocidade da luz, a massa se torna energia!! O mundo tudo foi derivado de energia! Se vc consegue transformar seu corpo em energia, vc domina a dimensão entre espaço e tempo então pode-se realizar coisas inimaginaveis! O que é mais difícil nisso tudo é que quando se transforma um corpo em energia, ele deixa de possuir massa concreta! Então como transformaremos novamente a energia em massa? Isso que vai ser difícil de descobrir não é! Mas é isso ai.
2006-09-13 06:03:15
·
answer #4
·
answered by Clever 3
·
0⤊
0⤋
Claro
Pro futuro eu sei que pode.
2006-09-13 06:01:30
·
answer #5
·
answered by Alberto 2
·
0⤊
0⤋
Tem teorias científicas que defendem a tese. Teoria da relatividae.
2006-09-13 05:59:10
·
answer #6
·
answered by W W 4
·
0⤊
0⤋
sim! através das suas lembranças e da sua imaginação! elas te levam a lugares que você jamais viu
2006-09-13 05:58:47
·
answer #7
·
answered by Lol!ta 3
·
0⤊
0⤋
com certesa...
sim, com o auxilio da mente, e a ajuda de um livro
vc conhecerá pessoas, lugares, civilizações em anos e séculos passados.
a matéria (o corpo) nesse caso é despensável, viajamos sem ela!
2006-09-13 05:56:58
·
answer #8
·
answered by Priscilla Gaia 1
·
0⤊
0⤋
Uma das razões das viagens no tempo serem tão fascinantes está no fato de que todos nós, sem exceção eu diria, temos vontade de fazê-las.
E como seriam essas viagens no tempo?
Com certeza muitas catástrofes poderiam ter sido evitadas se pudéssemos viajar ao passado, como o acidente com o Titanic ou a Segunda Guerra Mundial. Poderíamos ficar milionários se pudéssemos viajar ao futuro e voltar, pois quem não gostaria de saber quais serão os números de uma mega sena acumulada?
O problema de viagens ao passado e ao futuro é que podemos nos deparar com muitos paradoxos. Vejamos dois exemplos: Imagine você avisando o comandante do Titanic sobre o iceberg e ainda assim ele não lhe der atenção? E se você matasse Hitler mas mesmo assim o exército alemão continuasse barbarizando a Europa sob o comando de outro general tão sanguinário quanto ele? Ou seja, será que o Titanic não tinha mesmo que afundar? Será que o Holocausto não tinha mesmo que acontecer pra manchar a História da Humanidade? Será que não são coisas do destino? E se você viajasse ao passado e por um acidente matasse sua avó materna antes de ela dar a luz a sua mãe? O que aconteceria? Em suma, será que uma viagem ao passado pode mudar o futuro?
Pois bem, vamos analisar então nossas viagens no tempo sob a óptica de que não podemos alterar os rumos da Humanidade. Ainda assim temos boas razões para tornar tais viagens bastante interessantes. Por exemplo, poderíamos voltar ao passado e participar da batalha do Dia D na Normandia, já sabendo que os Aliados saíram vencedores na ocasião e nos tornarmos heróis de guerra. Ou poderíamos voltar até a viagem do Titanic e nos prepararmos para o naufrágio e sermos um dos sobreviventes entrando assim para a História. Outras possibilidades são viajar no tempo e conhecer pessoas interessantes ou presenciar fatos históricos. Você já se imaginou conversando com Charles Chaplin, com Buda ou Jesus Cristo? Já se imaginou assistindo pessoalmente o primeiro vôo de Santos Dumont com seu 14 Bis? Pois bem, tenho certeza de que você pode imaginar viagens fantásticas ainda que não possa alterar os rumos da História.
Aliás, alguns personagens da história, como é o caso de Julio Verne e Leonardo da Vinci por exemplo, foram acusados de serem viajantes de tempo, por estarem com o pensamento muito à frente do seu tempo.
Mas será que uma viagem no tempo é mesmo possível?
A esperança de que estas viagens se concretizem não deve morrer, afinal muitas façanhas consideradas impossíveis pelo homem foram realizadas no futuro. Quando H.G. Wells escreveu em 1895 o livro "A Máquina do Tempo", muitas pessoas acreditavam que máquinas mais pesadas que o ar não poderiam voar, mas em 1906 Santos Dumont desmentiu estas pessoas com seu 14 Bis. Mais adiante as pessoas diziam que jamais o Homem conseguiria quebrar a barreira do som. Aí foi a vez de Chuck Yeager provar que isto não era verdade. Será que com a velocidade da luz será a mesma coisa? Será que um dia o Homem fará uma viagem numa velocidade bem próxima a da luz? Quando isto acontecer estaremos próximos de viajar no tempo.
Podemos dizer que um dos precursores de possibilitar uma teórica, talvez real, viagem no tempo foi Albert Einstein com o advento da Relatividade Geral, teoria que ele formulou em 1915. Com a chegada desta nova teoria física, o tempo passou a ser tratado como uma nova dimensão, assim passamos a ter três dimensões espaciais e uma dimensão temporal, formando assim um espaço de quatro dimensões.
Uma das decorrências desta teoria é o Paradoxo dos Gêmeos, que em suma diz o seguinte: suponhamos que o homem consiga viajar a uma velocidade próxima a da luz. Então colocamos um dos irmãos gêmeos para fazer uma viagem de ida e volta até uma galáxia distante a uma velocidade próxima a da luz. Quando ele voltar desta viagem o irmão que ficou na Terra estará mais velho.
Então, quer ver como será a Terra daqui a 1000 anos? Pois bem, o que você precisa fazer é subir numa espaçonave, viajar até uma estrela que esteja a pouco menos de 500 anos-luz da Terra e voltar, viajando a uma velocidade de aproximadamente 99,995% da velocidade da luz nos dois sentidos. Quando você voltar a Terra estará 1000 anos mais velha e você terá envelhecido apenas 10 anos. Isto não é fantástico.
O mais interessante neste assunto de viagens no tempo é que às vezes a ficção científica propicia investigações na ciência. Na série "Jornada nas Estrelas", em 1960, aparece o conceito de Propulsão por Dobra onde o espaço ao redor da Enterprise se dobraria e a nave poderia viajar a uma velocidade maior que a da Luz. Em 1994 o físico Miguel Alcubierre verificou que este processo é possível e dois anos depois o físico Allen E. Everett mostrou como realizar viagens ao passado utilizando este conceito.
Se você quiser conhecer mais sobre este assunto sugiro que leia o livro "Viagens no Tempo no Universo de Einstein", do autor J. Richard Gott, que foi a base deste artigo. Tenham todos uma boa viagem.
2006-09-13 05:56:55
·
answer #9
·
answered by Rodrigo Celi Veiga Dias 3
·
0⤊
0⤋
Acho que só em pensamento !
2006-09-13 05:52:01
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋