É um grande um erro achar que o grupo popularmente conhecido como dinossauros (DINOSSAURIA) foi totalmente extinto há 65 milhões de anos NUMA GRANDE EXPLOSÃO seja de meteoro ou cometa. Estudos recentes mostram que as aves possuem muitas características observadas em grupos de répteis, em especial nos Dinosauria o que levou especialistas a classificar as aves não mais como Classe Aves, como era conhecida antigamente, e sim como um grupo especializado de dinossauros.
As penas, considerada como diagnóstico das aves atuais, estão presentes em outros grupos de dinossauros, entre eles o próprio Tyrannosaurus rex. Estudos apontam que a origem das penas se deu a partir de modificações das escamas dos répteis, tornando-se cada vez mais diferenciadas, complexas e, posteriormente, vieram a possibilitar os vôos planado e batido.
Mais detalhes http://www.animalplanetbrasil.com/guia_a...
Outro erro comum é não considerar que o planeta já vinha sofrendo mudanças geológicas e climáticas. Se olharmos as posições dos continentes no começo do jurássico (208 milhões de anos) e no final do cretáceo (65 milhões de anos) período que denominamos Era Mesozóica é possível ver que uma drástica mudança geológica ocorreu no planeta. Os continentes se separaram mares se formaram e consequentemente a vegetação se adaptou a um clima ficou mais frio e mais seco. Foram tantas mudanças que seria pouco provável que os dinossauros sobrevivessem mesmo sem o Bendito meteoro (cometa).
Extinções em massa infelizmente ou felizmente é uma ocorrência natural no planeta
1- Extinção Cambriana - marca o fim do Câmbrico
2- Extinção do Ordovícico (444 Ma) - ocorrida no fim do Ordovícico, vitimou sobretudo trilobites, braquiópodes, crinóides e equinóides; provavelmente resultante de uma glaciação.
3- Extinção do Devónico superior (360 Ma) - na Devónico superior / Carbónico inferior, evento gradual que vitimou cerca de 70% da vida marinha, sobretudo corais e estromatoporóides.
4- Extinção Permo-Triássica (251 Ma) - a maior de todas as extinções em massa que fez desaparecer cerca de 84% dos géneros marinhos e 50% das famílias existentes; desaparecimento total das trilobites.
5- Extinção Triássico-Jurássico (200 Ma)
6- Extinção K-T (65,5 Ma) - mais conhecida pelo desaparecimento dos dinossauros.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/extin%c3%a7...
Outros animais conseguiram se adaptar eles não era a hora deles.
Hoje enquanto escrevo esta resposta está ocorrendo uma nova extinção em massa por causa do efeito estufa, poluição etc etc etc.e sabemos que não é nenhum cometa-meteoro que está causando isso
Ah!! O cometa realmente caiu existem diversos registros geológicos dele, mas como meu professor dizia “ Foi uma marretada em um doente terminal.
2006-09-14 16:29:14
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O pólo magnético da Terra produz um campo que protege a Terra de raios nocivos (raios gama por exemplo) aos seres vivos; num dado momento e por causas ainda desconhecidas o pólo sumiu e este campo que protege os seres deixou de existir fazendo com que estes tais raios bombardeassem a superfície.
Os dinossauros por serem animais de porte muito grande foram os que mais sentiram estes danos assim como as plantas foram afetadas, ou seja, muitas plantas e dinossauros morreram por causa destes raios.
Neste mesmo período em que entraram em decadência, estudos ainda indicam que ou devido a uma erupção ou a queda de um meteorito (mais aceita até hoje) acabou por dizimá-los, seja ou por falta de alimento, ou efeito estufa, ou gases letais, etc
Ainimais como, por exemplo, os mamíferos sobreviveram por terem um tamanho menor aos dinossauros; por serem uma forma de vida mais complexa, ter sangue qunte, etc
2006-09-13 12:07:38
·
answer #2
·
answered by S�rgi0 2
·
0⤊
0⤋
Esses animais eram enormes e os alimentos forma ficando escassos e tiveram que comer uns aos outros e os vegetarianos não tinham mais alimentos e acabaram sucumbindo.
Oense bem.... um Elefante pesa 4 toneladas e come em média mais de 80 kilos de folhas por dia enquanto que um gato domestico não come mais que 80 gramas por dia.
Quanta comida um dinossauro de mais de 100 toneladas precisa comer pasa sobreviver?
2006-09-13 01:17:37
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A Extinção K-T ou Evento K-T foi uma extinção em massa ocorrida há mais ou menos 65,5 milhões de anos, que marca o fim do período Cretáceo (K) e o início do período Terciário (T). Este evento teve um enorme impacto na biodiversidade da Terra de então e vitimou os dinossauros e outros répteis gigantes.
O registo estratigráfico mostra que o desaparecimento abrupto das formas extintas coincide com um nível rico em irídio (o nível K-T), um elemento químico pouco abundante na Terra e geralmente associado a corpos extra-terrestres ou a fenômenos vulcânicos. Há várias teorias para explicar a extinção K-T, mas a mais aceita até então é a que justifica a catástrofe como resultado da queda de um asteróide.
Existem muitas teorias que tentam explicar a extinção ocorrida há mais ou menos 65 milhões de anos, mas nenhuma foi, até hoje, totalmente comprovada. IMPACTO COM ASTERÓIDE, QUEDA DE COMETA (NÃO DE ASTERÓIDE), ERUPÇÕES VULCÂNICAS, ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, DUAS CATÁSTROFES DISTINTAS, OUTRAS TEORIAS... Entra no site: http://www.saberweb.com.br/historia/pre_historia/extincao_dos_dinossauros.htm e leia sobre assunto.
2006-09-13 01:17:00
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pergunta interessante, talvez seja a queda de um grande meteorito que acabou mudando drasticamente o clima e matando a maioria dos dinossauros e essa é a hipótese que alguns cientistas formularam mas eles estão buscando provas e acham que a grande cratera na península de Yucatan México seria a prova desse acontecimento.
2006-09-13 01:13:50
·
answer #5
·
answered by valdir ipen 2
·
0⤊
0⤋
Bom partindo das teses de cientistas que morrem...procurando essa resposta..nao creio que sera no YR que a achara...ninguem sabe ao certo...
2006-09-13 01:12:22
·
answer #6
·
answered by thuthukinho_43 6
·
0⤊
0⤋