O espaço não é infinito assim como o tempo não é eterno.
O fim do Universo fica aonde a luz ainda não chegou, embora esteja à caminho numa velocidade de 300.000 Km/segundo.
A relatividade só existe na presença de espaço tempo e velocidade, no mínimo é necessário haver luz para fazer surgir a relatividade.
Resumidamente o fim do Universo fica aonde nem a luz alcançou. Lá não existe absolutamente nada.
2006-09-12 16:56:17
·
answer #1
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
0⤋
É infinito porem limitado.
2006-09-13 09:11:26
·
answer #2
·
answered by Souassim 4
·
0⤊
0⤋
O artigo abaixo aponta uma evidência forte de que o Universo não é infinito. Está em inglês.
http://www.newscientist.com/article.ns?id=dn4250
Segundo o artigo, o Universo parece-se com uma bola de futebol e, se você "sair" por um "gomo", vai estar automaticamente entrando por outro, do lado "oposto".
2006-09-13 07:27:00
·
answer #3
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
claro que é finito!
vai explodir tudo!
:)
2006-09-13 05:29:49
·
answer #4
·
answered by Juninha. 7
·
0⤊
0⤋
Na verdade o universo não é infinito. Isso se encaixa na velha e boa discussão de conceitos existentes apenas para o universo humano, mas não pro físico. Infinito, criação, honra e outros conceitos inexistem na natureza. São conceitos fundamentalmente humanos que se aplicam apenas a humanos. Só o homem cria, por exemplo, sendo a criação a transposição de "algo" do mundo das idéisa (na mais hegeliana das visões!) para o mundo dos objetos. O homem faz isso quando cria uma obra de arte. Faz com que a abstração contida em sua mente adquira forma. Assumir que há criação no universo independente do ser humano ou outro ser biologicamente dotado de razão e meios para transformar seu ambiente, é assumir a transcendentalidade e um caráter intencional para o universo. O conceito de infinito obedece o mesmo padrão. Infinito a "quantidade" inimaginável pelo ser humano. Na verdade, o universo é apenas tão grande que nós não conseguimos imaginar seu tamanho. Mas ele é finito, pois uma quantidade de matéria infinita é fisicamente impossível de existir. Possuir uma quantidade infinita de matéria nos leva a concluir que há uma quantidae infinita de energia, da qual podemos inferir que o universo não possui origem, pois uma origem pontual não poderia comportar massa ou energia infinitas. Também podemos inferir que o universo não terá fim, etc... Supor que o universo é infinito é incompatível com a sua existência. Mas há pessoas que podem alegar que a matéria é finita, mas o espaço e o tempo infinitos o que é igulamente incompatível com a física. Relativisticamente falando, matéria, tempo e espaço estão diretamente relacionados, sendo que onde não há matéria não há espaço nem tempo. Pode parecer pouco provável isso, mas pode ser matematicamente deduzido ou abstratamente analisado: imagine um compartimento vazio, sem absolutamente nada, nem ar. É facil de imaginar e supor que há como ter espaço e tempo nesse compartimento isento de matéria. Imaginamos um espaço negro e vazio. Mas o que limita esse espaço? O que compõe o compartimento? Só há compartimento se houver matéria para definir os limites. essa matéria pode ser qualquer coisa, ar, plasma, luz... mas sem absolutamente nada, nadapode existir, inclusive o espaço e o tempo. O espaço é o que a matéria ocupa e o tempo é o modo de existir dessa matéria. Tudo gira em torno dela, da matéria existênte e finita.
Abraço.
2006-09-13 02:30:41
·
answer #5
·
answered by Jerry 2
·
0⤊
0⤋
Homem_da_Terra explicou bem.
O Universo é infinito mas com limites definidos.
Infinito pq ainda está em expansão com tendência de assim permanecer. Com limites pq a luz do Big Bang continua sua infinita progressão.
Pense na superficie de um lago quando vc atira uma pedra e forma vários círculos concrêntricos... O Big Bang é a pedra. O primeiro círculo é a primeira luz viajando no nada. Os demais círculos podem ser entendidos como o resfriamento da explosão e a criação da matéria...
Só se pode falar em universo onde há a aplicação das leis da física (espaço, tempo, velocidade, energia, luz...etc). Assim, o que ainda não foi tocado pelo primeiro círculo do nosso exemplo não pode ser considerado como um universo válido.
Espero que tenha ajudado...
2006-09-13 00:32:42
·
answer #6
·
answered by Dr. Márcio 2
·
0⤊
0⤋
ele é do tamanho do nosso desconhecimento
2006-09-13 00:07:28
·
answer #7
·
answered by eu mesmo 5
·
0⤊
0⤋
Se o universo é infinito pense na grandeza e poder de quem o criou.
2006-09-13 00:02:50
·
answer #8
·
answered by THONYO 2
·
0⤊
0⤋
Segundo um ótimo professor de física que tive na faculdade NADA é infinito. É impossível ter alguma coisa infinita, pois requereria massa e energia infinita, e acabaria por atrair, sugar e nunca mais deixar sair dali tudo o que existe. Algo bem pior que um buraco negro, eu diria... NADA é infinito, lembre-se sempre
2006-09-13 00:02:33
·
answer #9
·
answered by Antonio G 4
·
0⤊
0⤋
Não precisa ser gênio pra saber isso! Nem Deus.
A ciência já sabe que o universo não é infinito.
E a ciência sabe que o nosso universo tem entre 12 e 15 bilhões de anos luz de diâmetro.
Atenção para o detalhe: ANO LUZ MEDE DISTANCIA E NÃO TEMPO.
Um ano luz equivale a aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros.
2006-09-13 00:01:12
·
answer #10
·
answered by Allan C 4
·
0⤊
0⤋
quem falo? td o q se desconhece q fica além, chamamos de infinito. Naum da pra dizer q eh infinito no sentido bruto da palavra.
2006-09-12 23:59:49
·
answer #11
·
answered by M!(#£[£ 6
·
0⤊
0⤋