Lembre-se de que a energia pode ser de duas espécies: energia cinética e energia potencial. Você não pode destruir energia. Sempre que a energia potencial desaparece, uma igual quantidade de energia cinética é produzida. Suponha que você leve uma pedra ao alto de um edifício; você aumenta a energia potencial da pedra. Se você larga a pedra, ela cai com velocidade crescente. Sua energia potencial diminuirá, a energia cinética crescerá. Quando a pedra atinge o solo, ela parece perder bruscamente tôda sua energia cinética. Na verdade, isso não se dá porque as moléculas da pedra e as do solo passam a vibrar mais fortemente. A energia cinética da pedra é tôda transformada em calor. Quando você freia o carro, os pneus deslizando no solo são forçados a parar pela fôrça do atrito que, realizando trabalho sôbre os pneus, cria calor e eleva sua temperatura. Envergue um arame para um lado e para o outro; o trabalho que voce realiza produz calor que aquece o arame. Mantenha uma espêssa tira de borracha junto aos lábios, para sentir a temperatura, e então a expanda; o trabalho aquecerá a borracha. Escoteiros acendem fogo pelo atrito de um bastão com um bloco de inadeira Realizando trabalho, você pode produzir energia calorífica.
Antigamente, os cientistas pensavam que o calor era uma substância (chamada calórico) e que quando êles dobravam um arame para um lado e para o outro êles espremiam o calor para fora dêle, como a água de uma esponja molhada. Benjamin Thompson, um cientista norte-americano, provou que o calor não é uma substância, mas energia. Após a Revolução Americana Thompson emigrou para a Europa onde se tornou um famoso cientista Quando dirigia uma fábrica de armas em Munique, Alemanha, êle observou que muito calor era produzido enquanto se fazia o furo do cano de um canhão. Êle usou uma broca "cega" para fazer outro furo, de modo que o metal não fôsse cortado ràpidamente. Êle verificou que podia produzir calor por horas a fio. "Portanto", concluiu êle, "senão há limite para a quantidade de calor extraída por atrito, o calor não pode ser uma substância".
2006-09-12 14:29:48
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Essa pergunta me faz recordar de Albert Einstein em seu livro: A Evolução da Física onde ele cita de passagem:
Durante a 2ª Guerra Mundial a produção de canhões era intensa. Ao visitar uma fábrica de canhões, Einsten observou que ao ser torneado o cano do canhão no torno, desprendia uma grande quantidade de energia térmica, o calor.
Essa observação é importantíssima porque denota que os átomos quando submetidos à fricção, cedem energia, ou seja a energia estava no átomo mas foi retirada dele.
E = m . c2
Para pensar em casa Ok
2006-09-12 23:36:50
·
answer #2
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
0⤋
Nossa cara, só tem físico aqui...
Vamos lá. Na verdade, o atrito é uma força dissipativa. Ou seja, ela sempre se opõe ao movimento e isso gera perda de energia que é percebida na forma de calor. Energia mecânica se transformando(em parte) em calor.
Agora, se você quer usar o ar como refrigerante, ele terá, é lógico, que está a uma temperatura menor que a do objeto a ser refrigerado, pois só assim teremos troca de calor. E isso se aplica para qualquer fluido ou objeto, pois caso contrário, estariamos contrariando uma das leis da física que diz que a energia não se perde. Esta energia tem que ir para algum ligar, por isso a necessidade de se estar fazendo uma circulação do fluido refrigerante no local...
2006-09-12 22:00:41
·
answer #3
·
answered by 100% FLP 1
·
0⤊
0⤋
sim.
2006-09-12 21:36:52
·
answer #4
·
answered by Marcus Vinicius L 3
·
0⤊
0⤋
O atrito causa calor sim.... Já esteve em atrito com o corpo de outra pessoa??? ÔÔÔ, dá um calor viu =)
2006-09-12 21:29:43
·
answer #5
·
answered by Babi Gallindo 2
·
0⤊
0⤋
Na verdade, o ar rouba calor de um corpo a baixa velocidade, por isso, parece que ele não esquenta. Tanto esquenta que os meteoritos brilham porque o atrito com a atmosfera os fazem incandescer. Nesse caso, o calor gerado pelo atrito é muito grande, por causa da alta velocidade, e a capacidade do ar de roubar calor é insuficiente para evitar o aumento da temperatura.
2006-09-12 21:28:59
·
answer #6
·
answered by ju_duochan 2
·
0⤊
0⤋
o atrito do meu corpo com o da minha namorada, causa um calor infernal. muito bom.
2006-09-12 21:28:57
·
answer #7
·
answered by Leandro G 2
·
0⤊
0⤋
Pq o ar absorve mais calor de vc do que vc dele. Simples.
2006-09-12 21:28:04
·
answer #8
·
answered by Andre 5
·
0⤊
0⤋
O atrito causa calor sim, meu amigo, caso você ainda não tenha percebido, toda vez que você tira um cd do leitor de cd, ele está quente, devido ao atrito com o ar, ou seja, quanto maior a velocidade, mais atrito. Porém a condições em que o próprio ar, serve como meio de resfriamento, mais é preciso que este ar seja renovado.
2006-09-12 21:25:47
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eihn??
E=MC² ???
Bom....
O atrito com o ar faz com que os caças se aqueçam.
Os asteroides e meteoritos se desintegram na atmosfera porque entram em atrito com o ar.
Os antigos concordes aumetavam em até 120 cm quando em vôo supersonico por causa do aquecimento devido ao atrito com o ar.
Logo o atrito com o ar só produz calor apartir de uma certa velocidade.
2006-09-13 00:35:26
·
answer #10
·
answered by Allan C 4
·
0⤊
1⤋