As algas oferecem importantes contribuições ao meio ambiente.
Tanto as unicelulares quanto as pluricelulares realizam fotossíntese. Elas são responsáveis por mais de 70% do gás oxigênio liberado diariamente na Terra, principalmente as unicelulares flutuantes, que fazem parte do chamado fitoplâncton.
Assim, as algas são responsáveis, em grande parte, pela renovação do oxigênio do ar atmosférico e daquele que se encontra misturado na água, necessário aos seres aquáticos aeróbicos.
As algas também constituem a fonte mais importante de alimento, direta ou indiretamente, para a grande maioria dos seres vivos aquáticos.
2006-09-13 00:38:48
·
answer #1
·
answered by Rê 2
·
5⤊
2⤋
Além de alimentar uma infinidade de peixes as algas
prodozem cerca de 70% do oxigênio que está contido na atimosfera, ou seja bem mais que as grandes florestas do mundo como a Amazônia e a floresta do Congo.
2006-09-16 03:15:25
·
answer #2
·
answered by Guilhermexb 3
·
3⤊
0⤋
Importância ecológica das algas calcárias não articuladas
As coralináceas não articuladas compreendem mais de 1600 espécies, ocorrendo em todos os oceanos, desde latitudes polares a equatoriais,e constituindo um componente conspícuo ou até dominant em locais onde se observa alta herbivoria e/ou altos níveis de nutrientes (Woelkerling, 1988). Além disto são organismos que ocorrem desde a região entre marés até profundidades de 268 metros, como é o caso das Bahamas (Littler et al., 1985; Woelkerling, 1988; Leukart, 1994). Crescem sobre substratos consolidados, ou outras algas e angiospermas marinhas, e pelo caráter ciáfilo de muitas espécies, formam a base primária sobre a qual se fixam outras algas, calcificadas ou não, e muitos animais sésseis, alguns dos quais não se fixam em outros substratos. Vários grupos podem apresentar formas de vida livre sobre substrato não consolidado, formando grandes associações com características muito peculiares.
Sabe-se que estas algas apresentam grande importância no processo de formação e manutenção dos recifes de coral e que muitos recifes ditos coralinos na realidade são formados em sua maior parte por algas calcárias (Levington, 1995; Littler & Littler, 1996; Steneck & Testa, 1997). As coralináceas não articuladas estão presentes em grandes extensões da plataforma continental de várias regiões do mundo, na forma de bancos de nódulos calcários, considerados um dos principais depósitos de carbonato do mundo, pois 90% do talo destas algas é composto por carbonatos (Oliveira, 1996) e muito provavelmente apresentam um importante papel na retenção de parte do carbono lançado na atmosfera, com possíveis implicações no ciclo global do carbono e nas mudanças climáticas que vêm ocorrendo no planeta (Oliveira, 1997).
Em algumas partes do mundo, como no Golfo da Califórnia os bancos de nódulos calcários são conhecidos desde o século XIX (Riosmena et al., 1999). Embora existam alguns estudos referentes aos bancos de nódulos calcários recentes para regiões tropicais e subtropicais estes são ainda pouco estudados se comparados com aqueles realizados para regiões temperadas e árticas (Piller & Rasser, 1996).
No Brasil estes depósitos de carbonatos de origem algal se estendem por praticamente toda a plataforma continental constituindo um reservatório estimado em 2 x 1011 toneladas métricas (Milliman & Amaral, 1974).
http://www.ccb.ufsc.br/bot/macroalgas/ecologia.htm
2006-09-14 08:39:35
·
answer #3
·
answered by londrinense 3
·
1⤊
0⤋
As algas são a maior fonte de oxigênio do planeta, pois durante o dia realizam fotossíntese liberando oxigênio, e à noite consomem o oxigênio dissolvido na água.
2006-09-14 03:48:03
·
answer #4
·
answered by Guiko 3
·
1⤊
0⤋
Indicadores de poluíção, associação simbiotica com fungos, produzindo líquens, alimentação, produção de oxigênio, produção de agar/agarose (mto usados como meio de cultura) e etc..
2006-09-12 15:15:43
·
answer #5
·
answered by Carol M 2
·
1⤊
0⤋
não interessa a miguem
2015-06-29 13:25:35
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A maioria ai jah respondeu as importâncias... mas soh de curiosidade.. a maioria das microalgas (aquelas que fazem parte do fitoplancton e são as principais responsáveis pela produção de gás oxigênio) na verdade são classificadas como protozoários e algumas com bactérias.. é uma confusão muito grande.. mas os biólogos ainda não chegaram a uma conclusão definitiva.
2006-09-16 09:49:50
·
answer #7
·
answered by Saborami 3
·
1⤊
1⤋
Ela são um importante indicativo se um meio ambiente esta ou não em boas condições; e as algas denominadas cianofíceas (algas azuis) são as responsáveis pela produção do O2.
2006-09-13 12:25:49
·
answer #8
·
answered by Cleison Rog�rio D 2
·
0⤊
0⤋
das algas é onde sai o O2 que respiramos e nao das arvores os O2 das arvores sao consumidos a noite e os das algas sao liberados na atmosfera alem de ser um alimento rico em proteina...
2006-09-12 13:33:43
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
As algas têm um importantíssimo papel na biosfera – aliás, sempre tiveram, basta recordar que foram elas as primeiras produtoras de oxigénio no nosso planeta. No presente, elas são as responsáveis pela maior parte da produção nos ecossistemas aquáticos: como produtores primários, elas formam a base da cadeia alimentar desses ecossistemas.
As macroalgas marinhas, ou seja, as que têm dimensões maiores que as do fitoplâncton, como as algas verdes, vermelhas e castanhas, podem, por vezes colonizar grandes porções do substrato, fornecendo refúgio, alimento e mesmo substrato secundário a uma grande variedade de organismos, tornando-se num microhabitat específico dentro dum ecossistema maior.
Algumas algas são excelentes indicadores de determinados problemas ecológicos. Por exemplo, quando se vê um tapete de alfaces-do-mar ou de algas azuis numa zona, isso é normalmente indicador de poluição por excesso de efluentes nitrogenados.
Por vezes, as algas planctónicas multiplicam-se demasiado – normalmente em condições de temperatura óptima e de nutrientes abundantes – formando o que se chama "flor-da-água". Este fenômeno pode ser uma indicação de poluição, como indicado acima, e pode levar à destruição da biodiversidade duma massa de água (lago, estuário), uma vez que as algas que morrem são decompostas, levando à diminuição do oxigénio na água. Mas pode também ser um fenômenos natural, que desaparece quando a temperatura muda e quando os nutrientes são esgotados pelas algas; nesse caso, a população planctónica normalmente regressa aos níveis normais.
Um fenômeno semelhante mas mais grave acontece quando determinados dinoflagelados se reproduzem numa região marinha, formando o que se chama maré vermelha. Nesta situação, estes organismos produzem toxinas e podem provocar a morte de uma grande quantidade de peixes e mesmo de aves ou outros animais que deles se alimentam.
2006-09-12 13:30:40
·
answer #10
·
answered by Erikinha 4
·
1⤊
1⤋