Estimule a sua curiosidade: pense no porquê das coisas que te intrigam, pesquise assuntos de que você gosta... Mas a melhor forma ainda é ler muito, até na Superinteressante desse mês a matéria principal, sobre cérebro, diz que a leitura é uma das melhores formas de manter o cérebro saudável e funcional. Não existem apenas exercícios para o corpo!
2006-09-12 13:31:02
·
answer #1
·
answered by Ariadne 4
·
0⤊
0⤋
Não é difícil começar a gostar de estudar.
Não sei a sua idade, mas posso te garantir que algum dia quando você ficar mais velho, vai se arrepender de não ter estudado quando era mais jovem.
Eu tenho 28 anos e adoro estudar, mas quando eu era mais novo eu não gostava de estudar, porém, adorava saber as coisas que outras pessoas geralmente não sabiam, eu me sentia poderoso. Principalmente porque eu era o único da turma que sabia desenhar, e quando o assunto era desenho todos me respeitávam (e as meninas gostam de caras que sabem desenhar). Na verdade eu já gostava de estudar e não sabia. Só soube quando um dia eu estava na 8ª série e eu comecei a teimar para uma professora de gramática que o que ela estava falando sobre um determinado fato histórico não era verdade. O que ela dizia não tinha haver com sua matéria e talvez por isso ela estivesse enganada. eu tinha certeza doque eu estava falando mas ela ficou aparentemente ofendida e disse em tom de desprezo que eu "sabia muito". Meus colegas riram de mim e disseram o seguinte: cara, você vai teimar com a professora? Você não sabe nada!
Eles tiveram essa atitude porque eles sabiam das minhas baixas notas nas provas. E veja só que legal. Não é que eu fiquei reprovado naquele ano pela primeira vez e justo com essa professora!
Eu me senti arrasado, porque eu sabia doque eu estava falando mas não fui levado a sério. Porém foi a melhor coisa que me aconteceu. Então eu comecei a observar que só eram respeitados as pessoas que eram importantes. Ou seja, na escola quem é importante são os professores e alunos que tiram notas boas. E na cidade, apenas as pessoas que tinham um certo dinheiro, ou seja, aqueles que estudaram. Então quando eu ví que colegas meus que sabiam menos doque eu passaram naquele ano só porque estudaram um pouquinho mais para as provas, eu decidí mudar de vida. Comecei a estudar para as provas, parei de ser o "palhaço" da sala, aquele que faz piadas com tudo e ri de si mesmo por não saber nada da prova. Repetí aquela série como se fosse uma questão de honra, e passei de ano ainda no terceiro bimestre. Eu não virei um CDF chato não, mas eu reparei depois, que é muito mais legal você ser visto pelas meninas como o cara que tem fama de bagunceiro mais que tira as melhores notas das provas, doque o bagunceiro que não será nada na vida. Então eu entendí também que QUEM POSSUI O CONHECIMENTO, POSSUI O PODER, e as meninas gostam de caras assim. Na hora da prova todos me pediam cola. Tudo que eu dizia era levado em consideração, os professores já não me tratavam como o carinha que não quer nada com nada, e sim como o cara que faz umas baguncinhas na aula, mais é fera nas notas. Eu não fiquei arrogante com isso, pelo contrário, fiz mais amizades e as pessoas passaram a gostar mais ainda de mim.
Foi ótimo. No segundo grau fui estudar em uma escola melhor. Meus professores eram bons e as provas mais difíceis. Minhas notas em história não eram menos de 8,5. E as de gramática eram muito boas. Passei a estudar matemática em casa com livros da 5ª 6ª 7ª e 8ª série até chegar no primeiro ano do segundo grau, porque eu queria aprender tudo aquilo que eu achava que tinha aprendido antes mas não sabia nada. Foi muito bom porque eu descobri que quem estuda matemática diáriamente fica com um bom raciocínio em várias áreas. Minha nova escola fazia provões bimestrais como se fosse um vestibular, e depois de um tempo meu nome começou a aparecer entre os 50 melhores do provão (a escola tinha uns 7 mil alunos no total das séries). Mas eu não sabia tudo, apenas estudava 2 horas por dia todos os dias e todas as matérias.
Um dia eu fiz uma redação para uma colega que tinha esquecido de fazer em casa, foi o bastante para logo eu começar a fazer redações por R$ 3,00 cada. E veja só, aquela colega trouxe outras amigas para eu fazer também. E com isso eu ia fazendo fama com as meninas, era bom. Como nessa escola cada aluno tinha que fazer uma redação por semana para dever de casa, eu fiz muitas redações para um grupinho de 15 meninas durante 1 ano, e eram clientes fiéis. Eu não podia dizer para os outros que eu fazia isso, senão os professores descobriam e eu ficava sem a grana e sem as meninas me procurando. hahaha, era legal porque as vezes na segunda-feira na hora do recreio eu ficava sozinho com um monte de gatinhas em volta falando baixinho sobre os temas das redações que eu tinha que fazer. Então todo mundo ficava curioso para saber: oquê aquelas meninas tanto conversávam comigo? E bastou eu ficar com uma das meninas para as outras se interessarem também. (Aliás, a melhor maneira de ficar com garotas é fazer uma única garota dizer para as amigas que adorou ficar com você, é o melhor marketing pessoal na escola).
Bem, graças a repetência na 8ª série, hoje eu não sou nenhum gênio (longe disso), mas posso participar de qualquer roda de conversa que saberei falar sobre política, religião, história antiga, informática, alguns conceitos científicos como biologia e matemática... Falo inglês, espanhol e italiano, inclusive as mulheres adoram homens que falam italiano, principalmente quando elas não sabem que você fala italiano e só descobrem quando aparece um italiano na frente delas e só você é quem sabe conversar com o cara.
E no ano que vem, pretendo estudar alemão. Enfim, sou relativamente respeitado no meu meio social e no meu trabalho. Aliás, graças a isso, tenho um bom emprego e vou me formar como advogado.
Então meu rapaz, pense nisso! O mundo é dos espertos, e quem é esperto tem as melhores garotas, então estude e tente conquistar o mundo, como o Pinky e o Cérebro!
Espero ter podido ajudar um pouco. E não se esqueça, não se torne arrogante.
2006-09-12 15:07:56
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Comece se forçando a ler, estudar um pouco todos os dias.
Faça disso um hábito.
Vc verá que logo estará compreendendo as matérias e seu raciocínio bem mais ágil.
E é muito mais fácil gostar do que compreendemos.
Boa sorte
2006-09-12 13:29:41
·
answer #3
·
answered by MariaCrissssss 7
·
1⤊
0⤋
pense em estudo como algo prazerozo(sem sacanagem) e nao algo q vc é obrigado(a) a fazer.
2006-09-12 13:29:38
·
answer #4
·
answered by Profº Samuel (Matemática) 4
·
1⤊
0⤋
Ficar sem emprego, dinheiro, mulher e um monte de conta para pagar.....
2006-09-12 13:28:41
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O primeiro passo é você descobrir o que deseja para o seu futuro, o que gostaria de ser e de ter.
Depois, verifique o que precisa para chegar onde quer.
Veja agora como o estudo vai te ajudar.
Agora que tem na tua frente o teu futuro e todas as ferramentas para conquistá-lo, estude MUITO e veja em cada linha, em cada cálculo o prazer de cada minuto como um SER realizado e feliz.
Só a conscientização dos seus desejos é que podem te ajudar.
2006-09-16 12:00:17
·
answer #6
·
answered by F@d@Virtu@l 5
·
0⤊
0⤋
É só pensar q uma alguém q vc ta paquerando é super inteligente, sabe conversar sobre qualquer assunto, tá super por dentro sobre facul, cursinhos, poque **** muita coisas nesses locais. E vc fica com uma cara de burro, fora do ar, parece q mora em outro planeta...! Aí vc vai mudar de idéa! Boa Sorte
2006-09-16 11:23:16
·
answer #7
·
answered by Donna 4
·
0⤊
0⤋
Eu não sei,não quero saber e tenho raiva de quem sabe.
Assim não funciona mesmo.Agora se você diz:
EU QUERO SABER,EU QUERO SABER,e repetir sempre,
EU QUERO SABER, VAI GOSTAR MUITO!!!!!!!
Boas curiosidades pra você.Abraço
2006-09-12 14:07:18
·
answer #8
·
answered by AK 4
·
0⤊
0⤋
Olha, isso varia muito....a dedicação é uma coisa muito importante.Dedique 2 horas por dia, não abra mão desse horário...selecione as matérias q tem mais dificuldade, e dê prioridades a ela. Estudar não significa que tem que ficar lendo o que foi passado na aula...v. pode aprender lendo revistas, livros, participando de algum grupo. Preste bastante atenção em aula, qdo for estudar será mais fácil, eu fui uma pessoa que pouco levei a sério meus estudos...mas consegui entrar para univ.públ. onde a concorrência é grande. Outra coisa, vc aprende a gostar de estudar....aconteceu comigo...hoje leio tudo que me cai nas mão, procuro estar sempre atualizada, e muitas vezes, recorro a pesquisas de coisas passadas pq quero entender o presente. Não há necessidade de ser um cdf. Bons estudos...lembre-se que quem não tem estudo, não tem nada,,,quem tem estudo tem tudo...
2006-09-12 13:37:38
·
answer #9
·
answered by VAL 3
·
0⤊
0⤋
O fato de poder estar cada dia melhor.
2006-09-12 13:33:41
·
answer #10
·
answered by Drickanet 3
·
0⤊
0⤋
se vc quer amar estudar e precisa de dicas inteligentes, então vc não quer amar estudar.
quem ama estudar, estuda.
tenha o hábito de ler sempre e procure se interessar por tudo, seja curiosa.
2006-09-12 13:31:44
·
answer #11
·
answered by Marcos 4
·
0⤊
0⤋