Acontece que os terroristas são muito espertos, atingiram as torres pela manhã, quando as caixas d'água estavam cheias.
Altas torres têm pesos concentrados em cima, para servirem de contra-pêndulos, que impede o movimento por ação de ventos. Lembre-se que as torres não podiam oscilar mais que 80 cm ou 1 m pra cada lado. Por esse e outros motivos, como o de pressão nos encanamentos, as caixas d'água são instaladas na parte superior, com uma bomba enchendo-as, já que por pressão piezométrica não vai devido à altura.
Com o decorrer do dia, a água da caixa vai diminuindo, economizando em motores. E à noite elas são enchidas novamente.
Além disso, as vigas foram praticamente rompidas na região de impacto dos aviões. Como os vôos do ataque eram destinados a Los Angeles (do outro lado do país), estavam com muito combustível, o que proporcionou temperaturas superiores a 3000ºC com a explosão. Essas temperaturas são mais do que as vigas metálicas que restaram conseguem suportar. E depois de iniciada a queda da parte superior, a parte inferior ao impacto não suporta e vem junto.
2006-09-13 06:35:00
·
answer #1
·
answered by Beretta 2
·
0⤊
0⤋
http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_06/wtc.html
2014-09-26 23:29:48
·
answer #2
·
answered by ? 1
·
0⤊
0⤋
Os andares que foram afectados pelas chamas perderam a sua estabilidade, fazendo com que tudo o que estava para cima caisse para ocupar esse espaço vazio, foi ai que os andares inferiores cederam pois tinha aumentado em muito o peso máximo suportado pelos pilares e foi como um castelo de cartas a cair, um andar cai sobre o de baixo, obrigando-o a cair.
A segunda torre caiu muito mais depressa pois o avião bateu inclinado, ocupando muito mais andares, e bateu muito mais a baixo do que o primeiro.
2006-09-13 05:55:57
·
answer #3
·
answered by edgarsilvalopes 3
·
0⤊
0⤋
Boa noite!
O que aconteceu foi o seguinte: na verdade, as torres do WTC eram dois imensos esqueletos de aço, com o concreto servindo de vedação e de piso. Além disso, por serem muito altas, eslas possuiam, bem no topo, um imenso bloco de concreto, para contrabalançar o efeito do vento (parece estranho, mas em um edifício de mais de 400 m de altura, o efeito do vento é significativo).
Os aviões não colidiram exatamente no topo das torres, mas bem em cima, como você afirmou. O que ocorreu foi que, com o intenso calor gerado pela queima do combustível do avião, os pilares de aço do andar onde o avião bateu perderam parte da resistência e, sem conseguirem sustentar o peso do bloco que estava alguns andares acima, cederam. A queda do bloco (imagine alguns milhares de toneladas) acabou por causar a queda das torres.
Espero ter respondido a sua pergunta. Na verdade, as torres foram projetadas para resistir ao impacto de um Boeing 727 (o maior avião que existia na época - anos 70).
2006-09-12 18:02:28
·
answer #4
·
answered by slcmbr 1
·
0⤊
0⤋
A estrutura metálica das torres não suportou o calor provocado pelas explosões causadas pelos aviões e acabou rompendo-se.
2006-09-12 17:58:06
·
answer #5
·
answered by angel 3
·
0⤊
0⤋
Efeito cascata, bastando atingir o alicerce central para todo o mais desabar.
2006-09-12 17:53:55
·
answer #6
·
answered by Cida 6
·
0⤊
0⤋
As estruturas externas das torres, diferentemente da maioria dos prédios, era feita de uma "malha" de colunas de ferro, ocas, e não de colunas de concreto. Isto foi projetado para resistir aos ventos de Manhatan. Para proteger o prédio altíssimo propriamente dito. Muito bem, um dos engenheiros que participou do projeto reconheceu que esta estrutura, ao receber qualquer tipo de componente inflamável por explosão e vazamento, naturalmente espalharia o fogo para baixo. Assim, a explosão de avioes, repletos de combustível, mesmo ocorrendo na parte de cima, levou o fogo rapidamente para baixo, minando toda a estrutura com explosões consecutivas e o enfraquecimento (amolecimento ?) das estruturas.
O colega "Aprendiz" respondeu neste sentido também, espero que juntando tudo vc tire sua dúvida.
Fonte: Discovery Chanel, em agosto passado, não me lembro o dia exato. Um abraço !
2006-09-12 17:53:54
·
answer #7
·
answered by Words Witch 2
·
0⤊
0⤋
O choque foi tão intenso que abalou a estrutura do edifício,todo edifício de grande porte é construido para balançarem para compensar o vento, com o impacto formou-se um onda de enegia que tinha que sair da estrutura e com isso ela veio a baixo.
2006-09-12 17:53:45
·
answer #8
·
answered by MC Marc Bard 4
·
0⤊
0⤋
Dear Didão, as extruturas do edifícios contavam com um sistema de contrapeso (usado em edificios muito altos, para evitar as oscilações do vento e tremores de baixa magnitude), assim com a altíssima temperatura atingida pela queima do combustível das aeronaves, bem como pela avaria do impacto, os supracitados pendulos ou contrapesos, não foram mais suportados pelos suportes, iniciando uma r5eação de crash em cadeia que desmoronou todos os andares de cima para baixo.
2006-09-12 17:53:37
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
porque o aço que protegia as torres se derreteram com as explosões...
2006-09-12 17:53:22
·
answer #10
·
answered by zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz 2
·
0⤊
0⤋