English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-12 09:09:39 · 12 respostas · perguntado por Bruna 1 em Artes e Humanidades História

12 respostas

A Maçonaria trata-se de uma associação semi-secreta, difundida no mundo todo, que adota os princípios de fraternidade e da filantropia entre seus membros. Ela é considerada semi-secreta devido ao conhecimento mundial de sua existência, embora muitos aspectos permaneçam ocultos aos não membros de sua sociedade. No cotidiano os maçons se comunicam através de sinais secretos, senhas e cumprimentos especiais.

Ela é composta de homens que se iniciam através de rituais, incluindo juramentos de fidelidade e uma série de simbolismos, onde a moral, a fraternidade e a retidão são representadas pelo livro sagrado, pelo compasso e pelo quadrado.

Os Maçons são divididos e organizados em Lojas. Existem as Grandes Lojas (normalmente distribuídas por Estados) que são responsáveis pela jurisdição das menores Lojas (também chamadas de Lojas Simbólicas, distribuídas por cidades, ou em alguns casos, bairros ou comunidades). Em suma, Loja Maçônica, é o lugar ou a reunião em que se congregam os Maçons para um trabalho específico.

Para ser um maçom, o indivíduo não precisa ser de uma específica religião, raça ou segmento social. Ele precisa apenas acreditar em um ser único e supremo, do qual os Maçons chamam de "Grande Arquiteto do Universo", ou simplesmente Deus. Além disso, é preciso ser de boa índole e caráter, adorador da ordem e da justiça, em outras palavras, ser um cidadão exemplar. Um Maçom indicará o possível integrante, para seu Mestre. Esse novo integrante será investigado minuciosamente para que não haja dúvida de que é um homem íntegro. O Mestre irá analisar o pedido de ingresso, juntamente com os outros Maçons da Loja, que farão uma votação para decidirem se o novo integrante será aceito na Ordem. Após ter ingressado na sociedade, qualquer deslize moral ou das regras impostas que o integrante venha a cometer, será extinguido e o Maçom que o indicou poderá ser punido. Todo Maçom deve seguir a doutrina histórica, também chamada de Landmarks

Antes de 1893 a filiação maçônica só era facultada aos adultos do sexo masculino. Naquele ano uma Loja da França procedeu à admissão de uma mulher em seus quadros, episódio que deu origem a Lojas Maçônicas mistas, que se reuniram e formaram a ordem mista internacional "O Direito Humano". Posteriormente outras Lojas mistas foram surgindo e hoje existe até mesmo Potência Maçônica Feminina. Mas atualmente, ainda há restrição para o sexo feminino ingressar na Maçonaria. Para saber mais, veja a matéria "Grão-mestres de saia" da revista Isto É.

O aprendizado maçom está dividido por etapas. Cada etapa é desenvolvida numa Câmara própria, com seus respectivos graus. A Maçonaria universal compreende basicamente os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre que são das Lojas Simbólicas (1º ao 3º grau). Além dela existem: Lojas de Perfeição (do 4º ao 14º grau), Capítulos (do 15º ao 18º grau), Conselhos de Kadosch (do 19º ao 30º grau), Consistórios (31º e 32º graus) e Supremo Conselho (33º grau). Para maiores detalhes de cada uma, veja o Texto Complementar "Hierarquia Maçônica".

Os ensinamentos maçônicos são ministrados através de rituais que, contém princípios de todas as "Artes Iniciáticas", como o hermetismo, a cabala, o simbolismo, além dos conceitos tradicionais sobre as cores, os números e as lendas antigas. Nos ritos maçônicos fundem-se o simbolismo das Iniciações primitivas, os ensinamentos Rosa-Cruzes dos antigos filósofos, do pitagorismo, dos templários, do judaísmo, do cristianismo, etc., daí a sua riqueza fora do comum, se comparada a outras instituições fraternas.

Há séculos, a Maçonaria sofre um certo preconceito, principalmente de algumas religiões. Isso se deve à idéia de associação misteriosa e secreta que a Maçonaria passa para os leigos. Desse modo, já foi associada à seitas satânicas, práticas macabras e até mesmo à grandes conspirações.

Segundos os próprios maçons, o objetivo da Maçonaria é fazer com que seus adeptos, sejam homens que busquem a evolução espiritual e intelectual, contribuindo com a humanidade, e ajudando seus semelhantes a também evoluírem em suas vidas. Mas para muitos, a Maçonaria continua sendo uma incógnita, assim como seus verdadeiros intuitos; transformando-se deste modo, num alvo de grande curiosidade, que continuará alimentando a imaginação das pessoas através dos séculos.

2006-09-12 09:10:52 · answer #1 · answered by Anonymous · 7 0

Maçonaria é uma associaçao de pessoas q ajuda outras pessoas! Ao contrario do q os outros dizem a maçonaria nao é coisa do demonio é coisa seria preocupada com o social e tudo q fazem é quase q secreto pq hoje a ideologia é muito difundida!

2006-09-12 09:20:08 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Acesse: http://www.cacp.org.br/maconaria.htm
e também: http://www.lojasmaconicas.com.br/
e terá informações úteis com relação a essa sociedade, são dois sitios que se referem à maçonaria de formas diferentes, tire suas próprias conclusões.

2006-09-12 09:19:04 · answer #3 · answered by Romanico 1 · 0 0

A Maçonaria é uma associação iniciática, sem fins lucrativos, cuja origem se perde na antigüidade e que atualmente se faz formar por mais de onze milhões de membros em todo o mundo. É um sistema de conduta moral onde se aprende a controlar suas paixões e vícios bem como a praticar a fraternidade.

Somente são admitidos na Maçonaria homens livres e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideologia política ou posição social. Exige-se do candidato, unicamente, que possua espírito filantrópico e o firme propósito de buscar sempre o auto-aperfeiçoamento.

Está baseada na crença em um Ser Superior, Deus, a quem denomina "Grande Arquiteto Do Universo", como princípio e causa de todas as coisas.

Apresenta-se rígida em seus princípios, mas é tolerante com as pessoas. Ensina a respeitar as opiniões dos outros, mesmo quando contrariam às próprias.

2006-09-12 09:13:42 · answer #4 · answered by ☼ Lua Prateada® ☼ 7 · 0 0

NÃO SEI..

2006-09-12 09:12:44 · answer #5 · answered by Douglas Goulart S 1 · 1 1

A Maçonaria é, em termos gerais, uma associação de homens livres e de bons costumes cultivando entre si o princípio da fraternidade.

Reconhecem-se entre si por sinais, toques e palavras que mantêm restritos. Todavia são conhecidos e publicados os segredos da interpretação dos símbolos. Os Maçons reunem-se em Loja e cada Loja Maçônica elege de entre os membros o seu Venerável Mestre.

2006-09-15 11:51:42 · answer #6 · answered by Ricardo 6 · 0 1

É uma irmandade,assim como os templários,assim como o clero...

2006-09-13 19:26:32 · answer #7 · answered by sopaz 1 · 0 1

Resposta bem colocadas.´.

2006-09-12 09:18:29 · answer #8 · answered by Rodrigo R 1 · 0 1

A Maçonaria trata-se de uma associação semi-secreta, difundida no mundo todo, que adota os princípios de fraternidade e da filantropia entre seus membros. Ela é considerada semi-secreta devido ao conhecimento mundial de sua existência, embora muitos aspectos permaneçam ocultos aos não membros de sua sociedade. No cotidiano os maçons se comunicam através de sinais secretos, senhas e cumprimentos especiais.

2006-09-12 09:16:01 · answer #9 · answered by GATO SC 2 · 0 1

é uma ceita religiosa onde o seu culto principal são coisas demoniacas.

2006-09-12 09:15:40 · answer #10 · answered by deivison2006 1 · 0 3

fedest.com, questions and answers