English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-12 07:33:31 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Matemática

11 respostas

espero q vc goste deta resposta :
por tive q pesquisar muito.....


Bhaskara viveu de 1114 a 1185 aproximadamente, na India.

Nascido numa tradicional família de astrólogos indianos, seguiu a tradição.
Profissional da família, porém com uma orientação científica, dedicando-se mais à parte matemática e astronômica ( tais como o cálculo do dia e hora da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas ) que dá sustentação à Astrologia.
Seus méritos foram logo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da India, na época.

Seu livro mais famoso é o Lilavati, um livro bem elementar e dedicado a problemas simples de Aritmética, Geometria Plana (medidas e trigonometria). elementar ) e Combinatória. A palavra Lilavati é um nome próprio de mulher (a tradução é Graciosa), e a razão de ter dado esse título a seu livro é porque, provavelmente, teria desejado fazer um trocadilho comparando a elegância de uma mulher da nobreza com a elegância dos métodos da Aritmética. Numa tradução turca desse livro, 400 anos depois, foi inventada a história de que o livro seria uma homenagem à filha que não pode se casar.
Justamente essa invenção é que tornou-o famoso entre as pessoas de pouco conhecimento de Matemática e de História da Matemática. Parece, também, que os professores estão muito dispostos a aceitarem estórias românticas em uma área tão abstrata e difícil como a Matemática; isso parece humanizá-la mais.
Ele escreveu dois livros matematicamente importantes e devido a isso tornou-se o matemático mais famoso de sua época. Esses livros são:
Equações INDETERMINADAS ou diofantinas: chamamos assim às equações (polinomiais e de coeficientes inteiros) com infinitas soluções inteiras, como é o caso de: y- x = 1 que aceita todos os x = a e y = a + 1 como soluções , qualquer que seja o valor de a a famosa equação de Pell x2 = N y2 + 1 Bhaskara foi o primeiro a ter sucesso na resolução dessa equação, para isso introduzindo o método do chakravala (ou pulverizador).

Mas, e a fórmula de Bhaskara ?

EXEMPLO:
Para resolver as equações quadráticas da forma ax2 + bx = c, os indianos usavam a seguinte regra:
"multiplique ambos os membros da equação pelo número que vale quatro vezes o
coeficiente do quadrado e some a eles um número igual ao quadrado do coeficiente original da incógnita. A solução desejada é a raiz quadrada disso."
É também muito importante observar que a falta de uma notação algébrica, bem como o uso de métodos geométricos para deduzir as regras, faziam os matemáticos da Era das Regras terem de usar varias regras para resolver equações do segundo grau. Por exemplo, precisavam de regras diferentes para resolver x2 = px + q e x2 + px = q. Foi só na Era das Fórmulas que iniciaram as tentativas de dar um procedimento único para resolver todas as equações de um grau dado.

Bhaskara conhecia a regra acima, porém, a regra não foi descoberta por ele.
A regra já era do conhecimento de, no mínimo, o matemático Sridara, que viveu há mais de 100 anos antes de Bhaskara.
Resumindo o envolvimento de Bhaskara com equações do segundo grau
Quanto a equações DETERMINADAS do segundo grau:
No Lilavati, Bhaskara não trata de equações quadráticas determinadas e o que ele faz sobre isso no Bijaganita é mera cópia do que já tinham escrito outros matemáticos.
Quanto a equações INDETERMINADAS do segundo grau: Aí ele realmente fez grandes contribuições e essas estão expostas no Bijaganita. Pode-se dizer que essas contribuições, principalmente a invenção do método iterativo do chakravala e sua modificação do clássico método
kuttaka correspondem ao ápice da matemática indiana clássica, podendo-se acrescentar que é somente com Euler e Lagrange que voltaremos a encontrar
desenvoltura técnica e fertilidade de idéias de porte comparáveis.

2006-09-13 06:15:21 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 1

UM GRANDE MATEMÁTICO ! AQUELE QUE INVENTOU A FORMULA PARA CALCULAR O VALOR DE "X" NA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU, SABE ?

2006-09-12 07:35:48 · answer #2 · answered by SEM NOME ! 7 · 5 1

Bhaskara nasceu em 1114, na Índia, numa terra chamada Vijalavida (da qual se desconhece a localização) e morreu, provavelmente, em 1193, aos 79 anos. O seu pai, Mahervara (1078-?), foi astrónomo e seu professor, este fato acontecia com frequencia entre a sociedade indiana.

Bhaskara escreveu o Siddhanta Siromani, aos 36 anos, em 1150. O seu manuscrito está dividido em quarto partes – Lilavati (A Bela) sobre aritmética; Bijaganita sobre a álgebra, Goladhyaya sobre a esfera, ou seja sobre o globo celeste e Grahaganita sobre a matemática dos planetas.

O seu livro foi usado em toda a Índia, tendo substituído maior parte dos textos que eram utilizados até então, como o do astrónomo indiano Lalla (720 - 790), mas só saiu as fronteiras da Índia no século XVI. Nessa altura foi traduzido para persa por Faizi (1587). Foi este tradutor que introduziu a história de que Lilavati era o nome da filha de Bhaskara.

De acordo com essa história, a partir do seu horóscopo, Bhaskara tinha previsto o dia e a hora propícia para o casamento da sua filha. Para saber a hora exacta tinha construído um relógio, colocando um copo com um pequeno orifício, por onde entrava água, numa vasilha cheia de água. De tal forma que ao início da hora exacta do casamento o copo afundar-se-ia. Quando tudo estava pronto, Lilavati, cheia de curiosidade, inclinou-se sobre a vasilha e uma perola do seu vestido caiu no copo e bloqueou o orifício. A hora do casamento passou sem que o copo se afundasse. Lilavati nunca se casou. Para consolar a sua filha Bhaskara prometeu escrever-lhe um livro de matemática!

É natural que a história tenha sido inventada por Faizi, mas Bhaskara escreveu realmente o livro com o nome de uma mulher.

Alguns hitoriadores se referem a Lilavati como a esposa de Bhaskara.

Um dos estudos de Bhaskara mais conhecido pelos estudantes do ensino fundamental e médio, é a famosa fórmula que se usa para resolver as equações do segundo grau.

Bibliografia:

http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk

Login
Apelido

Senha

Código de Segurança:
Código de Segurança
Digite o Código


Ainda não é Assinante?
ASSINE

Historia da Matematica
. Ábaco
. Al-Khwarizmi
. Arquimedes
. Babilônia
. Bhaskara
. Descartes
. Egito
. Euclides
. Fermat
. Fibonacci
. Galileu
. Gauss
. George Boole
. Hypatia
. Jogos
. Kepler
. Numerologia
. O N?mero Pi
. O Surgimento do Zero
. Pitágoras
. Sistema de Numeração
. Thales de Miletus

2006-09-12 08:34:08 · answer #3 · answered by nataliamarting 2 · 2 1

O irmão do Máskara, mas ele tinha sempre o Nariz Entupido :)

2006-09-12 07:54:42 · answer #4 · answered by Davizão 3 · 4 3

Bháskara foi um matemático que COPIOU uma famosa fórmula matemática de outro matemático.
Todos acreditam que Bháskara inventou a fórmula: -b± raiz quadrada de b²-4a.c/ 2a, mas na verdade, ele COPIOU a fórmula de outro matemático, e levou a fama por ter "inventado" a fórmula.
Quem inventou a fórmula foi Tartáglia.
Para saber mais da vida de Bháskara, veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bhaskara ;)

2006-09-12 07:54:27 · answer #5 · answered by SC_ninja 3 · 3 2

Um cara que não tinha o que fazer e criou aquela maldita Fórmula de Báscara das equações do 2° grau.

2006-09-12 07:39:50 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 1

um **

2015-05-17 08:16:47 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

axo que um matemático

2006-09-12 07:36:13 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 1

Bhaskara (n. 1114-1185), Vijayapura, Índia) foi um matemático, professor, astrólogo e astrônomo indiano, o mais importante matemático do século XII e último matemático medieval importante da Índia. Filho de um astrólogo famoso chamado Mahesvara, tornou-se conhecido pela complementação da obra do conterrâneo Brahmagupta, por exemplo dando pioneiramente a solução geral da conhecida [equação] de Pell* e a solução do problema da divisão por zero, ao afirmar também pioneiramente, em sua publicação Vija-Ganita ou Bijaganita, um trabalho em 12 capítulos, que tal quociente seria infinito. Tornou-se chefe do observatório astronômico a Ujjain, cidade onde ficou até morrer e o principal centro matemático da Índia na sua época, fama desenvolvida por excelentes matemáticos como Varahamihira e Brahmagupta que ali tinham trabalhado e construído uma escola forte de astronomia matemática. Sua obra representou a culminação de contribuições hindus anteriores. Seis trabalhos seus são conhecidos e um sétimo trabalho reivindicado para ele é por muitos historiadores para ser uma falsificação posterior.

A fórmula de Báskara usada para determinar as raízes de uma equação é: -b±

2006-09-12 07:35:56 · answer #9 · answered by Marcus 4 · 1 1

É o filho do máscara que resolveu se profissionalizar no basquete, se tornando assim um grande cestinha na NBA....mais conhecido como báskara

2006-09-12 07:40:12 · answer #10 · answered by Junior 3 · 2 3

fedest.com, questions and answers