A data de origem pode ser estabelecida em 1979 quando a banda Bauhaus lançou a canção "Bela Lugosi's Dead." A banda pretendeu originalmente que a canção fosse uma gozação; porém, muitos fãs adotaram esse som tímido e misterioso como inspiração para a embrionária subcultura gótica. A primeira geração do movimento gótico emergiu principalmente no Reino Unido no final dos anos setenta e início dos oitenta, como um fragmento do movimento punk. A música punk dava seus últimos suspiros enquanto esta mutação sombria e introspectiva ganhava impulso. Bandas como The Damned, Bauhaus, e Siouxsie and the Banshees caracterizam a primeira geração. Essas bandas foram chamadas de góticas posteriormente, mas a maioria não se considerava gótica na época. Há muita dúvida sobre quem cunhou o termo “gótico" e como ele foi vinculado a esta música dark. A imprensa musical britânica parece ter sido a maior responsável pela disseminação do rótulo.
No início dos anos 80, o movimento gótico prosperou com bandas como Sisters of Mercy na vanguarda. Porém, da metade para o final dos 80, o movimento minguou. No final dos oitenta e início dos noventa, uma nova, segunda geração de bandas góticas emergiu para dar nova vida à cena. Elas se caracterizaram como sendo as primeiras a chamarem-se regularmente de Góticas. Exemplos incluem The Shroud, Rosetta Stone, e London After Midnight.
Este é o período em que o movimento gótico americano cresceu significativamente, e o Estilo Gótico se tornou reconhecido como uma subcultura distinta. Neste período, música e cultura góticas cresceram e ampliaram-se em várias categorias, ultrapassando os limites do que previamente era considerado Estilo Gótico.
Atualmente, o interesse popular na subcultura gótica é aparente. Muitos dos motes da cultura gótica foram canalizados para a cultura popular, como os interesses na estética dark e sobrenatural. Historicamente, uma aura dark prevalece nas passagens dos séculos. Nesta última, a aura foi mais pronunciada por ser passagem do milênio.
Ao atingir idades entre 25 e 30 anos, os integrantes da segunda geração normalmente acabavam perdendo interesse em participar da cena gótica. Uma terceira geração então surgia no final dos anos 90 para dar forma ao futuro do movimento gótico. A terceira geração representa uma explosão na quantidade de pessoas que se consideram góticos. Muitos deles aprenderam sobre cultura gótica através da própria mídia em torno do assunto. A enorme popularidade "shock rock” de Marilyn Manson lançou os refletores sobre esta subcultura. Marilyn Manson é muito mais parecido com o heavy metal teatral de Alice Cooper do que a desolação misteriosa de Bauhaus. Muitos góticos desejariam desassociarem-se dos mais jovens, ardentes seguidores de Manson, que parecem vestir-se e atuar como ele por puro choque de rebeldia.
A primeira e segunda gerações góticas lançam um olhar suspeito sobre a nova geração, duvidando de sua autenticidade e repugnando a exposição que eles dão a uma subcultura que eles prefeririam permanecer subterrânea. A nova geração não foi exatamente bem recebida por seus anciões, mas o tempo pode provar o contrário.
Seria difícil predizer o que o futuro reserva para o movimento gótico. Depois de mais de 20 anos, ele continua a mudar, crescer, alterar-se e adaptar-se, transformando-se numa das mais antigas subculturas jovens existentes.
2006-09-12 07:18:49
·
answer #1
·
answered by Papori_Ctba 7
·
0⤊
0⤋
Bom, já tem aqui respostas muito boas e completas, mas de qualquer forma deixo a minha mas superficial e sucinta.
Gótico é um termo usado para definir um estilo arquitectónico que existiu ha muitos séculos atrás. Nesse tempo, as contruções tinham janelas estreitas e longas, para que entrasse pouca luz e pudessem rezar em paz. Devido a essa escuridão (penso eu) hoje os góticos vestem-se de preto, e são apelidados de adoradores do demónio, quando na verdade, naquela altura rezava-se a deus...mas há muitos detalhes interessantes sobre isso...
2006-09-12 07:49:11
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O termo gótico têm sua origem ligado a um estilo de arte medieval presente entre os séculos XIII e XIV que sucedeu ao estilo românico (séculos XI e XII) fazendo-lhe oposição. Sua presença é marcante no que se refere principalmente a arquitetura, sendo famosas as catedrais que seguiram o seu padrão arquitetural como Notre-Dame de Paris, Chartres e ReimsO termo nasce sob os trajes do "herético" do "anjo caído" , é o "maldito" por excelência, e isso não podemos perder de vista. Sob esta ótica o romantismo é ainda a reabilitação do mal, onde o mal se transforma em discurso noir, discurso de desconstrução moral que se perpetuará no século XX através do Dadaísmo e do Surrealismo.E assim nasce este termo.
Gótico é mais que um rótulo ou conceito, é ao mesmo tempo um estilo de vida e uma filosofia que tem suas raízes no passado e no presente.
Ignorando aqui referencias históricas das tribos de bárbaros na Europa neste comentário específico refiro-me a o que é ser gótico, gótico é uma subcultura. Começou nos anos 70 na Europa e nos Estados Unidos.e aqui no Brasil em 1980
A cultura era composta de indivíduos de posturas incomuns com uma insaciável curiosidade pela cultura, intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto do mesmismo da sociedade moderna.
Os góticos sempre foram voltados aos movimentos musicais, literários e arquitetônicos, possuidores de um humor um tanto incompreendido, sendo assim difamados como depressivos pois eles acham beleza e graça até nas coisas que, para uma sociedade comum, seriam tétricas, ele vêem como belo e artístico . Os góticos são um tanto gauche.
Os góticos representam exteriormente os pensamentos que moram atrás da mente de todo mundo.
Os góticos tendem a expressar seus sentimentos sobre morte um pouco mais abrangente que o resto do mundo, o gótico representa aceitação do inevitável
Isso não significa que góticos possuem obsessão pela morte.
2006-09-12 07:13:50
·
answer #3
·
answered by Isabel S 1
·
0⤊
0⤋
Você pode obter várias respostas diferentes e contraditórias sobre gótico, dependendo de como você formula a pergunta;porem cada resposta obtida pode representar uma parte válida desta subcultura.
Gótico é mais que um rótulo ou conceito, é ao mesmo tempo um estilo de vida e uma filosofia que tem suas raízes no passado e no presente.
Ignorando aqui referencias históricas das tribos de bárbaros na Europa neste comentário específico refiro-me a o que é ser gótico, gótico é uma subcultura. Começou nos anos 70 na Europa e nos Estados Unidos.e aqui no Brasil em 1980.
Abraço.
2006-09-12 07:12:45
·
answer #4
·
answered by Kell 3
·
0⤊
0⤋