English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se vc for em alguma universidade pública vai descobrir que os cursos mais procurados como medicina, fisioterapia, informática, etc, são preenchidos com alunos de classe alta e nós contribuintes pagamos pra eles estudarem enquanto esse dinheiro poderia ir para as escolas publicas, acho um absurdo pagar para um filhinho de papai medíocre estudar.

2006-09-12 03:56:37 · 10 respostas · perguntado por Gemini 4 em Educação e Referência Ensino e Instrução

os administradores da universidade poderiam pesquisar na família para saber quem é de classe alta e que pode pagar.

2006-09-12 04:02:13 · update #1

O Brasil poderia seguir o exemplo do Chile, não jogar dinheiro fora com universidades publicas, tudo seria privado, e daria bolsas pra alunos da rede publica que se sobresaíssem, mas só da rede pública quem estudou em escola particular que continue pagando a faculdade particular.

2006-09-12 04:09:22 · update #2

10 respostas

A escola pública tem que ser gratuita e o critério de acesso tem que ser o merecimento. A adoção de cotas para negros, vermelhos ou amarelos, altos ou baixos, gordos ou magros, só vai diminuir a qualidade do ensino.
O que ocorre é que as famílias mais ricas conseguem dar aos seus filhos uma melhor educação básica, o que torna mais fácil o acesso às melhores faculdades (geralmente as publicas).
Assim, acho que o que tem que mudar é o investimento na escola pública primária e secundária, pagando muito melhor aos professores, treinando-os, melhorando os equipamentos das escolas e garantindo a gratuidade do ensino por, pelo menos, 9 anos.
A partir daí, os alunos que se destacassem teriam bolsas de estudo até se formarem.
A sociedade continuaria pagando, mas agora de uma forma coerente.

2006-09-12 04:22:00 · answer #1 · answered by Joao 2 · 2 0

Por serem publica as universidades não podem levar em conta a classe social dos alunos, pois se o fizesse estaria cometendo o crime de preconceito já que não existe nenhuma lei que diz que só pode estudar lá pessoas que tenham até uma certa renda. Acho que é por isso. Abraço.

2006-09-12 04:04:46 · answer #2 · answered by Lidinha 2 · 1 1

Concordo com a amiga acima, nao pode haver discriminacao. Ao inves de nosso amado presidente ficar criando ProUni, a maior burrice, porque as vagas sao somente em cursos ruins em escolas de 3a categoria, deveria mais eh criar vagas no ensino publico fundamental. Devia pagar bons salarios aos professores, para que o ensino seja de QUALIDADE. Porque so construir escola nao basta, o ensino tem que ser de QUALIDADE. Ai sim, todo mundo estaria em pe de igualdade.

Alias, na minha opiniao o ensino publico e gratuito para todo mundo deveria ser uma obrigacao da nacao, mas universidade nao deveria ser publica, deveria ser paga mesmo, por todos.

2006-09-12 04:03:10 · answer #3 · answered by Patricia M 4 · 1 1

E qual seria o critério ???
Atestado de pobreza ? Saiba que é a coisa mais fácil de se conseguir !
Aí sim, teríamos uns pagando mais do que os outros !
A solução é escola pública de qualidade para todo mundo, independentemente de serem pobres ou ricos !!!

2006-09-12 04:00:04 · answer #4 · answered by Amora 4 · 1 1

Tornar a universidade pública em privada não resolve o problema de acesso do aluno da escola pública. O problema está na falta de estrutura do ensino fundamental e médio, onde os professores não tem oportunidade de avançar numa pós-graduação, não é oferecido treinamento em serviço, as escolas são desprotegidas das comunidades que saqueiam o ambiente escolar, sem contar que chamar a comunidade a participar da escola é muito bom porém no final de semana o professor quer descansar e os pais dos alunos também, ninguém é de ferro. Se as vagas das universidades públicas fossem p/ os melhores alunos da escola pública haveria um não preenchimento de vagas, visto a falta constante de professores por "n" motivos: falta de concursos de professores, má remuneração, falta de compromisso do professor, falta de estruturas físicas adequadas. Resolvendo os problemas da base ( ensino fundamental e médio) e uma utilizando uma solução adotada p/ UFRN o problema do acesso á universidade estaria resolvido. Visite a página www.ufrn.br , procure COMPERVE e veja ARGUMENTO DE INCLUSÃO para alunos de escola pública.

2006-09-12 05:12:06 · answer #5 · answered by priscila 2 · 0 1

A desigualdade entre as pessoas devido ao mundo capitalista em que nós nos encontramos troxe muitas excepções.Os ricos se acham donos de tudo e do mundo pois fazem o que bem pretendem mais a força do dinheiro os defendem, mais já os pobres esses ñ têm voz pois pelo minimo descuido são descrinados sem previas razões.

2006-09-12 04:27:47 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

Pq se ela é publica significa que é de graça para todos. Os alunos ricos não pagam mensalidades, mas pagam impostos. E é com os impostos que se sustenta essas faculdades.
Isso sem falar que se as pessoas tivessem que comprovar renda para entrar em faculdades publicas teria muita gente desonesta se passando por pobre e fingindo nos documentos só para não pagar a faculdade. O que não seria nada justo com quem não pode pagar.

2006-09-12 04:27:00 · answer #7 · answered by Annetty 1 · 0 1

Discordo da sua opinião. Não considero quem passa em faculdade pública medíocre. Medíocre seria o filhinho de papai que nem estuda e faz medicina, informática em faculdades particulares onde o vestibular é 10 vagas por candidato, aí é facil demais ter nível superior.
A questão do uso da verba pública é coisa do presidente que a maioria decidiu votar, me inclua fora dessa pois não votei no molusco, no sapo barbudo.

2006-09-12 04:25:33 · answer #8 · answered by Leo J 3 · 0 1

Pois é isso que foi dito acima: Qual seria o limite de renda para que se possa cobrar a mensalidade?
Quem ganha mais perderia, então, o direito à educação gratuita?
Nós "contribuintes" pagamos para que todos, veja bem "TODOS" possam ter educação. O quê precisa ser feito na minha opinião é melhorar a qualidade do ensino público fundamental e médio para que esses alunos tenham condições de disputar as vagas com os alunos que puderam frequantar escolas particulares. Com isso até essa hipocrisia de quotas de vagas perderia o sentido (se é que isso faz algum sentido).

2006-09-12 04:08:52 · answer #9 · answered by Mago (marido da Maga) 2 · 0 1

Complicado heim??? É uma questão delicada. Os critérios, o direito à igualdade, etc, são fatores a serem considerados.

2006-09-12 04:08:41 · answer #10 · answered by LLEI 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers