A substituição de importações aumentaria a renda per capita dos brasileiros. Pela forma como está estruturada a nossa economia -praticamente todos os nichos de mercados sendo dominados por multinacionais extrangeiras (Unilever, GE, Bayer, Monsanto...) - é normal que o povo tenha pouco dinheiro. Quando se compra um carro, 65% do valor vai para a matriz, 13% vão para os fornecedores(Pirelli, SaintGlobam, 3M...), 20% são impostos(dependendo da alíquota), e apenas 2% retornam à circulação -já que fornecemos aço e mão-de-obra. O carro é apenas um exemplo emblemático de tantos outros. Para q surjam empresas nacionais competitivas é necessário tecnologia, e isso não se consegue sem educação. Infelizmente o Brasil é um dos países que gasta a menor parcela do orçamento com educação, e esse pouco ainda é muito mal empregado. Para mim, é justamente aí que reside o grande erro.
Uma regra dos Tigres asiáticos: +Educação = +Produtividade.
A produtividade é exatamente a capacidade de gerar riquezas, portanto é natural que uma economia mais produtiva gere uma sociedade mais rica. Os Tigres encaram a educação como a "fórmula" para aumentar a produtividade, e os resultados vem provando que o caminho é certo, sem "messias" e sem milagres.
2006-09-12 13:59:19
·
answer #1
·
answered by ஃ panen et circenses ஃ 7
·
6⤊
0⤋
Este processo teve papel importante no surgimento da indústria de base no Brasil. Foi na era de Getúlio Vargas que este processo teve seu auge e foi quando surgiu a Cia. Siderúrgica Nacional. Atualmente este processo só teria espaço se houvesse uma profunda reforma tributária que deixasse nossos produtos com preços mais competítiveis. Além disso, para o desenvolvimento e crescimento da indústria nacional é preciso importar tecnologia que não é fabricada aqui e após um determinado período criar incentivos para o desenvolvimento da indústria nacional e o crescimento do mercado interno (aumento do poder aquisitivo e do número de postos de trabalho) para se promover um novo processo de substituição de importações.
2006-09-12 23:04:55
·
answer #2
·
answered by Alexandre Fox 3
·
1⤊
0⤋
O Brasil, deixando de importar, terá que substituir os produtos estrangeiros por outros fabricados aqui, com tecnologia, matéria prima e mão-de-obra nacionais. Isso desenvolve a indústria, gera mais empregos e faz com que não enviemos divisas para o exterior. Infelizmente, porém, não podemos, ainda, abrir mão de tudo o que importamos. Mas, para determinados produtos, bens e serviços, podemos fazê-lo, como é o caso de tecidos e produtos manufaturados pela indústria textil.
2006-09-12 16:38:48
·
answer #3
·
answered by Curioso 7
·
1⤊
0⤋
Balança comercial positiva.
2006-09-12 08:48:24
·
answer #4
·
answered by Manolo 3
·
0⤊
0⤋
Isso é uma questão muito séria e tem sido colocada por muitos economistas como uma causa pior que a escravidão para a falta de desenvolvimento do país. Sem dúvida, o país tem de desenvolver sua industria e parar de produzir só com a indrustria extrativa, só que produzir para dentro será sempre uma opção de atraso, pois nunca se conseguirá acompanhar outras industrias internacionais. Então a solução é exportar tudo o que der para todo mundo e ficar exportando só o o que for produzido na industria extrativa ou então descobrir-se junto com blocos economicos e tratados bilateris novas e boas vantagens comparativas que desenvolverão o bloco ou ambos os países. Produzir só para dentro é inviável. Eu acredito em nos dedicarmos aos blocos economicos.
2006-09-12 07:55:56
·
answer #5
·
answered by Antonio G 4
·
0⤊
0⤋
Se Você substituir tudo o que importa, por coisas feitas no BRASIL, você vai criar novas fábricas (e novos empregos), e não descapitaliza o PAÍS, pois todo o dinheiro que saía para pagar ao estrangeiro o material que era importado, fica para criar ainda mais indústrias e consequentemente ainda mais novos empregos...
Como Vês é um ciclo de bem estar para o BRASIL ou para outro país que queira seguir esse tipo de POLÍTICA !
- :-)
--
2006-09-12 06:19:43
·
answer #6
·
answered by nuno vaz 4
·
0⤊
0⤋