A sua pergunta já pressupõe uma estrutura teórica Marxista para análise do processo de apropriação e distribuição de riqueza na sociedade capitalista.
Portanto, dentro desse arcabouço teórico, vale a pena destacar o que MARX chamou de ACUMULAÇÃO PRIMITIVA, que é o processo onde através do uso da força, do poder absoluto e discricionário, do controle político ou ilegal de instituições, do domínio de território e de povos, ou mesmo através da escravidão ou servidão de outros homens, determinados AGENTES Econômicos e sociais construiram uma BASE PATRIMONIAL, sobre a qual, posteriormente houve uma "legitimação" através da expansão e reprodução da riqueza originalmente capturada.
Um dos importantes processos de ACUMULAÇÃO PRIMITIVA utilizado até meados do século passado, foi a expansão COLONIAL, como bem colocado por você como exemplo.
Olhando ainda do ponto de vista das pessoas físicas, podemos citar diversos outros exemplos de AÇUMULAÇÃO PRIMITIVA, que em uma sociedade regida por um CONTRATO SOCIAL eficiente, ou seja, onde todos são ou deveriam ser iguais perante a lei em direitos e obrigações, não haveria um desequilíbrio de apropriação de RIQUEZA DA SOCIEDADE, por um determinado grupo ou por determinados agentes econômicos em detrimento dos demais.
No Brasil, basta olhar pouco mais de 100 anos atrás que temos dezenas de exemplos de processos de ACUMULAÇÃO PRIMITIVA, que permitiram a formação e a perpetuação da RIQUEZA de dezenas de famílias que hoje aparecem com sobrenomes importantes, e que pouco se fala da origem do patrimônio acumulado ou como foi obtido.
Em primeiro lugar dois dos principais métodos de ACUMULAÇÃO PRIMITIVA na sociedade brasileira estão ligados ao ESCRAVISMO, e à APROPRIAÇÃO DE TERRAS.
Poucos sabem, mas até 1850, TODAS AS TERRAS no Brasil, pertenciam à Coroa Brasileira. Após 1850, com a aprovação da lei de Terras, e com o avanço da cultura do café, que grandes fortunas foram construídas em FAZENDAS apossadas irregularmente sobre TERRAS PÚBLICAS (a maior parte do Pontal do Paranapanema em São Paulo é exemplo vivo), bem como utilizando MÃO DE OBRA ESCRAVA.
Além disso, até hoje, muitas indústrias importantes no país, que exploram jazidas minerais, nunca pagaram nem um centavo pelo dreito de exploração mineral destas jazidas, como é o caso do mais DESTACADO e amplamente CONHECIDO do Grupo ECONÔMICO do Brasil, que com suas fábricas de CIMENTO, produzido com fábricas localizadas sobre enormes jazidas de CALCÁRIO, somadas às suas fábricas de lingotes de alumínio, exploram Bauxita e Energia Elétrica em Usinas particulares construídas em RIOS PÚBLICOS, sem nenhum tipo de compensação ou contrapartida ao ESTADO.
Mesmo assim, não se vê ninguém contestar a origem do dinheiro acumulado por estas famílias, sendo até que um dos principais acionistas, escreve regularmente uma coluna de opinião na Folha de São Paulo, dando "lições de moral" ao Governo e ao Povo Brasileiro, sobre comportamento e ética, sem nunca nem mesmo mencionar o fato da INDÚSTRIA DE CIMENTO ser no BRASIL o CARTEL INDUSTRIAL mais poderoso e mais bem sucedido dos ultimos 100 anos, fixando o preço que quer, boicotando e sabotando concorrentes estrangeiros, sem prestar contas a qualquer orgão fiscalizador do ESTADO (vide problema do CADE em tentar multar as indústrias de cimento). Esses homens que querem dar "lição de moral e comportamento civilizatório"ao povo brasileiro.
Essa é a ELITE Empresarial do Brasil (e que se acha virtuosa)
Obviamente, não existem apenas este tipo de ricos, mas há também casos de empresários de sucesso, que construiram suas empresas com pequena base de capital próprio, muita economia de recursos e reinvestimento, muita criatividade e muita dedicação, sem necessariamente passar pelo processo grotesco de Acumulação Primitiva, mas os exemplos acima, assim como muitos outros no Brasil e no Mundo, devem servir para ABRIR OS OLHOS daqueles que legitimam as pessoas pelo que elas TEM DE BENS MATERIAIS, sem qualquer questinonamento sobre a história e os processos sociais que levaram a determinada acumulação de riqueza e de poder.
Finalmente devemos lembrar também que a HEREDITARIEDADE, permite que a QUEBRA da corrente de PERPETUAÇÃO de uma determinada estrutura social de RIQUEZA e PODER seja praticamente impossível em um país como o Brasil. Aqui, não se constroem apenas FORTUNAS, mas também se constroem DINASTIAS. A herança PERPETUA uma determinada estrutura social, impedindo que TODOS sejam obrigados a TRABALHAR para obter o direito de VIVER.
Os bem nascidos, já garantiram por varias gerações o direito de viver e de se perpetuar. Isso interessa à maioria do POVO ?
Espero ter ajudado no debate... Pois só assim esta estrutura perversa tem alguma chance de um dia mudar !!!
2006-09-13 10:26:20
·
answer #1
·
answered by Ponto de Vista 3
·
2⤊
0⤋
Terminantemente Não !!! Existem ricos que nasceram em berço de ouro sem fazer nada para merecer e pobres que só o são pq não tiveram condições mínimas para se desenvolverem.
2006-09-12 05:07:20
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A acumulação de bens é uma necessidade quase fisiológica, meio que um instinto de sobrevivência.
Algumas pessoas, com habilidades inatas e uma boa dose de sorte, entregam-se totalmente a esses instintos e conseguem atingir um acúmulo de bens que as torna ricas.
À maioria da populaçao, em qualquer lugar, não sobram muitas opções que não seja a busca diária da pŕopria sobrevivência, pois carecem de recursos para iniciar a tal acumulação de bens.
A baixa qualidade da educação educação no Brasil, aliada à falta de oportunidades mantém a população bem fixada na sua condição de pobres.
Mas, quanto à riquesa, considere que, numa sociedade razoavelmente estável, pessoas menos propensas a obedecer seus instintos primitivos podem optar por não buscar a todo custo a riqueza, e priorizar outras realizações. Ter uma vida estável e garantir uma vida segura para si e para seus familiares pode ser muito bem um ótimo objetivo para muitas pessoas, enquanto buscam realizar-se concretizando sonhos que nada têm a ver com a acumulação de riquezas, e que muitas vezes trazem benefícios a toda a sociedade.
2006-09-11 18:52:46
·
answer #3
·
answered by marcos d 1
·
1⤊
0⤋
cara é muito interessante sua pergunta PARABÉNS!!
é engraçada porque si vc para pra pensar tem gente que fica rico por acaso, por mera sorte, e outros que tanto ralam, estudam, não tem chance, e qdo aparece uma, parece que a pessoa é kgada de Urubu pois logo acontece uma dsgraça ou uma escolha difícil que faz a pessoa abandonar seu sonho e perder tudo, acho que a riqueza de capital é fruto de anos e anos de esforço de um ideal, mas a riqueza que vale mesmo é a espiritual a saúde, e a alegria e isso os pobres "que não são revoltados" tem de sobra..
sem mais e nem menos valeu..
Carlos
2006-09-11 18:42:05
·
answer #4
·
answered by Sr. W????RIN? X3 3
·
1⤊
0⤋
Sem me preocupar com a fundamentação teórica e histórica que complementou tua pergunta e baseado única e exclusivamente na experiência de vida te digo objetivamente: Nem todo rico é rico por merecimento porque as heranças e as relações pessoais ainda são as maiores fontes de riqueza neste país, mas quase todos os pobres são pobres por merecimento, ou seja, com raras e honrosas exceções, o pobre é pobre porque fez por onde.
2006-09-11 18:37:07
·
answer #5
·
answered by Marcelo 4
·
1⤊
0⤋
Eu acho que há casos e casos, muitos não tem oportunidade de subir na vida, outros tem e deicha escapar, outros já agarram e levam a frente.
2006-09-12 02:52:57
·
answer #6
·
answered by eu 3
·
0⤊
0⤋
Quando se é bonito a chance de vc ficar rico é muito maior.
Do contrário, ou vc ganha na loteria, ou vc tem q ser muito inteligente e ter visão para saber investir em algo lucrativo na sua região.
Nem todo mundo é pobre pq merece, mas tem muitos q se conformam em ser pobres e se acomodam, não tem ambição, não tem capacidade mesmo.
Mas tem muitos q é só vc dá uma oportunidade para q eles progridam na vida, mas pra ser rico mesmo, além de inteligente, vc tem é q ser esperto. E eu não falo isso por causa da política apenas, mas vc tem q se arriscar e ser audacioso.
2006-09-11 18:41:03
·
answer #7
·
answered by CaAaAa 5
·
0⤊
0⤋
ser rico e nascer com sorte.
ser pobre e nascer e permanecer azarado.
já viu aquela frasezinha ( se m e r d a fosse dinheiro pobre nasceria sem c u.)
abracos!!
2006-09-11 18:37:45
·
answer #8
·
answered by Carlinha 5
·
0⤊
0⤋