leia um bom livro de física ou vá em www.google.com.br e digite leis de Kleper ou gravitação universal.
2006-09-11 17:45:30
·
answer #1
·
answered by Etutoriais.net 7
·
0⤊
0⤋
O caráter geral da lei da gravidade
A descoberta da lei da gravidade, realizada por Newton, explicou as órbitas dos planetas em torno do Sol e colocou um ponto final no velho sonho de muitos filósofos. O sonho consistia em encontrar um significado fundamental para os tamanhos das órbitas e as durações dos perÃodos dos planetas. Poder-se-ia esperar que os raios das órbitas planetárias tivessem entre si relações simples. Por exemplo, o raio sempre duplicaria de cada planeta para o seguinte, ou apresentaria qualquer outra regularidade numérica simples. Os filósofos pitagóricos, por exemplo, atribuÃam importância especial à s razões numéricas entre as órbitas celestes e consideravam essas relações como a essência de seu sistema. Elas corporificavam a “harmonia das esferas”. Supunham que elas refletissem uma simetria inerente ao mundo celeste em contraste com o mundo terrestre cheio de desordem e sem simetria. Supunham que os vários movimentos celestes, em sua harmonia, produziam uma música audÃvel para o ouvido intelectual, manifestação da ordem divina do universo. O misticismo não resistiu á ciência. Mesmo Johannes Kepler, cuja análise dos movimentos planetários conduziu à descoberta da lei da gravitação, tentou com afinco explicar os tamanhos observados das órbitas inventando um universo de sólidos regulares — a esfera, o cubo, o tetraedro etc. — cada qual inscrito no seguinte, cada um deles determinando o tamanho de uma órbita em virtude de algum princÃpio profundo, fundamental e geral.
Com Newton, todas essas idéias revelaram-se ilusões. O princÃpio fundamental relacionado ao movimento planetário é a lei da atração gravitacional. Ela determina as órbitas dos planetas apenas na medida em que exige que essas órbitas sejam cÃrculos ou elipses, com o Sol no centro do cÃrculo ou em um dos focos da elipse, e enquanto estabelece uma relação especial entre o raio (ou eixo maior da elipse) e o perÃodo de revolução. Mas o princÃpio não prescreve nenhum tamanho especial para o raio.
Na realidade, o tamanho real de cada órbita depende das condições no inÃcio, quando o sistema solar foi formado, e das perturbações subseqüentemente sofridas pelo planeta. Por exemplo, se inicialmente a Terra tivesse recebido uma velocidade diferente, sua órbita seria diferente. Se outra estrela passasse perto de nosso sistema solar, todas as órbitas planetárias seriam modificadas e as relações entre seus tamanhos e perÃodos seriam completamente diferentes depois do encontro.
Podemos ver, por esses exemplos, que os tamanhos das órbitas observadas atualmente não têm grande significado. Poderiam ser completamente diferentes sem violar nenhuma lei da FÃsica. A lei fundamental da gravidade determina apenas o caráter geral do fenômeno, admitindo uma variedade contÃnua de realizações. As órbitas reais dependem de influências que agiram antes do fenômeno se ter desenvolvido, sem posterior influência externa. As órbitas atuais podem, talvez, ser atribuÃdas a algumas causas definidas, como algumas condições especiais que prevaleciam durante a formação do sistema solar, ou à influência de estrelas que passaram perto, mas não há nada de fundamental nos tamanhos que elas apresentam atualmente. Admitimos que os planetas de outras estrelas se movam em órbitas completamente diferentes, mesmo que se trate de estrelas muito semelhantes ao nosso Sol em tamanho e constituição.
Por causa de sua universalidade, a força da gravidade exerce sua ação muito além do sistema solar e mesmo além de nossa galáxia. As estrelas dentro de cada galáxia atraem-se mutuamente em virtude da gravidade, e cada galáxia exerce forças gravitacionais sobre as outras. Portanto, os movimentos das estrelas e das galáxias são regulados por suas atrações mútuas. Por enquanto, não conhecemos grande coisa a respeito desses movimentos porque são muito difÃceis de observar, e terÃamos de resolver um problema complicado de análise matemática se desejássemos calcular os movimentos de 50 bilhões de estrelas sob a influência de suas mútuas atrações gravitacionais. Entretanto, há boas indicações de que o mesmo princÃpio governa os movimentos das estrelas. Elas parecem mover-se em torno do centro da galáxia de maneira muito semelhante à dos planetas em tomo do Sol. Em breve os super-computadores resolverão esse pequeno problema hoje tachado de 'complicado'.
São também os movimentos das galáxias determinados por forças gravitacionais? Este é um problema de astronomia até hoje sem solução. Conhecemos pouquÃssima coisa a respeito, excetuando-se o notável movimento das galáxias afastando-se umas das outras — a expansão do universo. Esse movimento; evidentemente, não pode ser produzido pela gravidade; deve haver alguma outra explicação fundamental mas até hoje desconhecida --- ou, a hipótese expansão não é boa.
2006-09-12 02:20:58
·
answer #2
·
answered by Kody 3
·
0⤊
0⤋
Pô cara vai a biblioteca caçar isso larga mão de ser preguiçoso né?haaaaaa... já ia esquecendo se vc quer mesmo se divertir com isso pegue as provas do IME ou ITA ai vc vai ter motivo para se preocupar!!!!!!!
2006-09-11 18:43:01
·
answer #3
·
answered by Clarinetista 2
·
0⤊
0⤋
Muito bem, o que você quer saber?
2006-09-11 18:21:08
·
answer #4
·
answered by SmileCat 4
·
0⤊
0⤋
Basta sentar-se debaixo de uma macieira e esperar que uma maça caia na sua cabeça.
Bem, funcionou com Newton!
2006-09-11 17:55:57
·
answer #5
·
answered by Pablo Nunes 2
·
0⤊
0⤋
vai ser revogada após as eleições.
2006-09-11 17:55:23
·
answer #6
·
answered by Anderrs 4
·
0⤊
0⤋
Bom a unica materia em que me distaquei na esscola foi fisca, e se for estudar gravidade, saiba que ao cair de um predio, de 50m uma pessoa normal se fosse feita de aço mas com o seu peso normal, afundaria no concreto 3m.
pois a lei da gravidade e 10kg/f / m
2006-09-11 17:52:00
·
answer #7
·
answered by Henrique 2
·
0⤊
0⤋
eu to com vc nessa caça as leis
2006-09-11 17:50:59
·
answer #8
·
answered by macho 3
·
0⤊
0⤋
Um começo.......foi Albert Eistein quem descobriu.......
2006-09-11 17:45:32
·
answer #9
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
eu tb....
2006-09-11 17:44:42
·
answer #10
·
answered by Alex Camarão 3
·
0⤊
0⤋