Buraco de verme ou buraco de minhoca (do inglês wormhole), ou ainda Ponte de Einstein-Rosen, é uma teoria de um túnel no espaço-tempo que vem sendo estudada a sério nas últimas décadas.
É sabido que a segunda dimensão é um "aglomerado" de infinitas primeiras dimensões, assim como a terceira dimensão é um "aglomerado" de infinitas segundas dimensões, podemos imaginar que o tempo é um "aglomerado" de terceiras dimensões.
Quando temos uma reta, para formar um plano, basta avançar verticalmente ou horizontalmente, registrando todas as linhas formadas. O mesmo ocorre quando queremos um cubo por exemplo, basta avançarmos em profundidade, registrando todos os planos formados. O mesmo deve ocorrer com o tempo, a cada instante que passa é registrado em algum lugar e em seguida, passa-se ao instante seguinte. O problema seria descobrir em qual direção o tempo avança.
Vamos supor que o tempo avance na direção x, o buraco do verme poderia existir ao lado da reta "traçada pelo tempo" (o que até poderíamos chamar de destino) e, não tendo uma realidade atravessando este buraco, poderia caminhar livremente por ele .
2006-09-11 13:36:30
·
answer #1
·
answered by ? 4
·
1⤊
1⤋
um buraco feito por uma minhoca oxi
2014-08-18 06:10:05
·
answer #2
·
answered by Paulinha 1
·
0⤊
0⤋
Buraco de minhoca, é um termo que provém da língua inglesa ''wormhole''. Matematicamente foi descrito pela primeira vez por Einstein-Rosen, daí ser chamado também de Ponte Einstein-Rosen.
Esta ''ponte'' descreve teoricamente a existência de uma espécie de túnel onde ocorre um colapso espaço-temporal em que o tempo e o espaço podem se internonecar praticamente atingindo a valores muito baixos.
Isto se deve devida teoria matemática que trata das multidimensões, bastante conhecidas na ''teoria do caos'' e nos ''fractais'' multidimensionais''.
Um exemplo bastante elucidativo que se pode mostrar de forma bastante simples, é a interconexão multidimensional, ou seja, para que se possa ter uma ''segunda dimensão'' há que se ter infinitas ''primeiras dimensões''. Outro exemplo que se pode utilizar são as formas de se descrever umas dimensões através de outras inferiores.
Por exemplo, para se imaginar um objeto tridimensional, devemos representá-lo através de três vistas bidimensionais, não sendo desta forma não poderemos construir um objeto, pois não teremos referência.
Portanto, a multidimensionalidade, é fato mensurável e conhecido, sendo o buraco de minhoca uma ponte que liga uma determinada dimensão no espaço-tempo a outra.
Um exemplo de ''utilização prática'', ou uma ''visualização'' seria imaginarmos o universo como uma folha de papel onde dois determinados locais poderiam representados como dois pontos numa superfície bidimensional. O menor caminho entre estes pontos seria uma linha reta traçada entre si, mas, portanto, no caso de ser representada a folha de papel tridimensionalmente, e sendo possível dobrá-la, poderíamos facilmente ligar os dois pontos dobrando a folha de papel, portanto, a reta não mais seria a distância mais curta entre os dois pontos, e sim, o furo interligando os dois pontos.
Naturalmente, para que possamos utilizar a ponte Einstein-Rosen teríamos que possuir uma tecnologia que permitisse a dobra do espaço e a anulação do tempo. Talvez, se conseguiria esta ponte através da quebra da ''barreira'' da velocidade da luz, o que a Relatividade Geral não permite, porque segundo a teoria, nada no universo atual pode ultrapassar a velocidade da luz.
2006-09-11 14:06:47
·
answer #3
·
answered by ionosfera 1
·
1⤊
1⤋
Buracos de Minhoca (ou verme)
A matéria que penetre em um buraco negro pode, em teoria, ser esguichada em algum outro lugar. Essa transferência de matéria pode, aparentemente, realizar-se através de distâncias enormes, milhões ou bilhões de anos-luz, em um período de tempo mínimo. Tais transferências não podem ocorrer da maneira ordinária, uma vez que o transporte de massa é limitado pela velocidade da luz. Assim, transferir matéria, da maneira usual, à distâncias de bilhões de anos luz, deveria levar um tempo de bilhões de anos. ( tempo = espaço / velocidade). A transferência deve ocorrer através de túneis ou pontes que não tem, falando-se em termos rigorosos, as caraterísticas que conhecemos e definimos para o tempo em nosso Universo. Este percurso é as vezes chamado de PONTE DE EINSTEIN-ROSEN ou, mais pitorescamente, de BURACO DE MINHOCA.
Se a massa atravessa o buraco de minhoca e aparece de repente a um bilhão de anos-luz de distância, novamente no espaço ordinário, alguma coisa deve acontecer para equilibrar esta grande transferência na distância. Os cientistas supõem que essa passagem impossivelmente rápida pelo espaço é equilibrada por uma passagem compensatória pelo tempo, de modo que a massa pode ressurgir a um bilhão de anos no passado. Assim. os Buracos de minhoca, além de permitir superar a barreira da velocidade da luz, atuariam como fendas no tempo (ou como pensam os místicos, Portais).
2006-09-11 13:36:31
·
answer #4
·
answered by Tsunami 5
·
2⤊
2⤋
Se alguém quer disponibilizar seu buraco para a minhoca vc não tem nada a ver com isso!
2006-09-11 14:35:50
·
answer #5
·
answered by Antonio G 4
·
0⤊
3⤋
Terra fofa, e a casa dela.
2006-09-11 13:34:58
·
answer #6
·
answered by Leone 6
·
0⤊
6⤋