English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-11 12:23:43 · 18 respostas · perguntado por carmem 4 em Artes e Humanidades Filosofia

18 respostas

A inteligência é a capacidade de escolher entre várias alternativas, de julgar, de discernir. A sabedoria consiste em saber o que fazer com esse conhecimento, como utilizá-lo de forma prudente, moderada e profícua, útil.
Mas não basta, simplesmente, experienciar ou vivenciar as circunstância da vida, nem tão somente a erudição, a instrução vasta e variada, não aplaca toda a ansiedade do espírito, que também é intelecto, é razão e, por conseguinte, é ponderação. A simploriedade do espírito é bela. A cientificidade, o seu intelecto, a sua lógica é a sua lucidez, seu brilho. A sua sensibilidade é o seu carisma, seu fascínio. A sua sabedoria é o seu divinal suspiro. É preciso, portanto, a simplicidade e humildade para assimilar as verdades, hauri-las, em hausto de alegria e paz, a cada novo arrebol, a cada novo raiar do sol. É preciso ciência, conhecimento, para concatena-las, classificar, catalogar essas verdades, para dispor delas com abalizado discernimento, proficuamente, utilmente. É preciso a sensibilidade para encontrar nas coisas simples da vida, como um sorriso, um olhar terno, o perfume suave de uma flor, alento, inspiração, felicidade, alegria, harmonia e paz. É preciso sabedoria para coadunar, reunir no espírito a simplicidade, a ciência e a sensibilidade. Qualquer um pode se tornar inteligente, ter uma gama enorme de conhecimento, de erudição, mas ser sábio requer uma visão bem mais criteriosa, permitindo distinguir o verdadeiro do falso, negar, avaliar e fazer a escolha, conscientemente.

2006-09-11 12:35:12 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Carmem
Sabedoria é saber fazer e é composta por três períodos que são informação, conhecimento e experiência, inteligência é a capacidade da consciência de como saber fazer, quer dizer se utilizando os seus períodos que são pensamento, emoção e sentido, em cima dos argumentos em expressão de sabedorias físicas mentais e espirituais. Então para ficar mais claro você podes perceber que é uma capacidade e um instrumento da própria consciência de colocar emoções e sentidos em cima dos argumentos do pensamento que são energias, para que este pensar perceba os argumentos das sabedorias se expressando nas dimensões. Por exemplo, um aluno entra em aula e é lhe dado pelo professor à informação da sabedoria do professor, com esta informação na mente do aluno, a sua própria mente transforma as informações em conhecimentos da matéria e alem disso o aluno ainda busca nos livros mais conhecimento da matéria ou sabedoria do professor, então o professor realiza uma experiência da matéria que ele deu, como? Com uma prova sobre estes conhecimentos e informações que o aluno possui, então o aluno na prova tira uma nota 8, ai você vai perceber que naquela matéria o aluno teve nota 8, isso correspondendo à sabedoria da matéria que o aluno adquire, claro que quanto maior a nota maior será a sua sabedoria em torno da matéria, então ai neste momento entra a inteligência de como perceber todos estes argumentos em expressão, mas é claro que o aluno usa a inteligência desde a primeira informação, porque se nós somos o resultado de duas arvores genealógicas (pai e mãe) e já trazemos um nível de inteligência de percepção dos argumentos devido à hereditariedade dos nossos antepassados, mas pense como que se eu estivesse descrevendo por etapas de segundos sobre os argumentos, por isso que a sua inteligência fica limitada somente com informação e ela cresce à medida que adquire o conhecimento e as experiências ate se completar uma sabedoria, então também conforme eu descrevo estas informações vão crescendo a sua inteligência em cima das expressões das frases que escrevo, então você nota que é sempre a consciência que dá emoções e sentidos em cima dos pensamentos de informação, conhecimento e experiência, ou melhor, simplificando, pensamentos em cima das sabedorias adquiridas nas dimensões físicas, mentais e espirituais. Então retificando que a inteligência é um instrumento que a consciência usa como forma de discernir a capacidade de expressão das sabedorias em expressão dos seus argumentos.
Carmem sei que tens uma mente flexível para perceber as expressões dos argumentos aqui descritos. Obrigada pela pergunta.
Um abraço

2006-09-11 21:02:35 · answer #2 · answered by filosofo 6 · 1 0

la inteligencia te la dan los estudios y la sabiduría te la dan los años.saludos.

2006-09-15 19:31:51 · answer #3 · answered by oO*ALaSbLuE*Oo 3 · 0 0

Sabedoria, ou conhecimento é o que se aprende através de informações recebidas, que processadas e influenciadas pelo seu passado cognitivo geram o seu conhecimento, que não igual para todos.
Já inteligência é a capacidade que temos para lidar com esse processo. Você receber certas informações, processá-las, buscar entendê-las é inteligência.

2006-09-15 15:43:16 · answer #4 · answered by R Jr 2 · 0 0

Para vc entender, sabedoria é o disco rígido e a inteligência a velocidade do processamento. ou seja sabedoria é o que acumulamos durante a vida, ou muitas vidas, e inteligência é o grau de capacidade que o individuo tem de ascimilar as coisas, o que depende totalmente do cérebro material.

2006-09-15 11:24:36 · answer #5 · answered by prettijr 2 · 0 0

Para vc pensar:
"Se um homem não sabe a que porto se dirige,
nenhum vento lhe será favorável" (Sêneca)
Um abraço!

2006-09-12 09:37:20 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

A sabedoria voce adquire, e inteligência voce nasce com ela.

2006-09-11 20:23:01 · answer #7 · answered by Veterana. 7 · 1 1

Inteligência é nata, sabedoria é adquirida!

2006-09-11 19:51:58 · answer #8 · answered by regina o 7 · 1 1

eu to com a LICA!!!!!

2006-09-12 13:48:53 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Sim, é só olhar pra mim, eu sou inteligente!

2006-09-12 07:56:43 · answer #10 · answered by lilianbarretto05 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers